Longa Duração: Chevrolet Onix Plus sofre com luz de injeção e multimídia
A famosa luz de injeção acendeu outra vez. Agora, foi na primeira partida do dia, quando o conjunto mecânico entrou em modo de segurança
A partida fria, aquela primeira pela manhã, é a mais crítica para qualquer motor. Ao mesmo tempo que busca sua temperatura ideal de trabalho, o óleo começa a circular onde é necessário e os sensores e sondas passam a fazer a leitura certa de tudo o que circula dentro do motor. Foi justamente no momento de uma dessas partidas que a luz de injeção do nosso Chevrolet Onix Plus acendeu.
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“O carro ligou, mas em modo de segurança. O câmbio não saía da terceira marcha, o motor não passava de 2.000 rpm e a velocidade máxima ficou limitada a 50 km/h”, conta o piloto de testes Leonardo Barboza, que desligou e ligou o carro novamente por conta da falta de força. E fazendo só isso o carro voltou ao normal e o defeito não tornou a acontecer. Se houver uma próxima vez, o carro irá direto para uma concessionária.
Essa não é a primeira vez que o fantasma da luz de injeção dá as caras ao ligar o motor. Aos 23.623 km ocorreu um estouro no coletor de admissão, a luz de injeção acendeu e o motor não pegou. Na concessionária, verificamos que não houve registro de erro no módulo de injeção.
E na revisão dos 20.000 km nosso carro havia passado por um recall branco exatamente para calibração do sensor de oxigênio secundário, que poderia fazer registros errados de falha, levando ao acendimento da luz de injeção no quadro de instrumentos.
Outro problema no mês foi eletrônico, com a central multimídia. “Após uma pequena parada, religuei o carro e o Apple CarPlay, que estava em uso até então, não foi reconhecido e tive de retirar o cabo e ligar de novo.
Em outro momento do mesmo dia, com meu smartphone conectado apenas por Bluetooth, a música parou de tocar e o aparelho simplesmente desconectou”, conta a repórter Isadora Carvalho.
Chevrolet Onix Plus – 54.303 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Premier 1.0 12V Turbo |
Motor: | 3 cilindros, dianteiro, transversal, 999 cm3, 12V, turbo, 116/116 cv a 5.500 rpm, 16,8/16,3 mkgf a 2.000 rpm |
Câmbio: | Automático, 6 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 1.112 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: | Até 60.000 km – R$ 3.248 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 763,45 |
Consumo: | No mês: 10,9 km/l com 67,6% de rodagem na cidade Desde dez/19: 13,3 km/l com 29,1% de rodagem na cidade |
Combustível: | Flex (gasolina) |
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