Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

BMW iX é elétrico que se conserta e estreia no Brasil por R$ 654.950

SUV chega nos próximos meses em duas versões com até 523 cv e 630 km de autonomia e tem até a grade dianteira enorme capaz de se autoregenerar

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 24 jan 2022, 12h25 - Publicado em 24 jan 2022, 12h24

O mais o mais novo carro elétrico à venda no Brasil é um SUV com características de automóvel e smartphone. O BMW iX (não confundir com o Hyundai iX35), que está entrando em pré-venda no Brasil, só tem telas curvas no painel e já virá preparado para a internet via 5G, mas também tem motores potente e até uma boa autonomia por recarga.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

O primeiro SUV elétrico da BMW no Brasil terá suas primeiras entregas entre março e abril, primeiramente em duas versões, ambas equipadas com dois motores (um por eixo).

BMW iX xDrive i50
Traseira mistura traços de carros de Audi e Infiniti Divulgação/Quatro Rodas

O iX xDrive40 parte dos R$ 654.950 com seus modestos 326 cv e bons 64,2 kgfm. Já o iX xDrive50 tem 523cv e 78 kgfm, mas cobra R$ 799.950 para chegar aos 100 km/h em 4,6 s (contra 6,1 s so xDrive40). A máxima é limitada a 200km/h em ambos, para preservar a bateria.

Com controle eletrônico da força entregue nos dois eixos, o sistema xDrive consegue chegar a qualquer distribuição da atuação dos motores, desde 100% traseira a 100% da força dos dois motores. E ainda tem deslizamento limitado nos dois eixos, para ter tração em qualquer cenário.

BMW iX xDrive i50
Divulgação/Quatro Rodas

Falando no conjunto de baterias, há dois conjuntos. A versão de entrada tem 76,6 kWh, o que garante até 425 km em ciclo WLTP. Já o iX xDrive50 tem um conjunto enorme, com 111,5 kWh, que promete autonomia de até 630 km. Em carregadores rápidos, é possível recuperar até 70% da carga em cerca de meia hora. 

Continua após a publicidade

Tecnologias de smartphones

Por dentro, o BMW iX tem ambiente típico de… uma sala de estar. O painel parece um rack com uma grande TV por cima. Na verdade, são duas telas curvas integradas à mesma moldura. O quadro de instrumentos tem 14,9” e a central multimídia, 12,3”, e rodam um novo sistema operacional.

BMW iX xDrive i50
Painel é baixo
e tem telas curvas integradas pela mesma moldura Divulgação/Quatro Rodas

O console central, além de elevado e separado do painel, tem aspecto de braço de sofá reforçado pelos controles do carro (seletor de transmissão, o comando rotativo iDrive e o seletor dos modos de condução) instalados em uma peça de madeira.

Compartilhe essa matéria via:

O chamado BMW ConnectedDrive, que permite obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, serviço de alerta de manutenção de componentes (Teleservices), serviços de Concierge, chamada de emergência e acesso remoto às funções do carro já vem preparado para o 5G, ainda que a tecnologia ainda seja incipiente no Brasil.

BMW iX xDrive i50
Pouco mudou no design quando o carro evoluiu de conceito para o mundo real. Faixas pretas começam no para-choque dianteiro e acabam no traseiro Divulgação/Quatro Rodas

Por fim, a enorme grade dianteira é capaz de se autoregenerar. É ela quem protege muitos dos sensores e radares do carro e, caso seja danificada (o que não falta nas estradas são pedriscos arremessados por outros carros) ela é capaz de recuperar pequenos danos por conta própria – como algumas telas de smartphones também podem fazer. Também tem filamentos de aquecimento (algo como um desembaçador), responsáveis por limpar e/ou secar a superfície para manter todos os sistemas operando.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas 753 janeiro 2022 (1)

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês