Clique e assine por apenas 8,90/mês

Ka: manual diz uma coisa, o site da Ford diz outra

Por Redação - Atualizado em 9 nov 2016, 14h46 - Publicado em 13 dez 2015, 15h24
Ford Ka

Quilometragem: 40 039 km

O Ka passou pela quarta revisão, na autorizada Mix. Aproveitamos a parada para pedir um ajuste nas portas e no porta-malas, difíceis de fechar. No final, o técnico disse ter feito uma lubrificação das peças, mas na prática nada mudou. A Mix cobrou o valor sugerido pela revisão, R$ 920, mas trocou as velas e o fluido de freio desnecessariamente.

No campo que mostra os serviços previstos na revisão de 40 000 km (ou 24 meses), a marca indica a troca do fluido. Em outra área do site – na verdade, em um arquivo que deve ser baixado para só então ter seu conteúdo visualizado – surge a explicação: a troca do fluido é feita por tempo, não por quilometragem. Já as velas devem durar 60 000 km – mas, de novo, isso só é informado no arquivo à parte.

Não é demais lembrar que a Ford mudou a estratégia de revisão de seus carros desde a estreia da linha 2015. E, desde então, o plano de manutenção tem gerado confusão — junto aos clientes e até às concessionárias. No nosso caso, o manual nos levou a perder a primeira revisão dos 5 000 km (entenda o ocorrido clicando aqui). E o pior: o erro estava tanto no manual do carro quanto no site da Ford. Consultada sobre a divergência de informações a respeito da revisão de 40 000 km, a Ford se limitou a explicar apenas o lado técnico, sobre o qual, aliás, não tínhamos dúvidas.

Consumo
No mês:  8,9 km/l com 47,9% de rodagem na cidade
Desde fev/15:  9,9 km/l com 26,2% de rodagem na cidade
Combustível:  etanol
Gastos no mês
Combustível:  R$ 324
Revisão:  R$ 920
Alinhamento:  R$ 160
Ficha técnica
Versão:  SEL 1.0
Motor:  3 cilindros, dianteiro, transversal, 997 cm3, 12V, flex, 85/80 cv a 6 500 rpm, 10,7/10,1 mkgf a 4 500 / 3 500 rpm
Câmbio:  manual, 5 marchas
Continua após a publicidade
Publicidade