Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Ford Ka+ 1.0

O modelo com o novo motor 1.0 três cilindros estreia sendo o mais potente e um dos mais econômicos da categoria

Por Isadora Carvalho 10 jan 2015, 14h54
testes

A Ford levou seu 1.0 de três cilindros para o Ka+, versão sedã do modelo de entrada da empresa. É o mesmo motor oferecido no hatch, e também o mais forte do segmento, com 85/80 cv. O Chevrolet Classic, líder de vendas na categoria de sedãs 1.0, desenvolve 78 cv, seguido pelo Prisma (80 cv), Voyage (76 cv) e Logan (77 cv). “O desafio foi oferecer um produto que entregasse peso/potência suficiente para transportar uma família”, explica Oswaldo Ramos, gerente de marketing da Ford.

Na pista, o sedã foi de 0 a 100 km/h em 16 segundos. O motor, que conta com comandos duplos variáveis, também está entre os mais econômicos: fez 12,5 km/l na cidade e 17,9 na estrada. A versão hatch marcou 11,4 km/l em ciclo urbano e 15,6 no rodoviário. Segundo a marca, a adoção de pneus verdes e direção elétrica favoreceram o consumo comedido de combustível.

Os motores três-cilindros costumam ter maior incidência de vibrações na cabine, porém, no caso do Ka+ 1.0, não houve trepidação excessiva, a ponto de causar desconforto aos ocupantes.

Avaliamos a versão de entrada, SE, que parte de R$ 37 890 e vem equipada de série com ar-condicionado, vidros elétricos na frente, travas automáticas e sistema de som My Connection, dotado de entrada USB e Bluetooth.

Continua após a publicidade

Já a configuração intermediária (SE Plus) conta com vidros traseiros elétricos e multimídia Sync, com tela digital, comandos de voz e volante multifuncional. Merece destaque o assistente de segurança capaz de acionar o Samu em caso de emergência. O preço inicial é de R$ 39 990.

A versão mais cara (SEL) inclui computador de bordo, rodas de liga, assistência de partida em rampas e controle de tração e estabilidade. Mas o pacote topo de linha custa R$ 42 490. Esse preço é apenas R$ 400 mais barato que o Ka+ SE 1.5 – que tem 25 cv a mais.

O mercado de compactos é o segundo maior do país, com 18% das vendas totais de veículos. A Ford aposta no estreante Ka+ 1.0 para ser um dos líderes dessa categoria e espera que o novato se torne o sedã compacto mais vendido na história da marca.

VEREDICTO

Econômico, o Ka+ 1.0 tem boa dirigibilidade e desempenho satisfatório. Com preços a partir de R$ 37 890, o modelo é um dos mais baratos da categoria.

Continua após a publicidade

Publicidade