Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Mês dos Pais: Revista em casa a partir de 9,90

GAC Aion ES parece sedã familiar, mas é elétrico ideal para táxi e aplicativos de transporte

Sedã ES tem espaço e preço convidativo. Mas destoa dos outros carros elétricos quando o assunto é tecnologia

Por João Vitor Ferreira
23 ago 2025, 06h01
GAC Aion ES
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Não julgue o livro pela capa. Esse ditado pode servir tanto para o  bem quanto para o mal. No caso do Aion ES, a conotação não é boa. Por R$ 169.990, o sedã tem um visual bonito e moderno, bom espaço interno e alguns itens que podem surpreender. Mas tudo só mascara a sua simplicidade. Até por isso será um modelo focado nas vendas diretas.

Entrar no ES é como fazer uma viagem no tempo (principalmente depois de conhecer outros modelos da marca). Toda a sofisticação do estilo externo dá lugar a um visual ultrapassado. Há predominância de plástico duro no painel e black piano, que não combinam com a proposta dos sedãs de grande porte.

GAC Aion ES
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

A multimídia de 8” é bem simples, com gráficos antiquados, e conexão apenas com Apple CarPlay (sem fio!). Ele também traz mostradores analógicos para o velocímetro e para as baterias, com uma pequena tela de 3,5” entre os dois.

AION ES
Quadro de instrumentos é analógica e central multimídia só tem Apple CarPlay (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

 

O GAC Aion ES peca também na segurança, tendo apenas quatro airbags – todos dianteiros – e sem nenhum recurso ADAS, enquanto o piloto automático é convencional. Mas há freio a disco nas quatro rodas.

GAC Aion ES
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
GAC Aion ES
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Os bancos têm revestimento de vinil e são confortáveis, e o ar-condicionado é digital bizona com saída traseira. Há ainda freio de estacionamento eletrônico com auto hold, câmera de ré e sensores de estacionamento traseiro. Também não falta espaço para os passageiros, graças aos 4,81 m de comprimento.

Continua após a publicidade
GAC Aion ES
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

O ES é movido por um motor elétrico dianteiro de 136 cv e 22,9 kgfm. A bateria de 55,2 kWh garante 318 km de autonomia, segundo o Inmetro, podendo ser carregado de 30 a 80% em 37 minutos. Tem um rodar comfortável, com suspensão macia e desempenho satisfatório, como um sedã grande deve ter. Pode ser uma boa escolha para frotistas.

Veredicto

Tecnologicamente defasado, pode ser opção para servir como carro de frota ou taxistas.

Teste – GAC Aion ES

Aceleração
0 a 100 km/h: 12 s
0 a 1.000 m: 34,9 s / 132 km/h
Retomadas
D 40 a 80 km/h: 4,7 s
D 60 a 100 km/h: 6,7 s
D 80 a 120 km/h: 8,9 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 14,5/29,5/67,5 m
Consumo
Urbano: 11 kWh/100 km
Rodoviário: 17,2 kWh/100 km
Ruído interno
Neutro/RPM máx. : L.O./-
80/120 km/h: 64,5/71,2 dBA
Velocidade real a 100 km/h: 96 km/h
Rotação do motor a 100 km/h:
Volante: 3 voltas

Continua após a publicidade

Ficha Técnica – GAC Aion ES

Preço: R$ 169.990
Motores: elétrico dianteiro, 136 cv e 22,9 kgfm
Bateria: fosfato de ferro lítio, 55,2 kWh
Câmbio: automático, 1 marcha, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), barra de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), sólido (tras.)
Pneus: 215/55 R17
Dimensões: compr., 481 cm; larg., 188 cm; alt., 154,5 cm; entre-eixos, 275 cm; peso, 1.658 kg; porta-malas, 453 l
Desempenho*: 0 a 100 km/h, n/d; veloc. máx., 130 km/h
*Dados de fábrica

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 16,90/mês
Apenas 9,90/mês*
OFERTA MÊS DOS PAIS

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 26,90/mês
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.

abrir rewarded popup