Denza Bao 5 chega em 2025 mais potente e barato que Defender
Dirigimos o jipão híbrido plug-in com 686 cv e que está com lançamento no Brasil confirmado para 2025; preço ficará ao redor dos R$ 500.000
Depois de rechear o mercado de híbridos e elétricos com opções de carros mais acessíveis, o próximo objetivo da BYD é avançar sobre o mercado de carros de luxo com a submarca Denza em 2025. A intenção é unificar todas as submarcas de luxo da empresa em uma só.
É por isso que o FangChengBao Bao 5 terá nome um pouco mais simples e ocidental no Brasil: Denza Bao 5. O jipão híbrido está com lançamento confirmado para 2025, mas marcou presença no Festival Interlagos para reconhecer o terreno. E pudemos ter um primeiro contato em um off-road de verdade.
Além da marca FangChengBao, a BYD ainda tem outra marca posicionada acima com nome bastante chinês, a YangWang. Para não dificultar as operações neste momento de expansão da BYD para o ocidente, estão optando por colocar todos os carros de luxo sob o guarta-chuvas da Denza, marca que nasceu de uma parceria com a Mercedes-Benz e que terá a minivan D9 lançada no Brasil também em 2025 e também com mecânica híbrida. Futuramente, ainda poderão trazer seus SUVs elétricos.
Claro, o público de um Defender 110 dá valor aos materiais de acabamento, às barras de magnésio expostas no painel e ao status do carro. Mas, visualmente, o Bao 5 consegue ser igualmente impactante. As dimensões são equivalentes: 4,89 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,92 m de altura e 2,80 m de entre-eixos.
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É certo que será consideravelmente mais barato que um Defender 110, que parte dos R$ 710.950. A expectativa é que o Bao 5 custe ao redor dos R$ 500.000, mesmo com um sistema híbrido plug-in mais robusto e até menos dependente do motor a combustão.
O Bao 5 usa a arquitetura DMO (Dual Mode Off Road), que estará na picape média Shark mas no SUV tem uma configuração mais potente. Além do motor 1.5 turbo com 197 cv, há um motor elétrico dianteiro com 272 cv e outro no eixo traseiro com 387 cv. Assim, não há um cardã atravessando o carro e o motor a gasolina pode atuar como gerador em boa parte do tempo.
A potência máxima de 686 cv e o torque máximo de 77,5 kgfm, porém, só são alcançados com a ajuda do motor 1.5 turbo. São os três motores juntos, a tração 4×4 e os controles eletrônicos de tração e distribuição de torque (há três bloqueios de diferenciais) que levam esse jipe de 2.890 kg aos 100 km/h em 4,8 segundos.
Mesmo assim, a autonomia prometida é de 1.200 km. Há dois segredos: um é a bateria com 31,8 kWh de capacidade (autonomia de 115 km no ciclo chinês) e outro é o tanque de gasolina típico de um veículo desse porte, com 83 litros. Assim, consegue chegar longe ainda que seu consumo médio seja de 12,8 km/l.
Por sinal, a bateria Blade é posicionada no assoalho, entre as longarinas do chassi, e recebe toda a proteção necessária com placas de alumínio e blindagens para água. A despeito do chassi, tem suspensão independente nas quatro rodas e até mesmo suspensão adaptativa DiSus-P, com até 14 cm de variação por meio de um sistema eletro-hidráulico. Assim, chega a ângulos de ataque de 35° e de saída de 32°.
Não deu para testar desta vez, mas o Bao 5 ainda tem um sistema que usa seus bloqueios de diferencial para reduzir o diâmetro de giro para 3,4 metros.
O que foi possível colocar à prova foi a força do carro. Rampas, caixas de ovos e descidas diagonais colocam em xeque a altura da suspensão, o sistema de tração em situações sem aderência e também a torção da carroceria. Mas nada disso foi problema para o Bao 5.
É claro que há modos de tração e condução específicos para cada situação, como neve, lama, areia, rochas, água e esportivo, uma forma de mudar as respostas dos motores, suspensão e pedais. O mais interessante foi notar que deixa de ser necessário se preocupar com a rotação do motor ou com o escorregamento dos pneus – que, por sinal, eram de asfalto. O carro apenas faz o seu trabalho em silêncio e sem sacolejo.
Na hora de descer a rampa mais íngreme o instrutor ainda ativou a imagem da câmera frontal, permitindo ver o percurso. Nessa condição, nem em um carro com capô curto é possível ver o caminho. E o assistente de descida, algo já comum em SUVs e picapes, faz o resto e pode ter a velocidade controlada com precisão por meio dos botões no volante.
Se comportar assim no off-road com a terra molhada pela chuva tendo quase 3 toneladas e ainda ser rápido no asfalto é um feito e tanto.
E ainda tem as funções que encantam os ocupantes. Neste caso, a tela de 15,6 polegadas não gira, mas exibe animações para cada um dos modos de condução. O console central tem teclas para comandar a partida e as funções da tração. Ainda tem bases de carregamento sem fio de 50W com refrigeração.
Mas o que gela mesmo é o verdadeiro congelador escondido sob o apoio de braços. Ali dentro a temperatura pode chegar a -6°C, mas também alcançar os 50°C para agradar aos chineses, que preferem que suas bebidas estejam quentes – até mesmo a cerveja.
O espaço traseiro é bom e a altura do assento é confortável, mesmo que a carroceria esteja separada do chassi. E como não há cardã, o assoalho é plano. Não poderia faltar o teto-solar é panorâmico e um sistema de som premium, da Devialet e com 18 alto-falantes. Não tem bancos de couro com nome e sobrenome como um Land Rover, mas é confortável e valente no off-road. E custará menos.
Na China, um FangChengBao Bao 5 custa o equivalente a R$ 250.000 em sua versão mais cara. A conta para os carros da BYD costuma ser dobrar o preço chinês com impostos, encargos e frete. Não seria nada mal.
Ficha Técnica – Denza Bao 5
Motor: gasolina, diant., longitudinal, 4 cil. em linha, turbo, 1.5; 16V, 197 cv. Elétrico dianteiro com 272 cv e 31,6 kgfm, e traseiro com 387 cv e 34,7 kgfm. Potência combinada de 686 cv e torque de 77,5 kgfm
Câmbio: EHS, 1 marcha, tração integral com três bloqueios de diferencial
Bateria: LFP, 31,8 kWh, recarga máxima de 40 kW
Direção: elétrica
Suspensão: Duplo A (diant. e tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), disco sólido (tras.)
Pneus: 275/55 R20
Dimensões: comprimento, 489 cm; largura, 197,1 cm; altura, 192,5 cm; entre-eixos, 280 cm; peso, 2.890 kg; porta-malas, 470 litros; altura livre do solo, até 31 cm; ângulo de ataque, 35°; ângulo de saída, 32°; inclinação máxima, 30°