GAC Aion ES parece sedã familiar, mas é elétrico ideal para táxi e aplicativos de transporte
Sedã ES tem espaço e preço convidativo. Mas destoa dos outros carros elétricos quando o assunto é tecnologia

Não julgue o livro pela capa. Esse ditado pode servir tanto para o bem quanto para o mal. No caso do Aion ES, a conotação não é boa. Por R$ 169.990, o sedã tem um visual bonito e moderno, bom espaço interno e alguns itens que podem surpreender. Mas tudo só mascara a sua simplicidade. Até por isso será um modelo focado nas vendas diretas.
Entrar no ES é como fazer uma viagem no tempo (principalmente depois de conhecer outros modelos da marca). Toda a sofisticação do estilo externo dá lugar a um visual ultrapassado. Há predominância de plástico duro no painel e black piano, que não combinam com a proposta dos sedãs de grande porte.

A multimídia de 8” é bem simples, com gráficos antiquados, e conexão apenas com Apple CarPlay (sem fio!). Ele também traz mostradores analógicos para o velocímetro e para as baterias, com uma pequena tela de 3,5” entre os dois.

O GAC Aion ES peca também na segurança, tendo apenas quatro airbags – todos dianteiros – e sem nenhum recurso ADAS, enquanto o piloto automático é convencional. Mas há freio a disco nas quatro rodas.


Os bancos têm revestimento de vinil e são confortáveis, e o ar-condicionado é digital bizona com saída traseira. Há ainda freio de estacionamento eletrônico com auto hold, câmera de ré e sensores de estacionamento traseiro. Também não falta espaço para os passageiros, graças aos 4,81 m de comprimento.

O ES é movido por um motor elétrico dianteiro de 136 cv e 22,9 kgfm. A bateria de 55,2 kWh garante 318 km de autonomia, segundo o Inmetro, podendo ser carregado de 30 a 80% em 37 minutos. Tem um rodar comfortável, com suspensão macia e desempenho satisfatório, como um sedã grande deve ter. Pode ser uma boa escolha para frotistas.
Veredicto
Tecnologicamente defasado, pode ser opção para servir como carro de frota ou taxistas.
Teste – GAC Aion ES
Aceleração
0 a 100 km/h: 12 s
0 a 1.000 m: 34,9 s / 132 km/h
Retomadas
D 40 a 80 km/h: 4,7 s
D 60 a 100 km/h: 6,7 s
D 80 a 120 km/h: 8,9 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 14,5/29,5/67,5 m
Consumo
Urbano: 11 kWh/100 km
Rodoviário: 17,2 kWh/100 km
Ruído interno
Neutro/RPM máx. : L.O./-
80/120 km/h: 64,5/71,2 dBA
Velocidade real a 100 km/h: 96 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: –
Volante: 3 voltas













Ficha Técnica – GAC Aion ES
Preço: R$ 169.990
Motores: elétrico dianteiro, 136 cv e 22,9 kgfm
Bateria: fosfato de ferro lítio, 55,2 kWh
Câmbio: automático, 1 marcha, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), barra de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), sólido (tras.)
Pneus: 215/55 R17
Dimensões: compr., 481 cm; larg., 188 cm; alt., 154,5 cm; entre-eixos, 275 cm; peso, 1.658 kg; porta-malas, 453 l
Desempenho*: 0 a 100 km/h, n/d; veloc. máx., 130 km/h
*Dados de fábrica