Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ford Bronco é o jipão raiz que, finalmente, pode estar chegando ao Brasil

Fomos à Argentina conhecer o Ford mais divertido à venda no mundo. Ao que tudo indica, é questão de tempo para ele chegar aqui

Por Eduardo Passos (de Buenos Aires, Argentina)
28 jun 2024, 08h01
Ford Bronco: estreia na Argentina soa como preparativo para lançamento no Brasil
Ford Bronco: estreia na Argentina soa como preparativo para lançamento no Brasil (Divulgação/Ford)
Continua após publicidade

A Ford tem o costume de lançar antes, na Argentina, carros que em seguida chegam ao Brasil. Seus próprios executivos explicam a dificuldade de adaptar motores de veículos esportivos ao etanol que compõe nossa gasolina. “São meses de trabalho”, disse o ex-presidente da Ford América do Sul, Daniel Justo, recentemente.

Logo, as atenções estão voltadas para o Ford Bronco, pois esse que é o Broncão “raiz” está sendo lançado hoje no país vizinho, pelo equivalente a R$ 580.000. Há algumas semanas, visitamos as instalações da Ford no país, e fez-se questão de que os jornalistas brasileiros tivessem um contato com o modelo. A Ford foi muito calculista ao “não confirmar nem negar” a chegada do Bronco ao mercado nacional, e daí há quem veja sinais…

Ford Bronco
Ford Bronco tem inúmeras versões, com inúmeros estéticas e opcionais (na foto, o Bronco Everglades) (Divulgação/Ford)

Quem é o Broncão?

Lançado em 1966, o Ford Bronco já surgiu com traços do que se tornariam os SUVs de hoje. Foram cinco gerações até 1992, quando, muito mais urbano do que antes, o Bronco foi aposentado e o Expedition assumiu seu lugar. Com a estratégia da Ford de resgatar nomes icônicos do passado, o Bronco renasceu em 2021, mas com proposta diferente. Agora ele é feito para quem vive na cidade mas, quando chega o final de semana, quer aventura de verdade (com conforto se possível). 

Continua após a publicidade
Ford Bronco
Dianteira e formato da carroceria é onde há maior referência ao passado (Divulgação/Ford)

Vale lembrar que o Bronco Sport, já vendido no Brasil, aproveita só o nome e aspectos visuais. Assim, convencionou-se a chamar de “Broncão” o jipe que tem versões de duas portas mas, na América do Sul, só chegará na de quatro, maior do que um Toyota SW4.

Pre-production 2021 Bronco two-door SUV takes its rugged off-road design cues from the first-generation Bronco, the iconic 4x4 that inspired generations of fans.
O Bronco de duas portas ao lado de seu “avô” (Divulgação/Ford)

O motor escolhido foi o V6 2.7 biturbo a gasolina, com 334 cv e 57,3 kgfm. Ele leva o carro de 0 a 100 km/h em 5,8 s e a velocidade máxima só não supera os 200 km/h por segurança. E, mesmo assim, o maior destaque acaba sendo a transmissão automática de 10 marchas, com tração 4×4, reduzida e bloqueio dos diferenciais dianteiro e traseiro.

Continua após a publicidade
Ford Bronco
Ele faz jus ao apelido de “Broncão raiz” (Divulgação/Ford)

A esportividade vai ficando mais em segundo plano quando os itens para off-road do Bronco são elencados: pneus de lama de 35”, rodas com encaixes para beadlocks (travas que permitem esvaziar o pneu para escalar paredões), amortecedores avançados da FOX, proteção reforçada do assoalho… Tudo de série no Bronco Wildtrak.

Também está incluída a outra metade do seu charme, que é permitir ao jipeiro ao volante ser acompanhado por uma turma que desfrutará da natureza como poucos. As evoluções na fabricação permitiram o uso de teto e portas removíveis; com uma chave que vêm de fábrica, basta tirar um parafuso, o chicote elétrico e puxar a porta. 

Ford Bronco
Despir o Bronco é simples e torna as coisas mais legais (Divulgação/Ford)
Continua após a publicidade

Em 20 minutos, o carro está completamente aberto e as peças ficam guardadas em bolsas próprias (do lado de fora, claro). Durante a rota, o vento na cara se soma ao sistema de som Hi-Fi da Bang&Olufsen, com seus 10 alto-falantes, e bancos com couro ou vinil sob medida, seja para dar conforto ou para evitar entrada de água e poeira. As várias entradas USB protegidas por borracha também seguem essa lógica.

Já o motorista pode usar controle de cruzeiro adaptativo, aquecer seu volante e logo sair da estrada. Daí em diante, sugere a Ford, a multimídia de 12” tem sistema Sync4, mais adequado para a vastidão do mapa do que Android Auto e Apple Carplay, também disponíveis.

Ford Bronco

Ford Bronco
Interior é luxuoso, mas sem perder a função de vista (Divulgação/Ford)
Continua após a publicidade

Nele, é possível contar com um GPS mais robusto, mas também cruzar detalhes como as câmeras que mostram onde as rodas estão passando. Isso é útil em subidas muito íngremes, ao passo que o bloqueio dos diferenciais corrigem obstáculos onde uma roda sai do chão. Acontece bastante, como pudemos constatar. E acontece bastante também de existir uma planície no caminho, e o motor V6 acabar tendo que entregar bastante performance, independentemente do caminho.

Ford Bronco
Ford Bronco: se vier, deve custar pouco mais de R$ 500.000 (Divulgação/Ford)

No fim das contas, o Ford Bronco Wildtrak é a resposta sob medida ao Jeep Wrangler, que vende-se entre R$ 450.000 e R$ 500.000. São carros de luxo, cujo preço vem também da robustez e engenhosidade do que oferecem. Se antes isso era questão de trabalho, hoje o mundo é outro: poder se sujar de barro ao volante é privilégio, ainda maior se com a diversão que o Broncão promete.

Ford Bronco
Ford Bronco Wildtrak estreia hoje na Argentina (Divulgação/Ford)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.