Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Fiat Toro Freedom diesel 4×2: trabalhadora urbana

Com os benefícios do diesel e tração dianteira, versão é a mais indicada para a vida na cidade

Por Ulisses Cavalcante
Atualizado em 23 nov 2016, 20h46 - Publicado em 17 mar 2016, 15h34
Fiat Toro Freedom 2.0 diesel 4x2
Quer uma diesel mas não precisa de tração 4×4? Esta é a única opção (Divulgação/Fiat)

A Fiat lançou a Toro com duas opções de motor, 3 transmissões e 2 tipos de tração (4×2 e 4×4). Mas limitou a quantidade de versões na estreia (Freedom e Volcano, sem contar a série especial Opening Edition). E isso reduziu a combinação de preferências – são quatro configurações disponíveis. Por ora, não há, por exemplo, como casar o propulsor 1.8 flex com uma caixa manual. Três das quatro versões utilizam o motor 2.0 a diesel (de 170 cv e 35,7 mkgf), que pode vir em conjunto com câmbio manual (e trações 4×2 e 4×4) ou o automático de 9 marchas (versão Volcano 4×4, a mais cara, por R$ 118.480).

Na prática, isso faz da Toro Freedom 4×2 manual a diesel uma das opções mais interessantes para quem roda no asfalto, aliando as vantagens do diesel sem a complexidade da tração integral, mais voltada para o fora de estrada. Não por menos, ela é a segunda versão mais em conta do catálogo (ou terceira, se contarmos a Opening Edition), por R$ 95.500 (a 1.8 Flex parte de R$ 77.800).

 

Para uso urbano, o diesel e a caixa manual conferem agilidade e muita força no dia a dia. Ladeiras deixam de ser obstáculos críticos, assim como peso na caçamba não representa dificuldades. O compartimento de cargas comporta 820 litros ou 1 tonelada (a Strada carrega 680 litros na versão cabine dupla). E o torque do 2.0 turbodiesel desenvolve 35,7 mkgf a 1.750 rpm. Na cidade, outra praticidade da Toro: a tampa bipartida com abertura horizontal. Essa porta conta com trinco e duas maçanetas individuais, permitindo a abertura parcial. É possível acessar a caçamba mesmo em vagas apertadas, já que o tampão não atrapalha o usuário no momento de retirar grandes volumes do carro.

Continua após a publicidade
Fiat Toro Freedom 2.0 diesel 4x2
Porta traseira horizontal bipartida facilita bastante a vida na cidade (Divulgação/Fiat)

Apesar dos 491,5 cm de comprimento, as manobras também não trazem sufoco ao motorista (a S10 mede 534,7 cm). Porém, o diâmetro de giro da Fiat é elevado (12,9 m). Apesar de maior, a picape da Chevrolet precisa de 12,7 m. Em uma Strada cabine dupla, são 11,3. A desvantagem do modelo feito em Pernambuco tem justificativa: a tração é dianteira, não traseira, como o modelo da GM, o que limita o ângulo de esterço do eixo dianteiro.

Em contrapartida, a Toro tem carroceria do tipo monobloco, enquanto as picapes médias têm chassi de longarinas – e essa vantagem se manifesta no asfalto em maior conforto de rodagem, rigidez estrutural superior e mais silêncio na cabine. Outra vantagem é a suspensão sofisticada. A Fiat optou por McPherson na dianteira e multilink na traseira. A maioria das picapes utilizam eixo rígido atrás. O resultado é que, mesmo sem carga, a Toro se destaca em estabilidade e maciez de rodagem, com comportamento próximo ao de um SUV.

Continua após a publicidade

Na parte interna, cinco viajam com conforto e bom nível de espaço interno. No entanto, embora a Fiat tenha caprichado no acabamento, a Toro utiliza materiais de qualidade inferior, se comparado com o Renegade. A picape e o SUV da Jeep compartilham diversos componentes eletrônicos, mecânicos e até alguns comandos internos – como a alavanca da transmissão e o volante (apenas o centro é diferente). As portas e a parte superior do painel são cobertas por um plástico duro – no Jeep é um material macio e emborrachado.

