Longa Duração: Mitsubishi Outlander tem conforto mesmo com lotação máxima
Mesmo com sete a bordo e rodando pelas ruas de pedra das cidades históricas de MG, SUV de sete lugares se destaca pelo espaço e pela suavidade
Durante recente passagem por Brasília (DF), o Mitsubishi Outlander fez uma visita não programada à concessionária Nara.
Lá, adquirimos (por R$ 30) uma presilha lateral do cinto de segurança, que havia quebrado, e pedimos a troca da película dos vidros (a que estava no carro era demasiadamente escura), além de uma verificação do microfone do sistema multimídia.
Após um dia em serviço, pegamos o carro de volta, com película (R$ 360) e presilha (R$ 30) novas.
“Sobre o microfone, más notícias. Ele está inoperante e, como é incorporado à central, será necessário pedir a troca do conjunto todo à fábrica, em garantia”, disse a consultora.
Como a revisão dos 20.000 km já se aproximava, deixamos para resolver o caso nela. Ela chegou e foi o que fizemos. Mas… Aos 20.000 km, o carro encostou na paulistana Casarini.
Repassamos o posicionamento da autorizada de Brasília e pedimos uma verificação de ruídos na traseira e dos sistemas de alerta de colisão e de frenagem autônoma, ambos com casos de ativações desnecessárias reportados no diário.
Na devolução, surpresa: “Fizemos um reaperto da suspensão e os ruídos sumiram. Os alertas autônomos e a central multimídia foram atualizados e estão perfeitos”, disse o técnico da Casarini.
Pagamos R$ 1.395 pela revisão e outros R$ 250 pelo alinhamento.
Revisado, o Outlander encarou um intenso roteiro de férias do repórter Henrique Rodriguez. De São Paulo, ele seguiu para o Rio de Janeiro. Depois, partiu para as mineiras Tiradentes e Belo Horizonte.
Em seguida, retornou para o Rio de Janeiro e, finalmente, São Paulo, totalizando uma rodagem de 3.000 km. Nos três dias em que rodou em Minas Gerais, o Outlander teve suas prestações familiares colocadas à prova.
“Enquanto estive em Belo Horizonte, o carro rodou com sete pessoas. Graças ao trilho da segunda fileira, todos tiveram algum conforto e a suspensão se mostrou mais silenciosa, mesmo nas ruas de pedra das cidades históricas mineiras. Mas a turma do fundão reclamou da baixa eficiência do ar-condicionado na terceira fila de bancos”, diz Henrique.
Segundo ele, o microfone da central, de fato, está perfeito (portanto, o pedido da troca era desnecessário), mas o alerta de colisão e da frenagem autônoma continuam com ativações desnecessárias.
Mitsubishi Outlander – 26.170 km
Ficha técnica: | |
Versão: | 2.2 Turbodiesel HPE-S |
Motor: | 4 cilindros, dianteiro, transversal, 16V, 165 cv a 3.500 rpm, 36,7 mkgf a 7.500 rpm |
Câmbio: | Automático de 6 marchas, tração 4×4 |
Seguro: | R$ 4.777 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: | Até 60.000 km – R$ 7.936 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 2.110 Presilha do cinto: R$ 30 Película: R$ 360 Revisão: R$ 1.395 Alinhamento: R$ 250 |
Consumo: | No mês: 12,0 km/l com 28,3% de rodagem na cidade Desde set/19: 12,0 km/l com 25,0% de rodagem na cidade |
Combustível: | Diesel S10 |