Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Conversão de valores

Por Redação 21 dez 2012, 14h19

Por Péricles Malheiros

60 229 km

Depois de um ano em nossa frota, a jornada do Nissan Versa se aproxima do fim. A missão do mês foi a simulação de venda, tarefa executada pelo repórter André Paixão, que rodou por lojas e concessionárias de São Paulo para ver como estava a reputação do sedã no mercado.

As avaliações do Versa de Longa Duração renderam surpresas. A negativa aconteceu justamente na Kin Motors, onde compramos o sedã, em janeiro de 2012: o vendedor fez uma oferta de 28 000 reais na troca por um Versa zero- quilômetro, mas rechaçou a hipótese de uma compra simples. Agradecemos e fomos à autorizada A.R. Motors, onde a oferta foi tentadora: “Pago 31 000 reais tanto na compra como na troca por um zero”, disse o avaliador.

Nas concessionárias de marcas rivais, a simulação também mostrou cotações distantes. Na Fiat Ventuno, o vendedor nem chegou perto do carro. Comentou sobre a alta quilometragem e disparou: “Pago 23000 reais na troca por um Grand Siena”. Na Toyota Grand Motors, a avaliação ficou em 30 000 reais, condicionada à troca por um Toyota novo.

Partimos, então, para lojas independentes.NoAutoShoppingCristal, o Versa foi do céu ao inferno em alguns instantes. Na Viva Multimarcas, nenhum interesse pelo carro, mesmo na troca por um seminovo do local. Na loja vizinha, a VMarc, a compra por 31000 reais só seria aprovada na troca por outro modelo.Vale lembrar que um Versa SL idêntico ao de QUATRO RODAS está cotado na tabela Fipe a 33 512 reais.

Ao término da peregrinação pelas lojas de São Paulo, a conclusão é de que o Versa está na média de desvalorização dos carros de Longa Duração. Tomando por base a melhor oferta, a depreciação do Versa em relação ao preço pago ficou em 29,5% – a do Peugeot 3008 foi de 25,9% e do Chevrolet Cruze, 27,7%.

Continua após a publicidade

Etapa vencida, o Versa seguiu para seu último teste, em Limeira (SP). Mas isso – ao lado do desmonte – é assunto para a segunda edição de dezembro.

Consumo

No mês (14,5% na cidade) – Etanol: 9,6 km/l

Desde jan/12 (21,8% na cidade) – Etanol: 9,3 km/l

Principais Ocorrências

52 779 km – Lâmpada do
farol direito queimada

Lâmpada do farol: 119 reais na rede Nissan | Hodômetro não deixa dúvida: missão cumprida

Continua após a publicidade

Publicidade