PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Citroën C4 THP Flex

Sucesso de vendas, C4 com motor turbo ganha versão flex e partida a frio sem tanque

Por Marcio Ishikawa
Atualizado em 8 nov 2016, 17h32 - Publicado em 27 jan 2015, 14h00
testes

A receptividade do mercado ao C4 Lounge com motor THP superou a expectativa da própria Citroën. A alta procura a fez rever o plano inicial de oferecer essa motorização apenas na topo de linha Exclusive. Desde agosto do ano passado, ela também é opção para a versão média Tendance. Foi uma etapa intermediária antes do passo dado agora, com o lançamento de sua versão flex, que deverá responsável por 60% do mix do sedã. Assim, ele se coloca em pé de igualdade com seus concorrentes diretos entre os sedãs médios, embora essa ressalva não o tenha impedido de vencer os dois comparativos de que tomou parte, em outubro de 2013 e maio de 2014.

O foco dos engenheiros na adaptação do motor foi o consumo. Além das mudanças de praxe, como reprogramação eletrônica e tratamento anticorrosão em peças como cabeçote, válvulas, pistões e tubulações, ele ganhou sistema de injeção direta com bomba de alta pressão, que dispensa o tanque de partida a frio. Ele manteve a boa curva de torque (pico em 1 400 rpm) e ganhou 1 cv com gasolina (166 cv) – com etanol, são 173 cv. Os números do nosso teste mostram uma pequena queda no consumo urbano (8,5 contra 9,1 km/l no carro testado em agosto do ano passado), que é compensada pela melhora na estrada (14,3 contra 13,1 km/l). A nova transmissão também contribuiu bastante para o resultado. Mais leve e compacta, ela teve a relação do diferencial alongada em 11%. Ao volante, praticamente não se sente diferença e nosso teste apontou uma pequena perda nas provas de desempenho – 0,5 segundo no 0 a 100 km/h e 0,3 nas três provas de retomada.

A versão das fotos é a Tendance, que tem o melhor o custo-benefício da linha. Em relação à versão topo de linha Exclusive, que sai por R$ 85 490, ela dispensa itens como sistema de abertura de portas por presença, ignição keyless, iluminação do painel personalizável e sensores de ponto cego e de estacionamento dianteiro, itens dos quais se abre mão sem muita dor. A se lamentar apenas a ausência dos airbags laterais.

VEREDICTO

A versão flex manteve as qualidades do motor THP, sem perdas no desempenho ou no consumo, e deixou o sedã ainda mais atrativo entre os sedãs médios.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.