Impressões: Nissan Frontier PRO-4X é picape aventureira e tecnológica
A picape ficou mais atraente, tecnológica, segura e completa, porém continua sendo a menos potente da categoria e os preços não são convidativos
![Nueva Nissan Frontier](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Nueva-Nissan-Frontier-9-800x1200-1-e1649389711458.jpg?quality=70&strip=info&w=801&h=534&crop=1)
Além de ter ganhado visual mais moderno, a Nissan Frontier 2023 tem novos equipamentos de segurança e ganhou duas novas versões topo de linha. Uma delas nós fomos conhecer na Argentina: é a Frontier PRO-4X
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A nova versão tem pegada aventureira como a já conhecida versão de intermediária Attack, mas com visual ainda mais marcante pneus all-terrain, faróis de led e tecnologias semi-autônomas. Ela está alinhada com as recém-lançadas Ford Ranger FX4 e a Chevrolet Z71.
![Nueva Nissan Frontier (23)-800×1200 Nueva Nissan Frontier](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Nueva-Nissan-Frontier-23-800x1200-1-e1649367296737.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O preço não mudou na linha 2023, mas digamos que isso não é uma das melhores notícias, afinal a faixa de preço da picape já era mais alta. Pelos mesmo R$ 314.590 que eram cobrados na versão XE, a Frontier PRO-4X torna-se a versão aventureira mais cara do segmento de picapes médias, pois a Ranger FX4 custa R$ 288.990 e a Chevrolet S10 Z71 sai por R$ 271.910.
O que é a Nissan Frontier PRO-4X?
Pela primeira vez a Frontier terá duas versões topo de linha, a Platinum e PRO-4X, e o nível de equipamentos é bem próximo, sendo que a aventureira soma bloqueio do diferencial traseiro, pneus all terrain e rodas de liga leve de 17” com desenho exclusivo.
![Nueva Nissan Frontier (9)-800×1200 Nueva Nissan Frontier](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Nueva-Nissan-Frontier-9-800x1200-1-e1649367635367.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mas elas se diferenciam mesmo pelo design. A Frontier PRO-4X tem todas as molduras e detalhes pintados em preto enquanto a Platinum tem esses mesmos elementos cromados. Além disso, os ganchos para reboque e o logo da Nissan ficam destacados em vermelho na aventureira.
![Nueva Nissan Frontier (15)-1200×800 Nueva Nissan Frontier](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Nueva-Nissan-Frontier-15-1200x800-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mas o preço elevado tem uma boa justificativa, entre as rivais ela é de longe a mais bem equipada. O pacote de segurança ativa, chamado de Safety Shield, inclui alerta e frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, monitor de atenção do motorista e alerta de pontos cegos que também intervém nos freios e corrige a direção para evitar impactos laterais.
E essas tecnologias a tornam uma das picapes mais completas do segmento e pode justificar o valor mais salgado. Só fica devendo o piloto automático adaptativo que se encontra na Ford Ranger Limited.
Como anda a picape?
Tivemos a oportunidade de dirigir a nova Nissan Frontier 2023 dentro do Parque Nacional Iguaçu, do lado argentino, e pudemos conferir todos os atributos off-road em meio a mata fechada.
![Nueva Nissan Frontier (13)-1200×800 Nueva Nissan Frontier](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Nueva-Nissan-Frontier-13-1200x800-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Foram duas horas de trilha com muita terra e lama em um comboio com mais de trinta picapes. Assim que entramos no terreno fora de estrada selecionei a tração 4×4 Low (são três: 4×2, 4×4 High e 4×4 Low) que torna a picape com tração integral e bloqueia o diferencial traseiro – o que permite utilizar o máximo de torque na roda que tem mais aderência e evita o deslizamento excessivo na roda oposta.
Nos trechos com mais lama essa função foi fundamental, a traseira chegava a escorregar, mas logo recuperava a direção ao me direcionar para o pavimento mais seco.
