A BMW F 800 GS é completa e deliciosa. Os faróis assimétricos são parte da identidade da marca e sobre eles há uma bolha com recortes e ângulos retos, bastante eficaz, que sobe dali para proteger painel e piloto.
Nos instrumentos, conta-giros e velocímetro analógicos ovais e sobre-postos. Do lado direito, um LCD com as demais informações, inclusive indicador de marchas. Nas manoplas do guidão há aquecedores com duas temperaturas, muito bons no frio.
Show à parte é o chassi de treliça: transmite robustez e deixa o conjunto ciclístico com ótima rigidez tanto para uma tocada tranquila quanto para a pilotagem mais esportiva, sem torções mesmo em altas velocidades.
Debaixo do banco fica o tanque, boa solução, por centralizar massa e baixar o centro de gravidade. O bocal fica na lateral direita. Completam o conjunto traseiro duas alças para o garupa e uma bela lanterna de leds embutida.
A suspensão é invertida na frente, com bengalas de 45 mm de diâmetro e 230 mm de curso. Na traseira, a balança tem amortecedor com regulagem de pré-carga de mola, de fácil ajuste, que percorre 215 mm. As duas suspensões copiam bem as irregularidades e os buracos de qualquer caminho. Os freios são potentes: na frente, dois discos flutuantes de 300 mm mordidos por pinças de dois pistões e, na traseira, um disco de 265 mm com pinça de pistão único, com ABS. Com 85 cv a 7500 rpm, o motor sintetiza as virtudes do brinquedo e empolga. Faz isso auxiliado pelos 8,3 “quilos” de torque disponíveis a 5750 rpm. Custa 43500 reais nesta versão Triple Black e 43 900 na Trophy – azul e branca -, que tem como diferencial protetores de mão e reforço de alumínio sob o cárter.
VEREDICTO
Feita em Manaus, aF800GSestá mais acessível, mas nem por isso ficou barata: traz junto dela o valor da marca alemã e de acessórios como o aquecedor de manoplas.
Painel triplo: dois ponteiros e um LCD (esq.) | Bicilíndrico paralelo tem 85 cv e 8,3 mkgf (dir.)