Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Longa Duração: as peculiaridades do Citroën C4 Cactus exigem algum costume

Com o C4 Cactus chegando ao fim de sua jornada, um balanço para escobrir o que é característico do modelo e o que poderia ser corrigido

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 ago 2020, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Longa Duração C4 Cactus
    (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Não é de hoje que carros de origem francesa têm particularidades – muitas sem uma explicação coerente por trás – que acabam garantindo personalidade.

    O C4 Cactus honra essa tradição com os faróis divididos e as lanteras um tanto baixas, que hoje já não parecem exóticos. Mas acabamos nos acostumando com outras características nestes quase 60.000 km.

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

    Uma das boas propriedades é a posição de dirigir mais baixa – que só é possível porque o Cactus é um SUV com altura de hatch – e favorecida pela direção com ajustes amplos em altura e profundidade. O conforto da suspensão, típico dos Citroën também está presente.

    Continua após a publicidade

    “No começo eu estranhava a suspensão, que deixa a carroceria rolar mais do que deveria em algumas curvas. Com o tempo, ficou mais claro que ela consegue filtrar bem os buracos e lombadas sem deixar o carro bobo no dia a dia”, aponta o repórter Gabriel Aguiar.

    comparativo suvs atÉ 85.00 ford ecosport citroen c4 cactus jeep renegade hyundai compass nissan kicks (26)
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Particularidades eletrônicas exigem algum costume. É o caso do conta-giros por barrinhas, uma a cada 500 rpm, e dos comandos do ar-condicionado na central multimídia, que obriga a trocar a tela ou sair do aplicativo em uso para qualquer ajuste.

    Continua após a publicidade

    Mas o acionamento dos comandos de voz de Android Auto ou Apple CarPlay por botão na haste de seta é útil. “E não é sempre que se escuta o barulho da seta, que só aumenta tempos depois que foi acionada”, lembra o piloto de testes Eduardo Campilongo.

    Falta sensibilidade aos sensores das maçanetas e nem sempre, ao sair do carro, passar a mão ali resulta no travamento das portas. Ter que usar a chave em um carro com acesso sem chave não é algo que se espera.

    A região dos pedais também dá o que falar. “O pedal de freio sempre me pareceu meio baixo, mesmo com o sistema todo em ordem. Quem não conhece até se assusta”, destaca o piloto Leonardo Barboza. Outro ponto é a proximidade entre o plástico do túnel central e o acelerador, onde ora o pé raspa, ora o prende de leve.

    Continua após a publicidade

    Citroën C4 Cactus – 56.668 km

    Ficha técnica:
    Versão: Feel Pack 1.6 16V
    Motor: 4 cilindros, dianteiro, transversal, 1.587 cm3, 16V, 118/115 cv a 5.750 rpm, 16,1/16,1 mkgf a 4.750/4.000 rpm
    Câmbio: Automático, 6 marchas, tração dianteira
    Seguro: R$ 1.570 (Perfil Quatro Rodas)
    Revisões: Até 60.000 km – R$ 4.138
    Gasto no mês: Combustível: R$ 326
    Consumo: No mês: 10,0 km/l com 57,1% de rodagem na cidade
    Desde abr/19: 10,9 km/l com 29,7% de rodagem na cidade Combustível: (flex) gasolina
    Combustível: Flex (gasolina)

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Longa Duração: as peculiaridades do Citroën C4 Cactus exigem algum costume
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.