Por Péricles Malheiros
30 367 km
Virou regra: toda vez que o 3008 encosta para fazer uma revisão, temos dificuldade para fazer o serviço de alinhamento de direção, importante para preservar a boa dirigibilidade.
Na primeira parada, aos 10 000 km, a concessionária Pavillon acabou solicitando que levássemos nosso 3008 a uma outra unidade, pois a fábrica ainda não havia fornecido os parâmetros necessários à execução do serviço. Aos 20000 km, foi a vez de a autorizada Alpes escorregar: alinhamento e balanceamento foram mal feitos, o que exigiu nosso retorno. Agora, aos 30000 km, voltamos a ouvir o mesmo discurso. “Podemos fazer a revisão, mas a fábrica ainda não forneceu os parâmetros para que a gente possa realizar o serviço de alinhamento”, disse a consultora técnica da concessionária Victoire, de São Paulo, que recebeu nosso 3008 às vésperas do fechamento desta edição. Ligamos, então, para diversas outras autorizadas e, como a fala foi a mesma em praticamente todas, consultamos a Peugeot do Brasil, que, em nota, respondeu que todas as informações sobre os carros da marca são disponibilizadas online para sua rede por meio de um banco de dados chamado Service Box. A marca concluiu informando que acompanhará o caso e reforçará a difusão das informações junto às autorizadas.
Analisado antes de ir para a Victoire por nosso consultor, Fabio Fukuda, o 3008 revelou alguns pontos críticos. “O amortecedor traseiro esquerdo tem sinais de vazamento, a caixa de direção está com folga e a junta da tampa de válvulas está deixando vazar óleo”, disse Fukuda. Todos os defeitos foram posteriormente detectados pela concessionária e, melhor, seriam sanados em garantia. As peças foram solicitadas à fábrica, mas não haviam chegado até o fechamento, no início de setembro. Em breve, saberemos se a manutenção ficou a contento.
Consumo
No mês (40,5% na cidade): Gasolina – 9,9 km/l
Desde mar/11 (30,7% na cidade): Gasolina – 9,9 km/l
Principais ocorrências
30 045 km: amortecedor traseiro esquerdo vazando
Tampa de válvulas: empenada, deixou vazar óleo e será substituída em garantia (dir.) | Meia vida: hodômetro indica que metade da jornada do 3008 já foi cumprida (esq.)