Longa Duração: Jeep Compass diesel exige cuidados ao abastecer

Primeiro mês de convívio mostra que diesel nem sempre é sinônimo de despreocupação com abastecimentos

Compass em São Roque, no interior paulista (Péricles Malheiros/Quatro Rodas)

Uma das grandes vantagens de um carro a diesel é não ter de se preocupar com os abastecimentos, uma vez que a autonomia é ampliada. Certo?

Mais ou menos. Na prática, nosso Compass mostra que a história pode não ser bem essa. Na entrega do veículo, o técnico deixou claro: “O combustível correto é o diesel S-10. Só nos casos onde não houver outra alternativa, pode-se utilizar o diesel S-500”.

O problema é que não é todo posto de estrada que tem o S-10, visto que os caminhões – tradicionais consumidores de diesel – rodam com o S-500. Esse combustível pode ser utilizado na maioria dos veículos fabricados até 2012.

Compramos nosso Compass por R$ 14 mil abaixo da tabela (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Dependendo da região por onde se passa, o mais seguro é completar o tanque com S-10, ainda que o computador de bordo indique uma larga autonomia. O risco é enfrentar trechos que não tenham postos com o combustível ideal.

Nesse primeiro mês de convívio, além do teste de pista, mais pontos positivos do que negativos com o Compass. O status proporcionado pelo visual elegante e parrudo é, de longe, o grande destaque.

Sucesso de vendas, o SUV já não é novidade nas ruas e estradas e , ainda assim, muita gente olha pra ele. O sistema de som Beats (opcional), com seus graves abundantes, segue causando boma impressão na equipe. Mas tem algo estranho com o nosso Compass.

“Às vezes, o ato de tirar o pé do acelerador, deixar o carro rolar por alguns metros e retomar a aceleração é seguido de um tranco na transmissão”, conta Péricles Malheiros, editor responsável pelo Longa Duração.

“Esses solavancos não foram sentidos no Compass diesel cedido pela fábrica, solicitado para realizar essa comparação. Vamos pedir uma verificação aos 10.000 km, quando faremos a primeira parada para manutenção (rodízio e balanceamento dos pneus)”, diz o editor.

Diesel no Brasil

Por causa do controle da emissão de poluentes, desde 2014, o uso dos diesel S-50 e S-1800 estão proibidos no transporte rodoviário – trens, veículos de mineração e termelétricas ainda usam o S-1800.

O diesel S-10 é o que tem menor concentração de enxofre. Polui menos, mas é mais caro. E é o combustível ideal para todos os veículos diesel fabricados a partir de 2012.

O S-500, mais barato, mas muito mais poluente, abastece os veículos feitos antes disso. Como a frota brasileira de caminhões é muito antiga, boa parte dos postos (em especial os de estrada) só trabalha com o S-500.

Teste de pista –   1.207 km        

  • 0 a 100 km/h (s)                                              12,2
  • D 40 a 80 km/h (s)                                           5,6
  • D 60 a 100 km/h (s)                                         7,1
  • D 80 a 120 km/h (s)                                         9,3
  • 60 km/h a 0 (m)                                               18,4
  • 80 km/h a 0 (m)                                               32,3
  • 120 km/h a 0 (m)                                             74,3
  • Consumo urb./rod. (km/l)                             12,8 / 15,9

Jeep Compass –  4.863 km

Consumo

  • No mês: 11,9 km/l com 21,5% de rodagem na cidade
  • Desde out/17: 11,9 km/l com 21,5% de rodagem na cidade
  • Combustível: diesel S-10

Gastos no mês

  • Combustível: R$ 1.397

Ficha técnica

  • Versão: Longitude 2.0 16V turbodiesel
  • Motor: 4 cilindros, dianteiro, transv., 1.956 cm3, 16V, 170 cv a 3.750 rpm, 35,7 mkgf a 1.750 rpm
  • Câmbio: automático, 9 marchas, 4×4
  • Combustível: diesel
  • Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 9.969
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