Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Novo Hyundai Creta 2022 nacional corrige visual só com grade exclusiva

SUV compacto terá atualização bem profunda na linha 2022, que estreia em setembro com motor 1.0 turbo do HB20 nas versões de entrada

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 19 jul 2021, 12h17 - Publicado em 19 jul 2021, 12h04
Hyundai Creta 2022 flagra
Grade dianteira tem formato exclusivo e cromados flutuantes @carsbysfs/Instagram

Era grande a expectativa por mudanças no visual do novo Hyundai Creta 2022 em sua versão nacional. Elas até foram feitas, mas não são suficientes para transformar por completo o visual do modelo que nasceu como iX25 na China.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90.

O perfil @carsbysfs no Instagram flagrou o novo Creta 2022 durante gravação de comercial no Itaim Bibi, em São Paulo. Sem qualquer camuflagem ou disfarce, é possível notar que o SUV compacto tem grade dianteira exclusiva para o Brasil. Como no modelo russo, ela é menor que a do Creta indiano, mas tem três tomadas de ar na base que não existem em outros mercados.

  • Visto de perfil, o Hyundai Creta fabricado em Piracicaba (SP) terá rodas exclusivas, com partes diamantadas, mas não o arco prateado que vai do início da janela lateral dianteira até a coluna C. Em vez disso, a fabricante apostou no teto e nas colunas pintados de preto. A propósito, o tom de azul do carro fotografado é o mesmo da versão russa.

    Hyundai Creta 2022 flagra (4)
    Rodas diamantadas na borda, teto preto e maçanetas cromadas estarão na versão topo de linha @carsbysfs/Instagram

    Pelo menos a traseira também segue o carro russo. Quer dizer que a tampa do porta-malas é completamente diferente, com o brake light deslocado do meio da tampa para a região do aerofólio. A peça ainda ganha novos vincos verticais e o nome do carro vai estampado na régua acima da placa.

    Hyundai Creta 2022 flagra
    Traseira segue o mesmo estilo do modelo que será lançado na Rússia @carsbysfs/Instagram

    A despeito das modificações, faróis e lanternas não mudam. Eles apostam em leds e elementos divididos por plásticos na cor da carroceria. Na dianteira, os DRL emolduram os projetores dos faróis, enquanto a seta fica na base do para-choque na mesma peça dos faróis de neblina.

    Na traseira, as luzes de posição de leds também são partidas. As saídas duplas do escape na base do para-choque cederam espaço a um cano discreto sob o novo para-choques com aplique em cinza.

    Continua após a publicidade
    Hyundai Creta
    Teto destacado por peça prata é destaque do Creta indiano Motorpásion/Divulgação

    A Hyundai ainda faz mistério até sobre o conjunto mecânico do SUV nacional, mas dados obtidos por QUATRO RODAS revelam que o motor 2.0 (166cv/ 20,5 kgfm) será mantido nos modelos mais caros, ao passo que versões de entrada serão equipadas com o mesmo 1.0 turbo GDI (120 cv/17,5 kgfm) do HB20 2022, em substituição ao 1.6 (130 cv/ 16,5 kgfm).

    Interior da versão russa do novo Hyundai Creta
    Interior da versão russa do novo Hyundai Creta: carro brasileiro pode seguir o mesmo visual Divulgação/Hyundai

    São 14 versões homologadas no Brasil, mas é improvável que todas sejam lançadas. Seguindo a estratégia do México, haveria quatro possibilidades para a versão de topo: Exclusive, Limited, Platinum ou Ultimate.

    Ao mesmo tempo, as três versões inferiores corresponderiam a opções como Absolut, Comfort, Dynamic, Icon, Innova, Limited, Master, Sensation, Style e Tech.

    CRETA 2022
    Versão do Creta produzida na Índia tem grade maior Motorpasión México/Reprodução

    Em termos de consumo, o motor 1.0 registrou média combinada de gasolina na casa dos 13,5 km/l, contra 13,1 km/l do 2.0 já em uso na atual geração. Com números tão próximos, o ganho em performance é mais que justificável.

    Essa atualização profunda do Hyundai Creta foi lançada no exterior no final de 2019, vivendo intensamente as mudanças provocadas pela pandemia da Covid-19. Sua plataforma ainda é a mesma do Creta atual. Ele oferecerá o serviço de concierge Bluelink, capaz de rastrear e comandar partes do carro via aplicativo.

    De acordo com o site Mobiauto, o atual Hyundai Creta seguirá à venda. A versão de entrada Active com motor 1.6 e câmbio automático de seis marchas seguirá em oferta. Seria a única versão do SUV com preço abaixo dos R$ 100.000. Com isso, o Creta não terá qualquer opção com câmbio manual.

    Agradecimentos ao @exoticsdiplomatics

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Edição de julho
    A edição 747 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Quatro Rodas/Quatro Rodas
    Continua após a publicidade
    Publicidade