Publicado originalmente em dezembro de 2005
A Fiat está reeditando a série R, de Racing (corrida, em inglês), que fez sucesso com o Uno nos anos 80. Agora é a vez de o Palio adotar o visual esportivo. Assim como no tempo do Uno, o que distingue o Palio 1.8R é a vestimenta.
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Faróis com máscaras pretas, faixas nas laterais e aerofólio na traseira dão o toque de esportividade. Por dentro, o emblema 1.8R estilizado aparece no console central. Os bancos são revestidos de tecido cinza e os cintos de segurança são vermelhos, uma referência ao Uno R.
Os pedais de alumínio e borracha têm o logotipo da Fiat e a iluminação dos mostradores, que na linha Palio é alaranjada, ficou vermelha, como nos carros da Audi.
O motor é o novo 1.8 Powertrain Flex (de origem Chevrolet) que estreou na Idea, com ajustes no mapeamento, o que lhe rendeu 1 cavalo a mais de potência. Rodando com álcool, a potência máxima do Palio 1.8R é de 115 cavalos, enquanto na Idea é de 114 cavalos.
No torque, praticamente não houve ganho. Foi de 18,5 para 18,6 kgfm – sempre com álcool. Além disso, o diferencial foi encurtado para deixar o carro mais esperto nas arrancadas. A suspensão também foi recalibrada e os pneus 165/70 R13, que equipam o Palio HLX, foram substituídos pelos 185/60 R14.
Em nosso test-drive, a característica que mais agradou no Palio R foi o ronco do motor, mais grave (nos últimos tempos ouvimos esse mesmo motor a bordo da Idea, da Meriva, do Corsa e do Stilo).
Segundo a fábrica, não houve mudança no sistema de escapamento. Em relação ao desempenho, precisou de 11,3 s para chegar aos 100 km/h quando abastecido com álcool. Mas o novo mapa de injeção não favorece o desempenho com gasolina: o combustível fóssil fez a aceleração piorar em 6 s, para 17,3 s.
E, no que diz respeito à suspensão, não notamos nada de extraordinário. Com 336 quilômetros no hodômetro, a unidade avaliada estava firme como todo carro recém-saído da fábrica. É ligeiramente mais firme e rebaixada. Mas só os mais atentos vão notar.
Seu comportamento muda pouco em relação ao Palio HLX, em que a Fiat privilegiou o conforto na suspensão e no peso da direção. Só nota-se que ele está mais esperto aos chamados da direção.
Sentimos falta de um volante mais esportivo, como o que havia no Uno R. O deste Palio é idêntico ao que equipa seus irmãos e também a Idea. Outro item que poderia ficar melhor são as rodas. As do Palio 1.8R têm desenho exclusivo. Mas se fossem maiores, talvez aro 15, deixariam o carro mais bem assentado e bonito.
Quem foi fã do Uno R (além de mim, conheço mais meia dúzia, sem esforçar a memória) deve querer saber o preço, certo? R$ 39.990 (R$ 90.602 em 2021, IPCA). Além do amarelo, o Palio 1.8R sairá nas cores Vermelho Modena (aquela do Stilo Schumacher), Preto Ônix e Prata Bari, estas duas metálicas.
Veredicto
Não é um foguete sobre rodas, mas tem o charme que encanta quem gosta desse tipo de visual. É uma opção tentadora a 39.990 reais.
Teste de desempenho – Fiat Palio 1.8R
0-100 km/h (s) (A/G): 11,3/ 17,3
0-1000m (s) (A/G): 33,2 / 38,0
3ª 40 a 80 km/h (s) (A/G): 6,1 / 6,5
4ª 60 a 100 km/h (s) (A/G): 8,6 / 9,0
5ª 80 a 120 km/h (s) (A/G): 13,7 / 14,0
Velocidade máxima (km/h) (A) (dado de fábrica): 191
Frenagem 120/80/60 km/h a 0 (m): 64 / 28 / 16,5
Ruído interno PM/RPM máx. (dBA): 44,6 / 69,3
Ruído interno 80/120 km/h (dBA): 62,1/ 68,5
Velocidade real a 100 km/h (km/h): 91,7
Consumo cidade/estrada (km/l) (A/G): 6,3 / 8,8 / 9,6 / 13,0
Tanque de combustível/autonomia (l)/(km) (A/G): 48 / 422 / 624
Ficha técnica – Fiat Palio 1.8R
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1796 cm3, 113/115 cv a 5500 rpm, 17,8/18,0 mkgf a 2800 rpm
Câmbio: manual de 5 marchas
Dimensões: comprimento, 383 cm; largura, 163 cm; altura, 143 cm; entreeixos, 237 cm; peso, 1073 kg
Principais itens de série: ar-condicionado, computador de bordo, faróis de neblina, rodas de liga leve, vidros e travas elétricos, Fiat Code, brake-light
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