Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Caixa de som

Por Redação
16 dez 2013, 11h55
650_longamerc_01
650_longamerc_01 (/)
Continua após publicidade

Por Péricles Malheiros

20 096 km

Alguns leitores entraram em contato após lerem os primeiros relatos de ruído a bordo do A200 de Longa Duração para manifestar seu espanto e decepção. Nós também esperávamos menos apontamentos nesse sentido. Por esse motivo, fizemos alguns pedidos especiais ao consultor técnico da concessionária paulistana Divena, onde deixamos o carro para a segunda revisão, dos 16 000 km – o plano de manutenção prevê paradas a cada 8 000 km. Pedimos duas verificações específicas: ruído na dianteira (que já sabíamos ser proveniente da caixa de direção) e no sistema de ajuste de altura dos cintos dianteiros (em especial o do lado do motorista). Solicitamos ainda os serviços de alinhamento de direção e balanceamento e rodízio de rodas.

Filtros (de ar, óleo e ar-condicionado), fluido de freio e lubrificante do motor compõem a revisão dos 16 000 km, cujo preço sugerido é de 1 121 reais. “O filtro de cabine ainda estava bom e o fluido de freio só é trocado quando a revisão é feita por tempo [a cada dois anos], não por quilometragem”, disse o técnico. Mesmo quando o fluido não é trocado, como no nosso caso, o preço fixo é mantido. Mas tivemos uma grata surpresa ao acertar a conta. “Concedemos um desconto para pagamento à vista e também porque o filtro do ar foi mantido. Ficou em 792 reais”, disse a moça do caixa. “Como o desgaste dos pneus estava equilibrado, não fizemos alinhamento, balanceamento e rodízio”, disse o técnico da Divena.

Durante a checagem da revisão, realizamos por conta própria o rodízio das rodas. “Fazemos um acompanhamento do nível de desgaste dos pneus e, ao contrário do que disse a Divena, os dianteiros estavam com sulcos mais rasos do que os traseiros. O filtro de cabine, no entanto, estava bom. Acertaram em mantê-lo”, diz o editor Péricles Malheiros, que fez uma viagem a Brasília (DF) com o A 200 logo após a revisão. Ele constatou: “O ruído na dianteira diminuiu bastante, mas ainda persiste. O do cinto está como antes. Irritante”.

Consumo

No mês (17,5% na cidade) – Gasolina 16,7 km/l
Desde jul/13 (34,1% na cidade) – Gasolina 10,7 km/l

Continua após a publicidade

Principais ocorrências

3810 km Ruído no sistema de ajuste de altura do cinto do motorista e na dianteira.
5 392 km Luz do airbag do motorista acesa. Reparo imobilizou o carro por 13 dias.
7 752 km Ruído no sistema de ajuste de altura dos cintos frontais e na dianteira do carro.
8 000 km substituição das bandejas de suspensão.
12 822 km Agravamento do ruído no ajuste de altura dos cintos frontais e na dianteira do carro.

Diário

650_longamerc_02

 

Vibrante, o sistema de ajuste de altura precisa ser calçado para não produzir ruído

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.