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Impressões: BMW M440i Coupé é um carro moderno à moda antiga – ainda bem!

BMW M440i Coupé tem tecnologia, potência, performance e algumas falhas. Seu jeito único de reunir tudo isso faz com que esse cupê seja cada vez mais raro

Por Eduardo Passos
Atualizado em 27 abr 2022, 12h51 - Publicado em 27 abr 2022, 12h49
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  • No interior da Baviera, na Alemanha, onde a BMW vem desenvolvendo tecnologias que arrancam suspiros, como o SUV elétrico iX Flow, capaz de mudar de cor em tempo real, um movimento de resistência se organiza.

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    Não se trata de terroristas ou qualquer memória mais amarga que envolva a passagem de tropas pela região, mas sim da produção de um dos últimos cupês esportivos da marca, o BMW M440i Coupé, que está à venda no Brasil e faz questão de ser do contra: a combustão (híbrido leve), grande e sisudo. Quase politicamente incorreto, mas divertido e provocante.

    Ele é disforme de uma maneira agradável. Seus 4,7 m de comprimento parecem realçados pela existência de apenas duas portas (um cupê raiz), e o curto balanço traseiro contrasta com o imenso capô, que tampa o motor 3.0 de seis cilindros em linha e 387 cv, com comportamento versátil.

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    BMW M440i
    Escapes esportivos têm som bem afinado (Divulgação/Quatro Rodas)

    Sendo jovem e mais acostumado com uma “nova BMW”, queridinha de influenciadores, estrelas da música e outros endinheirados mais famosos, o M440i quebra minhas expectativas e lembra tempos que, para muitos compradores maduros, são bem românticos.

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    É como se seus R$ 604.950 permitissem esquecer a busca constante por eficiência e rendimento, nos concentrando na diversão. A sensação de algo diferente é reforçada pelos excelentes bancos esportivos, com couro Vernasca de ótima textura.

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    BMW M440i
    Ergonomia da primeira fileira é irretocável (Divulgação/Quatro Rodas)

    Pelo preço, a refrigeração do assento faz falta, mas a ampla possibilidade de ajustes (altura, inclinação, profundidade, encosto de cabeça e largura da concha) permite encontrar a posição perfeita de dirigir à moda esportiva, bem baixinho.

    Obviamente meus trajetos urbanos não são feitos no modo Sport, uma vez que as respostas violentas dos pedais tornariam qualquer deslocamento desconfortável.

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    No Comfort, entretanto, ele se torna cruzador dócil e ligeiro, que na estrada me faz compreender toda a nostalgia de quem viveu a era de ouro dos cupês de grande porte.

    BMW M440i
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Quanto à transmissão, vale usar o jargão de árbitros de futebol: “Quanto mais imperceptível melhor”, e realmente nem parece que há o câmbio de oito marchas comandando o motor, que também tem modo Eco.

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    Em vias ruins, a suspensão M Sport,calibrada para oferecer mais firmeza em buchas e amortecedores, sempre entende bem o terreno e age com louvor, ainda que dê baques em certas imperfeições.

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    Com centro de gravidade bem próximo ao solo e tração traseira, mesmo curvas mais fechadas são executadas com ótima suavidade e diversão.

    BMW M440i
    Charme da vigia traseira é indiscutível (Divulgação/Quatro Rodas)

    A aceleração tem violência de sobra e o kickdown é completado pela força do sistema híbrido leve, com alguns segundos de atuação. Curiosamente, o limitante dessas manobras acaba sendo o volante, que é bem grosso e com couro escorregadio.

    PONTE PARA O FUTURO  Com design que lembra bem o BMW i4 – novíssimo cupê elétrico –, confesso que esperava algum atrevimento do interior do M440i.

    Não que fosse necessário “profanar” o modelo com a parafernália de elétricos, mas claramente a operação do esportivo acaba sendo contida por alguns detalhes que quebram o encanto e a praticidade.

    BMW M440i
    Mesmo na partida há torque de sobra (Divulgação/Quatro Rodas)

    Um deles é o alumínio utilizado no acabamento do painel, que não carece de qualidade, mas sim de um charme a mais.

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    Sua textura não entrega a qualidade do material e ele acaba refletindo muito a luz solar, nos olhos do motorista, sendo um defeito sério e que me faz usar menos o teto solar, para evitar a entrada de luz.

    Quanto à central multimídia de 10,25’’, não há dúvidas de que ela está abaixo do que um modelo desse exige, com botões redundantes que poderiam ceder lugar a visor maior, explorando ainda mais recursos como o sistema de estacionamento automático que poupa tempo e estresse com sua precisão e várias câmeras.

    BMW M440i
    Atrás o espaço é reduzido (Divulgação/Quatro Rodas)

    O mesmo não vale para o quadro de instrumentos digital de 12,3’’, que tem interface muito bonita e funcional. O head-up display também é versátil e projeta até o GPS no vidro.

    Só não é perfeito porque a imagem projetada tem foco diferente do resto da pista, necessitando um “ajuste” nos olhos toda vez que mudo o olhar do HUD para a rua e vice-versa.

    Completando os altos e baixos, há um espetacular sistema de som da marca Harman Kardon com 16 alto-falantes e que merece sempre a companhia de um app de música de alta fidelidade, como o Tidal.

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    BMW M440i
    Porta-malas leva 440 litros de bagagem (Divulgação/Quatro Rodas)

    O isolamento acústico realça a audição, que, ironicamente, é quebrada pelo mau isolamento do porta-malas, de onde até sacolas chacoalhando podem ser ouvidas, roubando o prazer da audição. Culpa do apoio de braço da segunda fileira, que não veda bem a abertura de acesso ao generoso compartimento traseiro.

    E se pouco foi dito sobre a segunda fileira, é porque não há muito mesmo. Os dois ocupantes estão bem servidos de ar digital e tomadas, mas não espere pelo maravilhoso espaço da frente e nem por janelas que se abrem. Repito: é um cupê raiz.

    Por isso o BMW M440i Coupé é uma das últimas chances de experimentar o que está virando “passado”. Em um mundo cada vez mais pró-eficiência máxima, suas imperfeições me fazem entender o saudosismo de carros mais “humanos”. Mas não que seja sustentável e barata essa brincadeira.

    BMW M440i_Xdrive
    Pico de torque vem a míseros 1.800 rpm. (Divulgação/Quatro Rodas)

    Veredicto Quatro Rodas

    Performance excelente, mas poderia ter maior funcionalidade dos sistemas de conectividade e assistência ao motorista.

    Ficha Técnica – BMW M440i

    Preço: R$ 604.950
    Motor: gasolina, dianteiro, 6 cil., 24V, turbo, 2.998 cm3; 387 cv a 5.800 rpm, 51 kgfm a 1.800 rpm
    Câmbio: automático, 8 m., tração traseira
    Direção: eletro-hidráulica, diâm. giro, 12 m
    Suspensão: braços sobrepostos (diant.), multibraços (tras.)
    Freios: disco ventilado (diant. e tras.)
    Pneus: 225/40 R19 (diant.), 255/35 R19 (tras.)
    Dimensões: compr., 477 cm; larg., 185,2 cm; alt., 139,3 cm; entre-eixos, 285,1 cm; vão livre, 12,9 cm; peso, 1.740 kg; porta-malas, 440 l; tanque, 59 l
    Desempenho: 0 a 100 km/h, 4,8 s; veloc. máx., de 250 km/h

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