Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

A parada é outra

Por Péricles Malheiros 60 145 km Cumprir o protocolo estabelecido é objetivo de todo carro escalado para integrar a frota de Longa Duração. Após ter passado pelo teste de venda, que afere seu valor no mercado de usados, nosso Duster rodou por alguns dias nas mãos do editor de Longa Duração, Péricles Malheiros, e do consultor técnico Fabio Fukuda, para que fossem colhidas as […]

Por Redação
Atualizado em 20 mar 2024, 08h33 - Publicado em 1 jul 2013, 12h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Por Péricles Malheiros

    Publicidade

    60 145 km

    Publicidade

    Cumprir o protocolo estabelecido é objetivo de todo carro escalado para integrar a frota de Longa Duração. Após ter passado pelo teste de venda, que afere seu valor no mercado de usados, nosso Duster rodou por alguns dias nas mãos do editor de Longa Duração, Péricles Malheiros, e do consultor técnico Fabio Fukuda, para que fossem colhidas as últimas impressões antes do desmonte. Aos 60 047 km, o Duster entrou no Campo de Provas da TRW, em Limeira (SP), onde são realizados os testes de QUATRO RODAS.

    Por padrão, todos os carros de Longa Duração são testados no início (aos 1 000 km) e no fim de sua jornada (após os 60 000 km). A comparação dos números também serve como boa fonte de informação para o desmonte – etapa final da nossa avaliação, na qual o carro tem suas peças analisadas individualmente e se faz um prognóstico de seu futuro.

    Publicidade

    Na comparação dos testes inicial e final (veja no quadro abaixo), nosso SUV urbano revelou mais surpresas boas que ruins. O elevado consumo de combustível, tão criticado na estreia, melhorou. No circuito que simula o uso do carro em trânsito urbano, o número subiu de 6,1 para 6,5 km/l usando etanol, enquanto na prova de aferição do trecho rodoviário ele evoluiu de 7,9 para 8,6 km/l.

    Mais “solto”, nosso Duster também se mostrou mais competente nas provas dinâmicas, com melhora nas provas de aceleração de 0 a 100 km/h, 0 a 1 000 metros e retomadas de velocidade (40 a 80, 60 a 100 e 80 a 120 km/h).

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Como era esperado, as provas de medição de ruído na cabine revelaram que o tempo trouxe, além de quilometragem, barulhos para o Duster, sobretudo em marcha lenta. Com troca de pastilhas na revisão dos 40 000 km e um jogo de pneus novos aos 55 539 km, era de esperar uma performance excelente do Duster na provas de frenagem. Porém, ele decepcionou, com espaços muito maiores que os obtidos no primeiro teste. Serão os discos os responsáveis por tirar o Duster das paradas de sucesso?

    Consumo

    Publicidade

    No mês (19,7% na cidade) – Etanol 7,4 km/l
    Desde abril/12 (32,1% na cidade) – Etanol 7,3 km/l

    Principais ocorrências

    14 km carro entregue com pequenas trincas na pintura do para-lama dianteiro direito
    1 354 km ruído aerodinâmico invade a cabine em velocidades superiores a 100 km/h
    8 195 km ruído de movimentação do combustível dentro do tanque
    11 138 km Vibração intermitente da direção
    24 962 km Banco do passageiro com jogo
    38 613 km Pedal da embreagem alto
    53 147 km Ruído de rolamento de polia
    55 539 km Troca de jogo de pneus

    Continua após a publicidade

    Diário

    Publicidade

    Hodômetro indica o fim do teste, após pouco mais de um ano da estreia, em abril de 2012

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.