Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Longa Duração: chegada do Jeep Compass marca a volta de um diesel

Vinte anos depois da Ford F-1000, outro modelo a diesel integra a frota de Longa. Começa agora o teste do Jeep Compass

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 2 abr 2018, 16h31 - Publicado em 26 out 2017, 15h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Teste de longa volta a ter um modelo a diesel após 20 anos com o Compass (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Pensamos bastante antes de comprar o Compass diesel. Quem votava contra argumentava: “Os 60.000 km não vão fazer cócegas num motor a diesel”, “As revisões são a cada 20.000 km. Visitaremos a rede Jeep somente duas vezes até o fim do teste”.

    Publicidade

    Do time dos que defendiam a ideia, ouvimos: “Será a oportunidade de ver se a fama de robustez do diesel é válida”, “O Compass é um fenômeno de vendas, todo mundo quer saber dele”. Prós e contras pesados, decidimos seguir em frente com a ideia.

    Publicidade
    Nossa versão é a Longitude 2.0 16V (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Coincidentemente, a fase de cotação se deu na virada de ano-modelo. Optamos pela proposta feita pela concessionária paulistana Dahruj: “Um Compass Longitude diesel ano-modelo 2018 com pintura metálica e os pacotes Premium e Segurança sai por R$ 149.330. Tenho uma unidade 2017/2017 com essa mesma configuração a pronta entrega. Como estamos com uma operação de limpa-estoque, posso fazer por R$ 135.000”.

    Compramos nosso Compass por R$ 14 mil abaixo da tabela (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Na retirada do Compass, tivemos uma entrega mais cuidadosa do que a vista no Renegade, o primeiro Jeep a integrar a frota de Longa Duração, em junho de 2015.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    “Demonstrando bastante conhecimento, o técnico da Dahruj me recebeu dando os parabéns pela aquisição e pediu que eu o interrompesse caso surgisse alguma dúvida”, diz Péricles Malheiros, editor responsável pelo Longa Duração.

    Detalhista, o rapaz fez questão de mostrar (e explicar como usar) o adaptador compatível com os parafusos antifurto das rodas e o funil necessário para abastecimento em caso de emergência.

    Publicidade
    Painel tem superfície emborrachada. À frente do câmbio, botão giratório e teclas permitem a seleção dos modos de tração e ativação do controle de descida (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O plano de manutenção do Compass diesel prevê revisões a cada 20.000 km, o que nos levaria apenas duas vezes à rede autorizada – aos 60.000 km, após o desmonte, o carro é remontado respeitando as indicações da revisão desta quilometragem.

    Mas, como vamos seguir a recomendação de execução de rodízio a cada 10.000 km, visitaremos a rede Jeep em cinco oportunidades.

    Publicidade
    Interior do Compass é espaçoso e completo (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    Atrás há espaço suficiente para três adultos (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    As primeiras impressões de nossa equipe foram bastante positivas. Quase todos elogiaram o sistema de som aprimorado, com subwoofer no porta-malas e alto-falantes da marca americana Beats.

    Por outro lado, a turma não poupou críticas pela ausência de xenônio – somente na linha 2018 os faróis especiais passaram a fazer parte do pacote Premium.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Ponto criticado no Renegade, o porta-malas, de 410 litros, do Compass é espaçoso (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Desde a Ford F-1000, em 1997, não tínhamos um diesel na frota. Após duas décadas o Compass põe fim ao jejum.

    Jeep Compass –  0 km

    Ficha técnica

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.