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Jaguar XF: modernidade clássica

Sucessor de uma linhagem aristocrata, o Jaguar XF de segunda geração aposta em esportividade e design agressivo sem esquecer suas raízes

Por Ulisses Cavalcante Atualizado em 23 nov 2016, 20h53 - Publicado em 11 abr 2016, 15h54
Jaguar XF
Jag concorre com BMW Série 5, Audi A6 e Mercedes-Benz Classe E

Duas coisas me afastam dos coquetéis que a Jaguar oferece a potenciais clientes: dinheiro e idade. Faltam-me ambos. Mas vamos nos concentrar no segundo item. Aos 35 anos, sou muito jovem para um XF, já que a faixa etária dos compradores do modelo varia entre 40 e 60 anos. Atrás do volante, tive a sensação de ter pegado o carro de meu pai – isso, claro, se ele atendesse ao primeiro critério que citei. Porém, essa percepção é um sinal dos novos tempos.

Há 11 anos, se estivéssemos falando do S-Type (antecessor do XF), a impressão seria de eu ter afanado as chaves do meu avô. E essa guinada de imagem não ocorreu por acaso. A Jaguar quer conquistar um público mais jovem e agradar a uma geração que não quer ser vista em automóveis caretas. Por isso, a segunda geração do XF está recheada de truques incomuns à fidalguia: rodas pretas, bancos vermelhos e oferta de cores mais ousadas – como a pintura vinho da unidade avaliada. Não há cromados na carroceria. O filete brilhante que ligava as lanternas traseiras foi substituído por uma régua em piano black. Por dentro, as poucas peças reluzentes têm acabamento fosco.

Jaguar XF
Marca deixou de usar cromados na carroceria
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Até a parte mecânica rompe tradições: a versão de entrada é adepta do downsizing (usa motor 2 litros de 240 cv) e faz uso de turbocompressor. Porém, os acenos da nobreza são evidentes, como no passado: há couro legítimo nos bancos e Alcantara no teto e colunas internas. E pela primeira vez a assistência de direção é do tipo elétrico, recurso que a Jaguar evitou por anos. Para aumentar o espaço para as pernas de quem viaja atrás, o entre-eixos foi alongado em 51 mm (296 cm). E os passageiros contam com saídas de ar e tomadas de 12V.

Jaguar XF
Direção elétrica é novidade (tardia) na linha Jaguar

Outra estreia é a carroceria feita de alumínio, metal que reduziu o peso em 190 kg, em comparação com a geração anterior. A distribuição de peso está próxima de 50/50, medida que favorece a estabilidade.

Apesar de seus 495,4 cm de comprimento, o XF é fácil de manobrar e bom de curva. Ele emprestou a suspensão do tipo duplo A do esportivo F-Type. E conta com um sistema de vetorização de torque por frenagem. Essa tecnologia freia as rodas internas à curva em condições extremas, ajudando o motorista a efetuar contornos fechados em maior velocidade. Mas isso não se reflete em rodagem dura (como no Série 5 e Audi A6). Esse britânico tem suspensão macia e aceleração progressiva e sem trancos.

Jaguar XF
Couro legítimo nos bancos, Alcantara nas colunas e teto e forração acolchoada no painel

O XF R-Sport (R$ 288.600) se diferencia da Prestige (R$ 264.700) pelo pacote visual: rodas pretas, assentos esportivos e body kit com para-choques mais agressivos. No topo da gama, o XF S custa R$ 381.100 e oferece um V6 3.0 de 380 cv. Com essas credenciais, a Jaguar espera liderar  esse segmento de sedãs de luxo.

VEREDICTO

A evolução do XF foi brutal. Tem visual magnético, interior bem feito e longa lista de equipamentos. Além disso, o preço é competitivo perto dos rivais.

Teste de pista
ACELERAÇÃO
de 0 a 100 km/h: 7,7 s
de 0 a 1.000 m: 28,2 s / 190 km/h
VELOCIDADE MÁXIMA: 250 km/h (dado de fábrica)
RETOMADAS
de 40 a 80 km/h: 3,5 s
de 60 a 100 km/h: 4 s
de 80 a 120 km/h: 5 s
FRENAGENS
60 / 80 / 120 km/h a 0: 15,8 / 28,3 / 62,3 m
CONSUMO
Urbano: 8,8 km/l
Rodoviário: 14,9 km/h
Ficha Técnica
Preço: R$ 288.600
Motor: gas., turbo, long., 87,5 x 83,1, 10:1, 4 cil., 1.999 cm3, 16V, 240 cv a 5.500 rpm, 34,7 mkgf entre 1.750 e 4.000 rpm
Câmbio: automático, 8 marchas, tração traseira
Suspensão: Duplo A (diant.)/multilink (tras.)
Freios: discos vent. (diant. e tras.)
Direção: elétrica, 11,3 m (diâm. giro)
Rodas e pneus: liga leve, 245/45 R18
Dimensões: comprimento, 495,4 cm; altura, 145,7 cm; largura, 209,1 cm; entre-eixos, 296 cm
Equipamentos de série: ar dualzone, GPS, banco de couro, xenônio, som de 380W, teto solar
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