Por Péricles Malheiros
00 000 km
Plataforma, estilo, mecânica e até a missão do EcoSport são novos. Mais poderoso, o modelo ganhou lugar de destaque nos planos da
matriz, que elevou seu status de modelo local ao de carro global. Reinventado, o EcoSport volta a integrar a frota de Lon- ga Duração. Muito além das aparências, trata-se de uma ótima oportunidade para avaliarmos a evolução na segunda geração do carro que foi desmontado na edição de agosto de 2005. O tempo e os 60000 km vão dizer.
Elegemos a versão FreeStyle, que nasceu como série especial e, atenden- do a pedidos, firmou-se como de linha regular e alçou o EcoSport ao estrelato. Na nova geração, a FreeStyle só perde em equipamentos para a Titanium. De série, oferece ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, ABS, airbag duplo, som com comandos no volante, Blue- tooth, USB e ativação por voz, rodas de liga leve, controles de estabilidade e tra- ção, assistente de partida em ladeira e sensor de estacionamento com alertas
visual e sonoro. Dispensamos seu único pacote de opcionais, com airbags late- rais e de cortina e bancos de couro. Pagamos 59 990 reais pelo carro e 1 000 reais pela pintura metálica – na tabela, a cor Prata Enseada custa 1 085 reais.
Na concessionária Caoa João Dias, em São Paulo, o responsável pela entre- ga cometeu alguns deslizes. “Quando abastecer, coloque uns 20 reais de álcool a cada 100 reais de gasolina. É para o motor não acostumar com um só tipo de combustível”, disse. Contatada, a Ford desmentiu a existência de tal recomendação. O técnico se recuperou da mancada ao se oferecer para parear o celular ao rádio com Bluetooth e fazer questão de abrir o capô e apresentar os principais sistemas do motor.
Como de costume, nosso EcoSport foi entregue com o tanque praticamen- te vazio. O primeiro pit stop incluiu o abastecimento do tanquinho de partida a frio e a calibragem dos pneus – todos estavam com 41 libras, quando o reco- mendado é 30 libras.
Consumo
No mês (00,0 % na cidade) – Etanol: 0,0 km/l
Desde dezembro/12 (00,0 % na cidade) – Etanol: 0,0 km/l
Travas de pressão mantêm o tapete no lugar | Atrás, encosto do banco tem inclinação ajustável | Banco do piloto: ajuste lombar e apoio de braço