Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Fiat Palio 1.8R: versão esportiva com motor GM caprichava só nos enfeites

O esportivo, lançado em 2005, era equipado com o novo motor 1.8 flex de 115 cv e impressionava pelo desempenho e pelo ronco grave

Por Paulo Campo Grande Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 Maio 2021, 12h36 - Publicado em 16 Maio 2021, 10h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Palio 1.8 R da Fiat
    Palio 1.8 R da Fiat. (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Publicado originalmente em dezembro de 2005

    A Fiat está reeditando a série R, de Racing (corrida, em inglês), que fez sucesso com o Uno nos anos 80. Agora é a vez de o Palio adotar o visual esportivo. Assim como no tempo do Uno, o que distingue o Palio 1.8R é a vestimenta.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90. 

    Faróis com máscaras pretas, faixas nas laterais e aerofólio na traseira dão o toque de esportividade. Por dentro, o emblema 1.8R estilizado aparece no console central. Os bancos são revestidos de tecido cinza e os cintos de segurança são vermelhos, uma referência ao Uno R.

    Palio 1.8 R da Fiat.
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Os pedais de alumínio e borracha têm o logotipo da Fiat e a iluminação dos mostradores, que na linha Palio é alaranjada, ficou vermelha, como nos carros da Audi.

    Continua após a publicidade
    Palio 1.8 R da Fiat.
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    O motor é o novo 1.8 Powertrain Flex (de origem Chevrolet) que estreou na Idea, com ajustes no mapeamento, o que lhe rendeu 1 cavalo a mais de potência. Rodando com álcool, a potência máxima do Palio 1.8R é de 115 cavalos, enquanto na Idea é de 114 cavalos.

    Palio 1.8 R da Fiat.
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    No torque, praticamente não houve ganho. Foi de 18,5 para 18,6 kgfm – sempre com álcool. Além disso, o diferencial foi encurtado para deixar o carro mais esperto nas arrancadas. A suspensão também foi recalibrada e os pneus 165/70 R13, que equipam o Palio HLX, foram substituídos pelos 185/60 R14.

    Continua após a publicidade

    Em nosso test-drive, a característica que mais agradou no Palio R foi o ronco do motor, mais grave (nos últimos tempos ouvimos esse mesmo motor a bordo da Idea, da Meriva, do Corsa e do Stilo).

    Até a capa do motor 1.8 era em vermelho
    Até a capa do motor 1.8 era em vermelho (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Segundo a fábrica, não houve mudança no sistema de escapamento. Em relação ao desempenho, precisou de 11,3 s para chegar aos 100 km/h quando abastecido com álcool. Mas o novo mapa de injeção não favorece o desempenho com gasolina: o combustível fóssil fez a aceleração piorar em 6 s, para 17,3 s.

    Palio 1.8 R da Fiat.
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    E, no que diz respeito à suspensão, não notamos nada de extraordinário. Com 336 quilômetros no hodômetro, a unidade avaliada estava firme como todo carro recém-saído da fábrica. É ligeiramente mais firme e rebaixada. Mas só os mais atentos vão notar.

    Continua após a publicidade
    Palio 1.8 R da Fiat.
    Repare no banco do motorista com ajuste elétrico de altura, que muita gente só viu no configurador da Fiat (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Seu comportamento muda pouco em relação ao Palio HLX, em que a Fiat privilegiou o conforto na suspensão e no peso da direção. Só nota-se que ele está mais esperto aos chamados da direção. 

    Sentimos falta de um volante mais esportivo, como o que havia no Uno R. O deste Palio é idêntico ao que equipa seus irmãos e também a Idea. Outro item que poderia ficar melhor são as rodas. As do Palio 1.8R têm desenho exclusivo. Mas se fossem maiores, talvez aro 15, deixariam o carro mais bem assentado e bonito.

    Palio 1.8 R da Fiat.
    Os cintos eram em vermelho na dianteira e traseira (Marco de Bari/Quatro Rodas)
    Palio 1.8 R da Fiat.
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Quem foi fã do Uno R (além de mim, conheço mais meia dúzia, sem esforçar a memória) deve querer saber o preço, certo? R$ 39.990 (R$ 90.602 em 2021, IPCA). Além do amarelo, o Palio 1.8R sairá nas cores Vermelho Modena (aquela do Stilo Schumacher), Preto Ônix e Prata Bari, estas duas metálicas.

    Veredicto 

    Não é um foguete sobre rodas, mas tem o charme que encanta quem gosta desse tipo de visual. É uma opção tentadora a 39.990 reais.

    Teste de desempenho – Fiat Palio 1.8R

    0-100 km/h (s) (A/G): 11,3/ 17,3
    0-1000m (s) (A/G): 33,2 / 38,0
    3ª 40 a 80 km/h (s) (A/G): 6,1 / 6,5
    4ª 60 a 100 km/h (s) (A/G): 8,6 / 9,0
    5ª 80 a 120 km/h (s) (A/G): 13,7 / 14,0
    Velocidade máxima (km/h) (A) (dado de fábrica): 191
    Frenagem 120/80/60 km/h a 0 (m): 64 / 28 / 16,5
    Ruído interno PM/RPM máx. (dBA): 44,6 / 69,3
    Ruído interno 80/120 km/h (dBA): 62,1/ 68,5
    Velocidade real a 100 km/h (km/h): 91,7
    Consumo cidade/estrada (km/l) (A/G): 6,3 / 8,8 / 9,6 / 13,0
    Tanque de combustível/autonomia (l)/(km) (A/G): 48 / 422 / 624

    Ficha técnica – Fiat Palio 1.8R

    Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1796 cm3, 113/115 cv a 5500 rpm, 17,8/18,0 mkgf a 2800 rpm
    Câmbio: manual de 5 marchas
    Dimensões: comprimento, 383 cm; largura, 163 cm; altura, 143 cm; entreeixos, 237 cm; peso, 1073 kg
    Principais itens de série: ar-condicionado, computador de bordo, faróis de neblina, rodas de liga leve, vidros e travas elétricos, Fiat Code, brake-light

    Continua após a publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Capa Quatro Rodas Abril

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.