Chevrolet S10 LTZ flex 4×4 automática: era só o que faltava
Acabou a vida mansa da Hilux: agora, a S10 flex também tem câmbio automático
![Linha 2018: a maior novidade é o câmbio](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/05/qr-695-car-s10-6695-e1497303597755.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Atualmente, o ranking de venda de picapes médias flex tem no topo a S10 (entre as diesel, quem domina é a Hilux). E essa situação deve permanecer a mesma por um bom tempo, pois no fim de abril chega o aguardado reforço que faltava: a transmissão automática.
Fazer picapes está no DNA da Chevrolet. A marca entende como poucas os consumidores desse tipo de veículo e, justamente por isso, fica difícil entender o porquê de tanta demora em unir o câmbio automático ao motor flex – os movidos a diesel, faz tempo, têm essa possibilidade.
Oficialmente, a resposta é: “Demorou porque fizemos questão de ter, no final, um produto com excelência”. Outro funcionário da casa foi mais direto: “Vacilamos mesmo. Ouvimos queixas de nossas concessionárias, alegando que clientes migravam para a Toyota por que a S10 flex automática simplesmente não existia”, disse, mediante compromisso de sigilo do seu nome.
![Santantônio é um acessório instalado em concessionárias](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/05/qr-695-car-s10-7177-e1497303623466.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A dupla de transmissão automática e motor 2.5 flex chega em bando, inaugurando a linha 2018 da marca em quatro versões: LT 4×2 (R$ 107.990) e 4×4 (R$ 116.990) e LTZ 4×2 (R$ 122.990) e 4×4 (R$ 129.990).
A Toyota Hilux flex, por sua vez, parte de R$ 114.420 na versão SR 4×2, passa por R$ 123.760 na versão SRV 4×2 e chega a R$ 134.410 na versão SRV 4×4, sempre com câmbio automático de seis marchas.
Nosso teste foi feito com a versão top de linha da S10 flex, a LTZ 4×4, no Campo de Provas da Cruz Alta, da GM, em Indaiatuba (SP).
De série, ela já vem bastante equipada, com alertas de colisão frontal e saída de faixa, controles de tração e estabilidade, alerta de pressão dos pneus, tração 4×4 com reduzida e diferencial de deslizamento limitado, ar-digital, sensores de chuva e crepuscular, hill assist, retrovisores rebatíveis eletricamente com repetidores de pisca, sensores de estacionamento traseiro e dianteiro, central MyLink de 8 polegadas e bancos do motorista com ajustes elétricos.
![Multimídia e OnStar são de série na S10 LTZ](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/05/chr7429.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A nota destoante é a presença de apenas dois airbags obrigatórios – a Ranger flex traz nada menos que sete, enquanto a Hilux oferece três.
Momento da partida
Remodelada na linha 2017, a picape da GM, como era de se esperar, não traz novidades estéticas. Por fora, nada além de uma nova distribuição das plaquetas de identificação, agora, com o nome S10 na tampa da caçamba e nas portas dianteiras.
![Rodas aro 18 e o nome agora assinado nas portas e na caçamba](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/05/chr7415.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A outra novidade também está do lado de fora, mas não na carroceria: agora, nas LTZ, é possível dar a partida no motor remotamente, pela chave, o que permite entrar na picape depois de alguns minutos de ar-condicionado funcionando.
Mas é ao volante que a S10 2.5 flex automática mais impressiona. O câmbio é o mesmo aplicado nas versões a diesel, uma caixa automática com seis marchas e opção de trocas manuais (e sequenciais) por meio de toques na alavanca. Suave, ela funciona com excelente progressividade, tratando os ocupantes com uma rodagem sem solavancos.
![Câmbio automático tem seis marchas e trocas sequenciais](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/05/chr7522.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Na pista, sempre com gasolina, a S10 automática mostrou pique semelhante ao da manual, com praticamente o mesmo número na aceleração de 0 a 100 km/h (11,7 ante 11,4 segundos). E faz isso com pouco prejuízo no consumo urbano/rodoviário (7,5/10,8 km/l na automática e 8,5/10,6 km/l na manual).
O test-drive de apresentação do produto no CPCA incluiu ainda uma passagem pela pista de off-road, basicamente um circuito de 2,7 quilômetros com muito buraco. Para melhorar, na noite anterior a chuva havia caído forte, transformando aquela terra toda em lama. Nesse ambiente, o câmbio automático também apresentou virtudes.
![Números de desempenho e consumo são quase idênticos ao da manual](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/05/qr-695-car-s10-7196-e1497305187799.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Aliado ao seletor eletrônico de tração, a S10 flex não encontrou desafio que a segurasse, por pior que fosse a condição de aderência. Claro que o motor 2.5 com seus 206/197 cv e 27,3/26,3 mkgf de torque passa longe da força bruta do movido a diesel, com seus 200 cv e 51 mkgf.
Por outro lado, no que se refere às vendas, o preço bem mais baixo da versão flex em relação à diesel (em média, 19,4%) promete dar às S10 automáticas o mesmo bom desempenho que as manuais sempre tiveram.
Veredicto
O bom custo-benefício da S10 flex automática tem tudo para incomodar até a bem-amada do mercado, a Toyota Hilux.
Teste de pista (com gasolina)
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,7 s
- Aceleração de 0 a 1.000 m: 33,1 s – 157 km/h
- Retomada de 40 a 80 km/h (em D): 5,1 s
- Retomada de 60 a 100 km/h (em D): 6,5 s
- Retomada de 80 a 120 km/h (em D): 8,7 s
- Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 17,9 / 29,5 / 67,4 m
- Consumo urbano: 7,5 km/l
- Consumo rodoviário: 10,8 km/l
Ficha técnica – Chevrolet S10 LTZ 2.5 flex 4×4
- Preço: R$ 129.990
- Motor: flex, diant., long., 4 cilindros , 16V, 2.457 cm3; 206/197 cv a 6.000/6.300 rpm, 27,3/26,3 mkgf 4.400 rpm
- Câmbio: automático, 6 marchas, 4×4
- Suspensão: McPherson (diant.) /feixe de molas (tras.)
- Freios: discos ventilados (diant.) / tambor (tras.)
- Direção: elétrica
- Rodas e pneus: alumínio, 265/60 R18
- Dimensões: comprimento, 536,1 cm; largura, 187,4 cm; altura, 183,1 cm; entre-eixos, 309,6 cm; peso, 1.934 kg; tanque, 76 l