Qual a razão do sucesso avassalador dos SUVs?
Ao menos aqui no Brasil, o país das ruas e estradas esburacadas, a robustez da suspensão e a capacidade de transpor obstáculos urbanos (como valetas e lombadas) certamente estão entre as explicações mais prováveis.
Talvez isso explique a indignação de boa parte dos usuários do Compass nos últimos tempos.
O sentimento é de frustração: “Diferentemente do Renegade, mais compacto e, portanto, com perfil mais estético e aplicação mais urbana, o Compass não combina com uma suspensão tão ruidosa. E olha que ela passa por reaperto toda vez que visita a rede Jeep, a cada 10.000 km”, diz Péricles Malheiros, editor de Longa Duração.
Pior é lembrar que um ciclo parecido de afrouxamentos e reapertos também acometeu o Renegade, desmontado em 2016.
“Como o uso dos carros de Longa Duração é muito parecido (os motoristas, as viagens e até os postos de combustível visitados são basicamente os mesmos), a comparabilidade é possível e justa”, diz Péricles.
O piloto de teste Eduardo Campilongo também registrou suas queixas no diário de bordo: “De todas as vezes, esta é a que a suspensão está mais barulhenta”.
Como não há nenhum prejuízo perceptível à dirigibilidade, vamos novamente aguardar uma passagem pela rede Jeep para solicitar uma solução.
Ou seja, quando o SUV for submetido à quarta revisão, que já se aproxima.
Apesar da fragilidade da suspensão se juntar a outros problemas (apagões repentinos do painel, alavanca que lampeja o farol alto involuntariamente e trancos no câmbio), a lista de elogios ao Compass ainda é maior, com destaque para a força do powertrain, o nível de conforto a bordo, o bom pacote de equipamentos, o acabamento interno caprichado e a boa oferta de espaço na cabine.
Jeep Compass – 34.802 km
Consumo
- No mês: 13 km/l com 14,9% de rodagem na cidade
- Desde out/17: 12,2 km/l com 18,7% de rodagem na cidade
- Combustível: diesel S-10
Gastos no mês
- Combustível: R$ 1.234
Ficha técnica
- Versão: Longitude 2.0 16V turbodiesel
- Motor: 4 cilindros, dianteiro, transv., 1.956 cm3, 16V, 170 cv a 3.750 rpm, 35,7 mkgf a 1.750 rpm
- Câmbio: automático, 9 marchas, 4×4
- Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 5.889
- Revisões (até 60.000 km): R$ 3.920