![Nueva Nissan Frontier (7)-1200×800 Nueva Nissan Frontier](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Nueva-Nissan-Frontier-7-1200x800-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Os modos de tração funcionam em conjunto com os modos de direção que podem ser ativados no console central, são eles: standard, sport, off-road e tow (usada quando a caçamba está carregada ou ao se puxar reboque).
A função off-road foi a mais utilizada durante o test-drive e é perceptível que o motor trabalha em rotações mais altas para oferecer o máximo de torque em baixas velocidades. Afinal, em trilhas pesadas é natural manter uma velocidade média de 30 km/h e é exatamente nessa condição que o torque será mais exigido.
As suspensões receberam novos amortecedores que conferiram uma melhor estabilidade da carroceria tanto na condução off-road quanto em curvas mais acentuadas no asfalto. Os freios traseiros passaram a ser a disco sólido na traseira – o que trouxe um incremento em segurança e conforto nas frenagens mais bruscas.
![Nueva Nissan Frontier (12)-1200×800 Nueva Nissan Frontier](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Nueva-Nissan-Frontier-12-1200x800-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
No asfalto foi perceptível o excelente conforto acústico na cabine graças ao bom isolamento do habitáculo e também ao comportamento menos ruidoso do motor a diesel.
Falando de motor, a picape é equipada com o 2.3 biturbo a diesel com rendimento de até 190 cv e 45,9 kgfm e não houve nenhuma mudança no conjunto mecânico que, inclusive, continua com o câmbio automático de sete marchas.
O máximo de torque é entregue aos 1.500 rpm e essa característica torna a condução mais divertida e traz mais confiança nas ultrapassagens e nesse regime não há nem a presença de turbo-lag, porém nas faixas mais altas de rotação o motor demora um pouco mais pra responder do que deveria.
Cabine renovada
Por dentro, além de um novo volante, a Frontier PRO-4X se destaca por ter costuras em duas cores, o nome da versão bordado nos assentos dianteiros, com relevos especiais na forração.
![Nueva Nissan Frontier (11)-800×1200 Nueva Nissan Frontier](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Nueva-Nissan-Frontier-11-800x1200-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Fora isso, a picape continua com quadro de instrumentos com tela de 7 polegadas colorida, central multimídia de oito polegadas e com ar-condicionado de duas zonas com saídas de ar traseiras.
![Nova Nissan Frontier Nova Nissan Frontier](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/04/PR-16_ESTUDIO_D1_1097-BRA-RGB.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Agora há três portas USB, sendo uma delas, no console, do tipo C, que suporta carregamento rápido. Há, também, duas entradas de 12V na cabine e uma na caçamba. Além disso, segundo a marca, há 27 porta-objetos espalhados nas duas fileiras.
![Nova Nissan Frontier Nova Nissan Frontier](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/04/PL-12_ESTUDIO_D1_1444-BRA-RGB.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O acabamento é em sua totalidade de plástico rígido, porém a textura é agradável e não há rebarbas, o que evidencia uma boa manufatura.
O entre-eixos continua o mesmo, de 3,15 metros, o que torna a vida dos ocupantes traseiros mais confortável. Passageiros com até 1,80 metro se acomodam bem na segunda fileira.
Vale a pena?
Essa versão aventureira, PRO 4X, é a mais completa em relação às rivais. Porém, o seu preço elevado a aproxima das versões topo de linha da Ranger e Hilux e isso a coloca em desvantagem.
![Nueva Nissan Frontier (5)-1200×800 Nueva Nissan Frontier](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Nueva-Nissan-Frontier-5-1200x800-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Pesa o fato de não contar com piloto adaptativo de série e nem direção com assistência elétrica – equipamentos importantes e que estão presentes nas concorrentes. A Ranger Limited (topo de linha) é, inclusive, mais barata, custando R$ 313.590 – R$ 1.000 a menos que a Frontier.
Já a líder do segmento, Hilux, na versão SRX custa R$ 320.090, portanto R$ 5.500 mais cara que a japonesa.