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BMW M3 CS leva esportividade a níveis obsessivos e estreia no Brasil

Sedã M3 CS usa motor ainda mais potente, estrutura mais rígida e leve, em relação à Competition; apenas 17 unidades chegam ao Brasil e já estão vendidas

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 Maio 2024, 17h01 - Publicado em 28 Maio 2024, 17h00
BMW M3 Cs
Luzes amarelas nos faróis remetem aos carros de competição da BMW (Divulgação/Quatro Rodas)
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Os fabricantes não contam, mas muitas melhorias em processos e componentes do carro são feitas sem que saibamos. São otimizações para facilitar a montagem, a reparação ou um ajuste pequeno – a fim de evitar um problema maior no futuro – que podem ser implementadas na linha se for preciso. Nenhum carro é perfeito, nem mesmo o BMW M3 Competition.

Não se trata de um plano de “melhoria contínua” que é quase um clichê na indústria, mas a divisão Motorsport encontrou oportunidades para deixar um dos seus carros mais importantes ainda melhor. Chama-se BMW M3 CS e acaba de ser lançado no Brasil, que recebe apenas 17 unidades, cada uma a R$ 1.299.950, inclusive todas já foram vendidas. Mas antecipamos nossa experiência com ele no BMW Performance Center, na Carolina do Sul (EUA).

BMW M3 Cs
CS chega a 100 km/h meio segundo mais rápido que a versão Competition (Divulgação/Quatro Rodas)

O sobrenome “CS“ vem de Competition Sport, mas é quase uma corruptela do M4 CSL (neste caso, Coupe Sport Lightweight, ou cupê esportivo leve). Porque o M4 é um duas-portas que abre mão dos bancos traseiros, dos carpetes, dos isolantes acústicos e do ar-condicionado bizona em sua dieta rígida de peso. O M3 CS também se aventura na redução de peso, mas ainda é um sedã esportivo que pode levar cinco pessoas. Na prática, o CS é o melhor que deu para fazer com o M3.

BMW M3 Cs
Quase tudo que é preto na dianteira e na traseira do BMW M3 CS é feito de fibra de carbono. Mas o escape de titânio é responsável por reduzir o peso em 4 quilos (Divulgação/Quatro Rodas)

Isso quer dizer que teto, capô, base do para-choque, tomadas de ar dianteiras, capas dos espelhos externos, o extrator traseiro e spoiler traseiro são de fibra de carbono. O material mais leve e rígido também dá forma ao console central, às borboletas atrás do volante e aos bancos dianteiros que, ainda assim, preservam algumas regulagens elétricas.

BMW M3 Cs
(Divulgação/Quatro Rodas)

Também conta para a dieta o escape com quatro saídas, todo feito de titânio e que ajuda a poupar 4 kg. No total, essa dieta elimina 33 kg na comparação com o M3 Competition sem comprometer a usabilidade do carro. O M4 CSL é 109 kg mais leve que o M4, por exemplo.

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BMW M3 Cs
Estrutura apoia as torres da suspensão (Divulgação/Quatro Rodas)

O motor seis-cilindros 3.0 biturbo vai além, alcançando os 550 cv e 66,3 kgfm, ou seja, 40 cv a mais que o M3 Competition, sem alterar o torque. Esse ganho vem, basicamente, do aumento da pressão dos turbocompressores de 1,7 para 2,1 bar. E tem o sistema de arrefecimento derivado do M4 GT3, para lidar melhor com a potência e com uso mais intenso em pista.

BMW M3 Cs
(Divulgação/Quatro Rodas)

Existe uma lógica de se preparar o carro para o pior, mas isso é normal para modelos que são levados a seus limites. Um bom exemplo é que o câmbio automático de oito marchas foi mantido, assim como o sistema de tração integral programado para enviar mais força para as rodas de trás. Mas também é possível enviar 100% da força para o eixo traseiro.

BMW M3 Cs
Camurça, no volante, garante maior aderência das mãos (Divulgação/Quatro Rodas)

O que é exclusivo do BMW M3 CS é o diferencial traseiro ativo, que usa embreagens para permitir uma variação total na distribuição de força entre cada roda traseira.

