Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Longa Duração: barulheira na suspensão do Jeep Compass continua

Com necessidade de reaperto a cada 10.000 km, o Compass decepciona quem busca um SUV justamente pela robustez da suspensão

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
14 Maio 2018, 14h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Piso irregular e suspensão frouxa: dupla do barulho (Silvio Gioia/Quatro Rodas)

    Qual a razão do sucesso avassalador dos SUVs?

    Publicidade

    Ao menos aqui no Brasil, o país das ruas e estradas esburacadas, a robustez da suspensão e a capacidade de transpor obstáculos urbanos (como valetas e lombadas) certamente estão entre as explicações mais prováveis.

    Publicidade

    Talvez isso explique a indignação de boa parte dos usuários do Compass nos últimos tempos.

    O sentimento é de frustração: “Diferentemente do Renegade, mais compacto e, portanto, com perfil mais estético e aplicação mais urbana, o Compass não combina com uma suspensão tão ruidosa. E olha que ela passa por reaperto toda vez que visita a rede Jeep, a cada 10.000 km”, diz Péricles Malheiros, editor de Longa Duração.

    Publicidade
    Cabine: elogiada pelo espaço e acabamento (Silvio Gioia/Quatro Rodas)

    Pior é lembrar que um ciclo parecido de afrouxamentos e reapertos também acometeu o Renegade, desmontado em 2016.

    “Como o uso dos carros de Longa Duração é muito parecido (os motoristas, as viagens e até os postos de combustível visitados são basicamente os mesmos), a comparabilidade é possível e justa”, diz Péricles.

    Publicidade

    O piloto de teste Eduardo Campilongo também registrou suas queixas no diário de bordo: “De todas as vezes, esta é a que a suspensão está mais barulhenta”.

    Como não há nenhum prejuízo perceptível à dirigibilidade, vamos novamente aguardar uma passagem pela rede Jeep para solicitar uma solução.

    Publicidade

    Ou seja, quando o SUV for submetido à quarta revisão, que já se aproxima.

    Continua após a publicidade

    Apesar da fragilidade da suspensão se juntar a outros problemas (apagões repentinos do painel, alavanca que lampeja o farol alto involuntariamente e trancos no câmbio), a lista de elogios ao Compass ainda é maior, com destaque para a força do powertrain, o nível de conforto a bordo, o bom pacote de equipamentos, o acabamento interno caprichado e a boa oferta de espaço na cabine.

    Publicidade

    Jeep Compass –  34.802 km

    Consumo

    Gastos no mês

    Ficha técnica

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.