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BYD Yuan Pro é um bom SUV elétrico ofuscado pela própria marca

O BYD Yuan Pro é um elétrico com preço, porte e potência de SUV compacto a combustão completo, mas não deslanchou nas vendas

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 nov 2024, 17h09 - Publicado em 26 nov 2024, 17h00
byd yuan pro
O Yuan Pro tem exatamente o mesmo porte de um Nissan Kicks (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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A BYD conseguiu. O Yuan Pro é daqueles carros acertadinhos e agradáveis ao volante, que você pode dirigir horas a fio em qualquer lugar sem ressalvas relevantes. A única limitação para isso, neste caso, é a sua autonomia.

O BYD Yuan Pro é o menor SUV da marca e, também, o SUV elétrico mais barato do Brasil: custa R$ 182.800. Na prática, consegue ser até mais barato do que alguns SUVs compactos flex, como as versões mais caras do Honda HR-V, do Jeep Renegade e do Volkswagen T-Cross. Tem praticamente o mesmo porte: são 4,31 m de comprimento, 2,62 m de entre-eixos, 1,83 m de largura e 1,67 m de altura.

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Estilo da lanterna traseira remete ao Dolphin (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Compacto mesmo é o porta-malas, com 265 litros de capacidade, menor que o de hatches compactos. O compartimento do HR-V tem 354 litros e o do Renegade tem 320 litros, mas, ainda assim, são considerados pequenos. No BYD, a adaptação feita no assoalho para instalar o estepe temporário ocupou muito espaço, mas evitou o kit de reparo de pneus, um erro de outros carros da marca.

Ao menos o aproveitamento do espaço interno é bom. Sobra espaço para as pernas de quem viaja no banco traseiro, que só não é excelente pelo fato do seu assento ser um tanto baixo. A presença de saídas de ar traseiras em alguns SUVs compactos a combustão leva a uma expectativa pelo mesmo no BYD Yuan Pro, mas tudo o que tem a oferecer são duas portas USB: uma tipo A e outra tipo C, para não ter problemas com incompatibilidade.

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Com a chave no bolso, basta entrar para ligar o carro: botão é só para desligar (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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A vida a bordo é melhor para quem vai nos bancos da frente. Ambos têm ajustes elétricos (o do carona, sem ajuste de altura) e estão cercados por acabamentos macios. Para ajudar o motorista a encontrar a posição de dirigir ideal, a coluna de direção tem amplo ajuste de altura e profundidade. O BYD Dolphin nem sequer tem ajuste de profundidade.

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Essa comparação é necessária, pois, por custar R$ 159.800, o Dolphin está imediatamente abaixo do Yuan Pro. O SUV tem algumas outras vantagens, como a base de carregamento sem fio aveludada no console e o quadro de instrumentos digital de 8,8 polegadas, contra o de 5 polegadas do Dolphin, o que permite uma exibição melhor das informações. A central multimídia, porém, é a mesma de 12,8 polegadas.

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Cabe uma bolsa no vão sob o console (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Banco traseiro deveria ser mais elevado (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Porta-malas leva apenas 265 litros (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Calibragem acertada

As portas USB dianteiras e a tomada 12 V ficam em um compartimento sob o console, onde é possível esconder uma bolsa feminina média. Por fim, vale dizer que o acabamento do painel e da borda do console é macio e que o seletor do câmbio é uma alavanca semelhante à do Song Plus.

É impossível não reparar na ausência de sistemas como alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência e monitor de pontos cegos, além do piloto automático adaptativo e assistente de faixa nos BYD. As câmeras e os sensores que o Yuan Pro tem são apenas para facilitar manobras e balizas. Tudo isso equipa o Dolphin Plus, com 204 cv, 60 kWh de bateria e teto solar, e que custa R$ 184.800. 

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Seletor de marcha convencional é bom (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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A BYD ainda não faz nenhum tipo de customização técnica específica para o Brasil. Dá para dizer que, na tentativa e erro, desta vez acertaram em cheio. Simplesmente definiram a carga dos amortecedores e molas como deveriam ser. O resultado é um conforto superior ao de SUVs a combustão, mas sem deixar a carroceria inclinar em curvas e batidas secas em qualquer lombada, filtrando muito bem os defeitos do asfalto.

Também chama a atenção como o BYD Yuan Pro passa a sensação de ser leve ao volante. Não é que a direção seja leve (na verdade, apresenta peso e resposta bons), mas por ter uma desenvoltura rara e difícil para um carro elétrico. Afinal, há uma bateria com peso considerável ancorando o carro por baixo.

