VW terá câmbio automático de 8 marchas nacional em todos os seus carros
Nova transmissão substituirá caixa de seis marchas que equipa Polo, Virtus, Nivus e T-Cross
Desde que abandonou a transmissão automatizada I-Motion, a Volkswagen tem equipado todos os seus carros nacionais com um câmbio automático de seis marchas produzido pela japonesa Aisin. A caixa será substituída a partir de 2026 por uma nova de oito marchas, inclusive no Brasil.
É o que revela o site Autocar India, citando que esta será uma mudança global e não apenas para o país asiático. A publicação diz que a Aisin já está se preparando para produzir esta transmissão automática de oito marchas no Brasil e que ainda discute a possibilidade de fabricá-la também na Índia, o que ainda não foi decidido por ter um volume muito baixo no país. É uma informação curiosa, pois o câmbio de seis marchas é importado do Japão.
Esta nova transmissão é chamada AQ300, uma evolução da AQ250 usada atualmente. As marchas terão uma relação mais próxima, melhorando as trocas e reduzindo o desperdício de combustível em acelerações e frenagens. Isto ajudará a reduzir as emissões de poluentes e melhorar o rendimento energético.
Isto será importante para a Volkswagen. O Proconve L8 entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025, com regras claras sobre a geração de CO² e consumo de combustível. O programa terá mais duas etapas, mexendo novamente nos limites máximos de emissões em 2027 e 2029.
A nova transmissão ajudará a fabricante a atender estas normas com a adoção do sistema híbrido-leve, atualmente em desenvolvimento e será produzido em São Carlos (SP). A motorização eletrificada deverá ser combinada ao motor 1.0 turbo para poder ser utilizado por Polo, Virtus, Nivus, T-Cross e o inédito Tera.
Segundo o Autocar India, a nova transmissão AQ300 começará a ser oferecida em 2026, após a reestilização de modelos como Virtus e Taigun (o T-Cross vendido por lá). Esta data pode ser a mesma para o Brasil, chegando para a segunda geração de Polo, Virtus e T-Cross.
Como é uma transmissão feita pela Aisin, a Volkswagen não será a única a se beneficiar desta mudança. A empresa japonesa também fornece este câmbio para outras fabricantes, como a Stellantis, onde equipa todos os modelos com motor 1.3 turbo, como os Fiat Fastback e Toro ou os Jeep Renegade, Compass e Commander.