Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Impressões: Ford EcoSport sem estepe oficializa gambiarra de clientes

Por R$ 103.890, versão substitui pneu reserva por compostos run flat e kit de reparo, mas exige cuidado do motorista ao volante

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 1 fev 2019, 19h17 - Publicado em 1 fev 2019, 19h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ford EcoSport Run Flat
    A placa subiu para compensar a ausência do estepe (Divulgação/Ford)

    Não faltam críticas ao estepe pendurado no porta-malas. Ele facilita o roubo da roda, deixa o composto exposto à intempéries (e vandalismo), gera maior ruído e transforma uma pequena encosta de baliza em um capô amassado ou grade de radiador quebrada.

    Muitos consumidores do Ford EcoSport concordavam com isso ou queriam abrir mão do pneu exposto por conta do estilo. Isso fez com que muitos removessem o estepe por conta própria, e até mesmo concessionários faziam a adaptação.

    Ford EcoSport Run Flat
    Fora a traseira, o EcoSport sem estepe tem o mesmo visual das outras versões 1.5 (Divulgação/Ford)

    Mesmo assim, levou quase 16 anos para que a Ford finalmente aposentasse o pneu pendurado na traseira. E, mesmo assim, foi só em uma versão.

    O EcoSport Titanium 1.5 não ganhou nenhum nome específico que identifique as novidades pneumáticas.

    O modelo entra no lugar do antigo 2.0 Titanium e adota as mesmas diferenças visuais dos EcoSport europeu e norte-americano, que já haviam aberto mão do estepe pendurado.

    Continua após a publicidade
    Ford EcoSport Run Flat
    A maçaneta do porta-malas continua embutida na lanterna direita (Divulgação/Ford)

    Seu preço, de R$ 103.890, só não supera o do Storm 2.0 com tração integral.

    A mudança fez com que a placa subisse do para-choque traseiro para a tampa do porta-malas, o que exigiu uma estamparia completamente diferente para a peça.

    Apesar disso, a estrutura básica do conjunto foi mantida, incluindo a abertura lateral. Isso exige que o carro precise de pelo menos um metro de folga na traseira para que o porta-malas possa ser acessado.

    Além da lei

    Ford EcoSport Run Flat
    A abertura lateral da tampa exige espaço extra para acessar o porta-malas (Divulgação/Ford)
    Continua após a publicidade

    A legislação brasileira exige que, para abrir mão do estepe, um carro deva ter pneus capazes de rodarem murchos ou um kit de reparação.

    A Ford resolveu fazer as duas coisas e colocou, junto aos quatro Michelin Primacy HP ZP, um conjunto de reparação composto por um compressor elétrico e um fluido selante que é injetado dentro do pneu.

    Ford EcoSport Titanium 1.5 2020 run flat
    O kit de reparo inclui um compressor elétrico e um fluido selante que é injetado no pneu furado (Divulgação/Ford)

    Além disso a marca colocou um sistema ativo de monitoramento da pressão em cada uma das rodas. Essa solução é mais cara, porém mais eficiente do que a variação passiva usada em outros modelos, como o Polo TSI.

    O recurso é obrigatório para carros com run flat em regiões como Europa e Estados Unidos.

    Continua após a publicidade

    Isso porque a mudança no comportamento do carro quando o pneu fura é bem diferente do que em um carro convencional — e QUATRO RODAS pôde comprovar isso de perto.

    Eletrônica compulsória

    EcoSport
    Modelo é o único com trocas manuais no volante (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Na ocasião do lançamento do EcoSport sem estepe a Ford permitiu que os jornalistas dirigissem os veículos em duas condições distintas: com um dos pneus com baixa pressão e com um dos pneus furado, sempre no eixo traseiro.

    Em ambas as situações o computador de bordo alertou para a baixa pressão em um dos compostos, mas um motorista mais desligado talvez não percebesse isso mesmo a olho nu.

    Como as laterais dos pneus são reforçadas, a roda não encosta no chão quando não há ar para sustentá-la. Quem faz o apoio passa a ser a própria estrutura interna da borracha, que se deforma mais conforme a roda gira.

    Continua após a publicidade
    Ford EcoSport Run Flat
    As rodas de 17″ são projetadas para manter o pneu preso ao aro mesmo quando murcho (Divulgação/Ford)

    Essa deformação gera calor, e é esse aumento de temperatura que limita a rodagem do pneu a 80 km/h, por até 80 km.

    Em diferentes velocidades a maior diferença é o aumento do ruído, mais perceptível com os vidros abertos.

    Curvas de raio longo são feitas com nenhuma dificuldade, e o carro anda praticamente em linha reta, como se não houvesse nada de errado.

    ecosport
    Versão sem estepe faz parte da linha 2020 do EcoSport (Divulgação/Ford)
    Continua após a publicidade

    A situação onde o comportamento é mais distinto, porém, é a mais perigosa. Em mudanças bruscas de direção o carro sai violentamente de traseira, e a manutenção do controle só é possível por conta da intervenção do controle de estabilidade.

    Felizmente o ESC é de série no EcoSport, mas isso não altera a prudência do motorista, que deve ser redobrada ao conduzir o carro com pneu furado.

    Com os quatro pneus cheios a versão run flat é como qualquer outra. Ainda que tenham havido, as mudanças de suspensão e direção para compensar a troca dos compostos e a distribuição de peso são discretas e quase imperceptíveis.

    Mais leve, só que não

    Segundo a Ford, a retirada do suporte do estepe, roda e pneu deixou o EcoSport 13 kg mais leve, mesmo considerando que os pneus run flat são mais pesados.

    No entanto, o modelo atualmente é oferecido somente na versão Titanium, que é uma das mais equipadas da linha. Isso impossibilita a comparação com seu antecessor, que tinha motor 2.0.

    Com isso a única comparação viável é a Freestyle 1.5 Automática, que acaba sendo 13 kg mais leve que a versão sem estepe.

    Mas as probabilidades do EcoSport “perder o pneuzinho” em outras versões no futuro são grandes. A Ford não confirma a possibilidade, mas também não nega….

    Demorou para o Eco perder o estepe, mas agora o que antes era adaptação pode virar regra em breve.

    Ficha técnica – Ford EcoSport Titanium 1.5

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.