Nítida superioridade

BMW M3 Cs
Os bancos tipo concha têm estrutura de fibra de carbono, com direito a relevo no assento como se houvesse cinto de cinco pontos (Divulgação/Quatro Rodas)

A pista construída pela BMW na Carolina do Sul é própria para cursos de pilotagem. Tem curva parabólica, trechos travados e até curva em desnível que mais parece uma versão em miniatura do saca-rolhas de Laguna Seca. Eu fiz o reconhecimento com um M2, só com tração traseira (que havia experimentado no Brasil semanas antes). Não deixaram desligar a tração dianteira do M3 CS e isso certamente ajudou a deixar tão nítida sua superioridade no circuito, reagindo mais rápido e passando mais segurança para tomar as curvas com maior velocidade.

BMW M3 Cs
(Divulgação/Quatro Rodas)

A tração também é o segredo para o M3 CS cumprir a aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 s, 0,3 s mais cedo que o M4 CSL. O degrau de meio segundo frente ao M3 Competition vem mesmo é do fôlego extra do motor de seis cilindros. Mas o que realmente me impressionou foi a resposta mais presente do eixo traseiro na aceleração após a curva, quando o diferencial traseiro precisa lidar com o gradiente de aderência entre as rodas.

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E o que acelera, também freia. Mas nem escalaram a melhor especificação de freios para a unidade avaliada: usa o sistema M Compound, de alto desempenho, mas durabilidade menor que a dos freios cerâmicos opcionais, que a BMW recomenda para uso em corridas e track days. E mesmo assim não sinalizou estresse.

BMW M3 Cs
(Divulgação/Quatro Rodas)

O que também chama a atenção é como o carro transmite ainda mais as vibrações do motor, o movimento da suspensão, a troca agressiva de marchas do câmbio automático e a reverberação do escape frente ao M3 Competition. A afinação feita para transformá-lo no M3 CS deixou o carro ainda mais rígido e ajustado. Repare (na foto acima) a estrutura de alumínio fundido que amarra as torres dos amortecedores envolvendo o motor: no Competition, essa peça é apenas um triângulo de aço com um ponto de fixação na dianteira.

Isso, na verdade, é um problema. As modificações feitas pela BMW Motorsport chega a níveis quase doentios em nome da precisão. Como se não bastasse um M3 convencional ser, praticamente, um carro completamente diferente do Série 3. Mas poucos poderão conferir o resultado desse trabalho. A produção do M3 CS será limitada, mas a BMW não diz a quantas unidades.

BMW M3 Cs
No console, há uma base revestida de couro para o motorista apoiar o punho. Botões selecionam modo de condução (Divulgação/Quatro Rodas)

Talvez o preço possa ser o verdadeiro responsável por limitar a demanda. Nos Estados Unidos, o BMW M3 CS é cerca de 50% mais caro que o M3 Competition com tração integral, como o que é vendido no Brasil por R$ 829.950. Nessa conta, o M3 CS chega por aqui por R$ 1.299.950. Mas ainda terá cinco lugares e bom espaço interno, como o BMW 320i de R$ 322.950.

Veredicto

O BMW M3 CS representa o ponto mais extremo aonde um sedã esportivo pode chegar (ou ser levado) sem deixar de ser um sedã.

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Ficha Técnica – BMW M3 CS

Motor: gas., diant., long., 6 cil. em linha, 24, biturbo, intercooler, injeção direta, 2.993 cm³, 550 cv a 6.200 rpm, 66,3 kgfm a 2.750 rpm
Câmbio: automático 8 marchas, tração integral
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), multibraços (tras.)
Freios: disco ventilado (diant. e tras.)
Pneus: 275/35 R19 (diant.), 285/30 R20 (tras.)
Dimensões: comprimento, 479,4 cm; largura, 190,3 cm; altura, 143,3 cm; entre-eixos, 285,1 cm; porta-malas, 480 l; tanque de combustível, 59 l; peso, 1.765 kg
Desempenho*: 0 a 100 km/h, 3,4 s; velocidade máxima de 302 km/h

*Dados de fábrica

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