Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Economia aquecida

Por Redação 15 jul 2013, 15h22

Por Péricles Malheiros

15 175 km

Econômico, nosso Etios segue colecionando elogios da equipe de QUATRO RODAS. No último mês, o designer Gabriel Caetano deu uma esticada com o Toyota até o litoral paulista. “Fui com um amigo até a Praia de Maresias, no município de São Sebastião. Na viagem de volta, com uma terceira pessoa a bordo, fiquei surpreso com o bom desempenho na subida da serra”, afirma.

O revisor de texto Renato Bacci também retornou de uma viagem – até São Pedro, no interior de São Paulo – com elogios ao Etios. “Gosto do comportamento dele na estrada. Os pneus, apesar de estreitos, transmitem segurança nas curvas e frenagens”, diz Renato. Mas nenhum ponto positivo do Etios é tão destacado quanto o baixo consumo de combustível. Os dois motoristas relataram sua satisfação com o apetite moderado do carro: “Fiz menos paradas para abastecer do que imaginei”, diz Gabriel. Renato, com suas viagens mais regulares a São Pedro, disse: “Gasto menos com etanol quando estou com o Etios do que com qualquer outro carro da atual frota de Longa”. Os números confirmam a impressão dos membros da equipe. Nos meses em que a proporção de rodagem urbana foi similar entre os carros da frota, o Etios (38,8%) foi o mais econômico, com 9,4 km/l de média – Onix (30,3%) e HB20 (34,9%) registraram, respectivamente, 8,8 e 8,1 km/l.

“Se painel central fosse bom, seria regra, não exceção. A leitura é imprecisa, pois o ângulo de visão altera a percepção da verdadeira posição dos ponteiros em relação à área impressa do quadro de instrumentos. Constantemente me pego inclinando o corpo para o centro para consultar o velocímetro e não tomar multa por excesso de velocidade”, diz o editor Péricles Malheiros.

Vitor Matsubara, repórter do site de QUATRO RODAS, inaugurou a lista de ocorrências do Etios: “Do nada, a estação selecionada no rádio sai do ar e entra outra no lugar”.

Continua após a publicidade

Consumo

No mês (47,9% na cidade) – Etanol 9,5 km/l
Desde dez/12 (48,1% na cidade) – Etanol 9,3 km/l

Principais ocorrências

14 839 km sintonia do rádio muda sozinha mesmo com alta intensidade do sinal

Diário

Rádio-fantasma: sintonia muda sozinha

Continua após a publicidade

Publicidade