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Caça ao tesouro

Por Redação 25 abr 2012, 11h23

Por Péricles Malheiros

9 219 km

A falta de um sistema automatico de abertura das travas elétricas esteve no topo da lista de reclamações dos motoristas que se revezaram ao volante do Versa. A solução estava no porta-luvas, mais precisamente no manual do proprietário. O livreto ensina como ativar o destravamento das portas ao se retirar a chave da ignição. Com ela na posição On, basta pressionar o botão de abertura na porta do motorista por cerca de 5 segundos e esperar a confirmação da ativação, que se dá por meio de duas rápidas piscadas do pisca-alerta. A possibilidade de configuração agradou a equipe e poderia ter sido explicada pela vendedora na entrega do carro zero-quilômetro.

No último mês, o sedã rodou 5 795 km – 4 819 deles em estradas. E foi essa vida nas rodovias que expôs uma limitação do Versa: a reduzida autonomia. Rodando com ar-condicionado e duas pessoas a bordo numa viagem entre São Paulo e Brasília (DF), é necessário que o motorista fique atento aos postos de combustível. Entre os estados de Minas Gerais e Goiás, há um trecho de 180 km com um único posto – na verdade, uma casa velha com cara de abandonada e uma bomba de combustível exposta ao tempo. Como a autonomia de um tanque é de cerca de 400 km, o melhor a fazer é abastecer em postos que inspirem mais confiança, de bandeira conhecida, ainda que o marcador indique metade da capacidade.

As constantes paradas para reabastecimento indicaram outro problema: as alavancas de abertura do capo e da tampa de acesso ao tanque são muito próximas e de difícil identificação. Como trazem apenas um discreto desenho em relevo e ficam inclinadas – no painel, à esquerda do volante –, induzem o motorist a acionamentos equivocados. O destaque positivo ficou para o ar-condicionado, eficiente e silencioso, mesmo sob 38 ºC de temperatura.

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Consumo

No mês (16,8% na cidade): Etanol – 9,2 km/l
Desde jan/12 (21,4% na cidade): Etanol – 8,8 km/l

Principais Ocorrências

9 km: Cabo do polo negativo da bateria solto

As alavancas de abertura do capô e do tanque ficam próximas e mal sinalizadas (esq.) | O manual ensina a ativar o destravamento automático das portas, que vem desabilitado (dir.)

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