BMW K 1300 R
A espetacular naked pode estar prestes a mudar, o que significa um bom desconto nas remanescentes
ABMW acaba de apresentar a linha 2012 de suas motocicletas BMW K 1300 R em nova versão, com sutis alterações estéticas e – pelo menos segundo o divulgado até o momento – o mesmo pacote técnico. Pudera: a moto é um projeto único, à frente de seu tempo.
Consequentemente os preços praticados passam a ter descontos substantivos. A versão completa, Premium, sai por 79 500 reais (82 900 reais na tabela), e a standard, por 69 000 reais – o preço sugerido é de 74 000 reais.
A K 1300 R impressiona pelo equilíbrio do conjunto e pela quantidade de ajustes eletrônicos. Tem 173 cv a 9 250 rpm e visual agressivo, atual. As respostas ao comando são firmes e as subidas de giro são rápidas. A firmeza no contorno das curvas transmite muita segurança e nos faz chegar ao limite, sem sustos. O sistema de suspensão, batizado de Duolever – de duplo triângulo na frente -, diminui a descida da frente da moto nas frenagens e reduções, contribuindo com a segurança – e ajuda na tocada.
Freios ABS de série, sistema de controle de suspensão e até de câmbio são alguns dos muitos atributos eletrônicos dessa alemã. Ela é quase uma moto à la carte, adaptável ao gosto do motociclista e às condições de uso: com ou sem garupa e nas mais distintas condições.
Os que gostam de uma tocada mais esportiva podem desfrutar do quick-shift – acionamento do câmbio assistido eletronicamente -, que permite as trocas de marcha sem aliviar o acelerador nem acionar a embreagem, tudo muito rápido – 3 décimos de segundo.
VEREDICTO
É a moto para os aficionados por exclusividade, design e tecnologia e que podem pagar o preço desses fatores.