Longa duração: Chevrolet Onix completa 100.000 km com desempenho no auge
Após duas viagens para completar a quilometragem que faltava, o Chevrolet Onix Plus mostrou que está com a saúde em dia no último teste de desempenho
O Chevrolet Onix Plus é o primeiro carro de QUATRO RODAS a concluir o teste de Longa Duração na nova fase, de 100.000 km. Antes de atingir essa marca e entrar na pista para o teste de despedida, o sedã ainda fez sua última viagem como carro da frota.
Primeiro foi até o Mato Grosso. Depois, desceu para Santa Catarina acompanhando o elétrico BMW iX na missão de ir de São Paulo (SP) até Araquari (SC) sem recarga. Você pode conferir a prévia dessa reportagem nos destaques do nosso Instagram (@quatro_rodas).
O Onix retornou a São Paulo pronto para seu terceiro teste. Sim, terceiro: as medições aos 60.000 km foram mantidas para termos uma referência da evolução de seu comportamento. Houve, de fato, uma evolução.
O motor três-cilindros 1.0 com turbo e injeção indireta tem 116 cv e 16,8 kgfm declarados, mas parece ter aprendido a domar melhor essa força com o passar do tempo.
Vale retomar a trajetória desse carro. Quando novo, sua entrega foi atrasada devido ao recall para uma atualização da central de gerenciamento eletrônico, motivado por casos de incêndio no motor – que nunca mais se manifestaram pelo mesmo motivo.
Àquela altura, em dezembro de 2019, nosso modelo apresentou desempenho e consumo piores na comparação com exemplar semelhante cedido pela fábrica semanas antes do recall. A perda de desempenho, porém, desapareceu com o tempo.
Após 100.000 km, o sedã voltou a registrar 10,2 s para chegar aos 100 km/h, como a primeira unidade testada pela revista.
Mas nosso carro rodado é detentor das melhores retomadas. O consumo urbano do Chevrolet também nunca esteve tão bom: 13,4 km/l.
A média rodoviária, porém, foi melhor aos 60.000 km: 18,3 km/l contra os 18,1 km/l no último teste. Vale lembrar que o motor só queimou gasolina comum nestes 100.000 km (7.615 litros, para ser exato) e, pelo visto, está com a saúde em alta.
É interessante comparar os números de distância de frenagem na tabela abaixo. Os dois primeiros testes têm resultados parecidos e foram feitos quando as pastilhas de freio estavam novas. Elas foram trocadas por recomendação das concessionárias nas revisões de 30.000 km, 60.000 km e 80.000 km.
Dado o rápido desgaste dessas pastilhas ao longo de todo o teste, é possível que a piora nos testes de 100.000 km tenha sido motivada por elas.
Quando o assunto é ruído, o sedã estava mais barulhento aos 60.000 km, especialmente quando em movimento. A explicação poderia estar no duto do coletor de admissão, que estava mal encaixado e gerando barulho, o que só foi corrigido após os 65.000 km.
O normal, porém, é que os componentes cedam ou afrouxem com o tempo, o que tende a elevar o nível de ruído da cabine.
O desempenho do Onix em três momentos
1º Teste – 1.001 km | 2º Teste – 60.653 km | 3º Teste – 100.100 km | |
Aceleração | |||
0 a 100 km/h | 10,5 | 10,3 s | 10,2 s |
0 a 1.000 m | 32,1 – 164,5 km/h | 32 s – 165 km/h | 31,5 – 171,4 km/h |
Retomadas | |||
D 40 a 80 km/h | 4,6 s | 4,5 s | 4,2 s |
D 60 a 100 km/h | 5,7 s | 5,4 s | 5,2 s |
D 80 a 120 km/h | 7,4 s | 6,7 s | 6,3 s |
Frenagens | |||
60/80/120 km/h a 0 | 13,9/24,7/57,4 m | 13,7/24,1/54,7 m | 14,4/25,2/57,7 m |
Consumo | |||
Urbano | 11,8 km/l | 12,2 km/l | 13,4 km/l |
Rodoviário | 15,7 km/l | 18,3 km/l | 18,1 km/l |
Ruído interno | |||
Neutro/RPM máx. | 37,3/65,2 dBA | 43,5/65,8 dBA | 41,5/63,6 dBA |
80/120 km/h | 68,6/69,2 dBA | 69,2/72,5 dBA | 63/69,1 dBA |
Condições de teste – 1.001 km: alt. 660 m; temp., 25 °C; umid. relat., 62%; press., 1.015,5 kPa; 60.653 km: alt. 660 m; temp., 22 °C; umid. relat., 53%; press., 1.013 kPa; 100.100 km: alt. 660 m; temp., 24 °C; umid. relat., 41,5%; press., 1.012,5 kPa
Chevrolet Onix Plus – 100.100 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Premier 1.0 12V Turbo |
Motor: | 3 cilindros, dianteiro, transversal, 999 cm3, 12V, turbo, 116/116 cv a 5.500 rpm, 16,8/16,3 kgmf a 2.000 rpm |
Câmbio: | Automático, 6 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 1.112 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: | Até 100.000 km – R$ 8.212 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 1.752 |
Consumo: | No mês: 13,9 km/l com 7,7% de rodagem na cidade Desde dez/19: 13,2 km/l com 28,8% de rodagem na cidade |
Combustível: | Flex (gasolina) |