Zeekr X é o ‘primo rico’ do Volvo EX30 e já encontramos ele em São Paulo
Zeekr X é o SUV chinês que estreia em breve no país, com mesma plataforma do Volvo EX30, luxo extra e mais performance; ambos são feitos na China pela Geely
A China vem dominando com tanta força o mercado automotivo que até marcas de luxo consagradas já se dobram aos orientais. É só ver o caso do Volvo EX30: o SUV elétrico de nova geração estreou no Brasil há algumas semanas, com preços atraentes e boa pré-venda. Mas agora já é a vez do Zeekr X ganhar as ruas: basicamente, uma versão plus do utilitário “sueco”, o X não apenas já roda pelas ruas brasileiras, como foi flagrado de perto por QUATRO RODAS.
Sueco entre aspas, pois a Volvo pertence à chinesa Geely, que também é dono da Zeekr, Smart e Lotus, entre outras. A estratégia do conglomerado é justamente mesclar o que cada continente faz de melhor: design e percepção positiva, dos europeus, mais as baterias e arquitetura dos chineses. A produção do X e do EX30, entretanto, é sempre na China, nas plantas de Zhangjiakou e Chengdu, respectivamente.
Volvo EX30: primo ‘pobre’?
O Volvo EX30 tem preços entre R$ 229.950 e R$ 293.950, dependendo, principalmente, do tamanho das baterias e alguns opcionais. Não é barato, mas, sem dúvidas, é valor que insere a Volvo em briga até com SUVs médios flex, como o Jeep Compass. É provável que ele se torne o carro mais vendido da marca daqui em diante.
Mas acontece que o EX30 não é tão luxuoso assim: em 2023, fomos a Barcelona dirigi-lo, e notamos a sacada da montadora em apostar no bom gosto, a fim de tornar o simples agradável. Os plásticos duros, por exemplo, são literalmente revestidos por jeans – uma solução que, por usar materiais reciclados, é barata mas bem vista sob a ótica ambiental.
O mesmo vale para os polímeros que compõem os assentos de material, à semelhança do suede mas feitos de garrafas PET e óleo de pinho. No campo tecnológico, por sua vez, o quadro de instrumentos foi simplesmente removido, já que era mais barato manter uma central multimídia que tem alto processamento, mas, por ir sozinha no painel, poupa peças e tempo de montagem.
Zeekr X: primo mais rico
A Zeekr estreará no Brasil com X e a perua esportiva Zeekr 001 ainda em 2024. Ambos já foram testados em rodovias brasileiras e na pista da Goodyear em Americana (SP) durante seus testes de homologação, agora sendo vistos pelo leitor Renato Passos em um estacionamento de São Paulo (SP) neste domingo (10). Renato sacou a oportunidade e fez o flagra detalhado para QUATRO RODAS.
As imagens mostram que a estreia será feita pelo Zeekr X Privilege AWD, versão topo de linha. Nele, há um motor em cada eixo, totalizando 434 cv e 55,4 kgfm. Dá para ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 s e, com bateria cheia, rodar 400 km, segundo dados de fábrica. A autonomia no padrão Inmetro pode ficar ao redor dos 340 km.
Em comparação, o Volvo EX30 do Brasil oferece só 272 cv e 35 kgfm, com motor e tração traseira e autonomia que vai dos 250 km aos 338 km, a depender da versão. Há versão bimotor na Europa, mas, independentemente disso, o EX30 é menor: são 10 cm de diferença no entre-eixos e 23 cm no comprimento.
Por dentro, o Zeekr X ainda oferece o quadro de instrumentos digital, uma central multimídia que desliza horizontalmente, head-up display com realidade aumentada, revestimento de material macio que imita couro ao redor de bancos e painéis, acabamento em cor de bronze e outra pegada de design, tanto por dentro quanto por fora.
Vale lembrar que Zeekr e Volvo têm operações independentes no Brasil e, por isso, é provável que o baixo volume e custo de entrada da novata impacte no preço dos seus carros. Por outro lado, também é justo esperar que haja lucros pequenos, a fim de impulsionar as vendas, fazendo dos R$ 350.000 uma estimativa de preço razoável para o Zeekr X.