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Carregador sem fio fica em destaque (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Leve, de fato, este SUV é: são 1.550 kg, ou 20 kg a menos que um Jeep Renegade T270 4×4. Mas tem motivo, pois a bateria Blade gera apenas 45,1 kWh – é a maior bateria disponível para o Yuan Pro na China.

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Só que a BYD optou por escalar um motor bem mais potente que o do Dolphin, com 95 cv e 18,3 kgfm e que é uma opção na China. O Yuan Pro tem 177 cv e 29,7 kgfm, números realmente compatíveis com outros carros na sua faixa de preço, mas que demandam mais energia.

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Faltaram saídas de ar traseiras (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A autonomia declarada pelo padrão do Inmetro é de 250 km (a pior entre todos os BYD elétricos), mas rodando entre 110 e 120 km/h e também em nosso teste de consumo obtivemos um alcance projetado de 270 km. O consumo de energia em regime urbano permitiria rodar 360 km com uma carga, em nosso teste. Com pelo menos 10% a mais de bateria seria mais conveniente.

Se por um lado o desempenho do Yuan Pro passa bem longe de ser ruim, ele tem arrancadas bastante progressivas. Dá para sentir no volante que o carro está no limite da tração e nem é preciso estar no modo Sport para sentir leves destracionadas mesmo com o carro já em movimento, mas o ganho de velocidade não é tão impressionante. O tempo de 0 a 100 km/h foi de 8,4 s.

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Yuan Pro aceita até 65 kW na recarga (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Os freios, a disco nas quatro rodas como em todos os BYD, foram bem nos testes de frenagem e são ainda melhores nas sensações que passam ao motorista. Tem a progressividade certa em todas as situações, o que não encontramos em alguns outros produtos da marca. Além disso, a frenagem regenerativa é bem melhor, graças à potência do motor.

A carroceria de SUV representa um desafio aerodinâmico, mas não há problemas com barulho de vento em alta velocidade. O Yuan Pro é muito silencioso até para os padrões dos carros elétricos – a vantagem beira os 20 dBA a 120 km/h. A única coisa estranha é que o teto vibra muito quando se fecha qualquer uma das portas, mesmo com vidros abertos. Talvez, se existisse um vinco no teto, haveria um reforço estrutural para evitar isso. Com teto solar, nem sequer existiria esse risco.

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Rodas aro 17 têm a proporção certa (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Como produto, o BYD Yuan Pro é um carro bem acertado e agradável para o dia a dia na cidade. Mas corre dois riscos: o de perder clientes para outros carros da marca, por ser o BYD com a pior autonomia, e o de perder clientes para o Dolphin Plus, que entrega muito mais por um preço muito próximo – e que, mesmo assim, vende pouco.

Parece que isso realmente está acontecendo. Após quase três meses do seu lançamento, o BYD Yuan Pro parece ter sido esquecido pela fabricante e vende muito pouco. No primeiro mês nas lojas, setembro, registrou 213 emplacamentos. Em outubro, foram só 193 emplacamentos. Seja como for, agora a BYD tem um bom SUV elétrico que não deve nada aos rivais a combustão.

Veredicto Quatro Rodas

A autonomia limita o fôlego do BYD Yuan Pro em viagens. Mas vai bem dentro da cidade – que é o habitat até dos SUVs compactos a combustão.

Ficha Técnica – BYD Yuan Pro

Motor: elétrico, dianteiro, assíncrono, 177 cv, 29,7 kgfm
Câmbio: automático, 1 marcha; tração diant.
Direção: elétrica
Suspensão: ind. McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)
Freios: disco nas quatro rodas
Pneus: 215/60 R17
Dimensões: comprimento, 431 cm; largura, 183 cm; altura, 167 cm; entre-eixos, 262 cm; peso, 1.550 kg; porta–malas, 265 litros; bateria, 45,1 kWh; recarga máxima, 65 kW, 29 min de 30 a 80%

Teste Quatro Rodas – BYD Yuan Pro

Aceleração
0 a 100 km/h 8,4 s
0 a 1.000 m 30,2 s / 167,1 km/h
Velocidade máxima 167 km/h
Retomadas
D 40 a 80 km/h 3,5 s
D 60 a 100 km/h 4,7 s
D 80 a 120 km/h 6,4 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 15/26,7/62,5 m
Consumo
Urbano 8 km/kWh – 360 km
Rodoviário 6 km/kWh – 270 km
Ruído interno
Neutro/RPM máx. –/– dBA
80/120 km/h 49,4/55,1 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h 98 km/h
Rotação do motor a 100 km/h
Volante 2,7 voltas
SEU Bolso
Preço básico R$182.800
Garantia 6 anos

 

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