Fiat Toro Freedom 2.0 diesel 4x2
Interior traz elementos do Renegade, mas acabamento um pouco inferior ()

O motor a diesel oferece vantagens expressivas em relação ao flex. Porém, custa bem mais caro. A diferença de preço entre a Freedom 1.8 bicombustível e a 2.0 diesel chega a R$ 17.400, mesmo considerando que a primeira utiliza uma caixa automática de 6 marchas, enquanto a segunda só possui a opção manual.

Continua após a publicidade

Na pista de testes, os 92 quilos a menos que a Freedom diesel 4×2 manual apresenta em relação à Volcano diesel 4×4 automática fizeram a diferença. No consumo, registramos 12,6 km/l na cidade e 16,2 na estrada (contra 11,5 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada da 4×4). As avaliações de desempenho foram notáveis: 11,6 s no 0 a 100 km/h e 33,1 s para rodar 1.000 metros com carga máxima no acelerador (contra 12,4 s e 33,7 s do modelo com tração integral). As marcas de frenagens também foram sensivelmente melhores.

Fiat Toro Freedom 2.0 diesel 4x2
Motor a diesel produz 170 cavalos e 35,7 mkgf ()

A alavanca da transmissão trabalha com suavidade e os engates são macios, com curso menor que o encontrado em picapes médias tradicionais, equipadas com tração traseira, como a S10.

O sistema multimídia é idêntico do Renegade, com um visor de apenas 5 polegadas. A pequena tela é sensível ao toque e exibe as imagens da câmera de ré. Porém, o posicionamento da lente não oferece ângulo de visão favorável – mesmo problema do Renegade. Por conta do tamanho, a visualização de dados fica prejudicada, por exemplo, quando o motorista tenta buscar uma música em um pen drive carregado, já que é necessário percorrer por muitos menus.

Fiat Toro Freedom 2.0 diesel 4x2
Tela da central multimídia é pequena e tem leitura prejudicada ()

Na rua, a Toro tem um forte poder de atração e desperta curiosidade – efeito que o Renault Oroch não produz. As medidas da Fiat também são felizes por ficarem no meio-termo entre as médias e as pequenas (Strada e Saveiro). Neste quesito, a marca acertou em cheio.

Teste de Pista
ACELERAÇÃO
de 0 a 100 km/h: 11,6 s
de 0 a 1000 m: 33,1 s – 161 km/h
VELOCIDADE MÁXIMA: 190 km/h
RETOMADA
de 40 a 80 km/h (3 marcha): 5,0 s
de 60 a 100 km/h (4 marcha): 6,6 s
de 80 a 120 km/h (5 marcha): 9,7 s
FRENAGENS
60 / 80 / 120 km/h: 17,2 / 29,2 / 66,9 m
CONSUMO
Urbano: 12,6 km/l
Rodoviário: 16,2 km/l
RUÍDO INTERNO
Neutro / RPM máximo: 47,1 / 73,2 dBA
80 / 120 km/h: 63,0 / 69,8 dBA
AFERIÇÃO
Velocímetro real a 100 km/h: 92,4 km/h
Rotação do diferencial a 100 km/h em 5 marcha: 2.400 rpm
Volante: 2,9 voltas
SEU BOLSO
Preço: R$ 95.500
Garantia: 3 anos
Concessionárias: 600
Ficha Técnica
Motor: diesel, diant., transv., 4 cil., 16V, turbo, 1.956 cm3, 83 x 90,4 mm, 16,5:1, 170 cv a 3.750 rpm, 35,7 mkgf a 1.750 rpm
Câmbio: manual, 6 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica, 12,9 m (diâmetro de giro)
Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 225/70 R16
Peso: 1.779 kg
Peso/potência: 10,4 kg / cv
Peso/torque: 49,8 kg / mkgf
Dimensões: comprimento, 491,5 cm; largura, 184,4 cm; altura, 174,3 cm; entre-eixos, 299,0 cm; tanque de combustível, 60 l; caçamba, 820 l / 1.000 kg
Equipamentos de série: ar-condicionado, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, rodas de 16 polegadas, piloto automático com controlador de velocidade, central multimídia, quadro de instrumentos com display colorido
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.