Super Promoção: 3 meses por 1,99/mês

VW Golf pode voltar a ser feito no México – e isso é bom para o Brasil

Segundo jornal alemão, a Volkswagen pretende mudar a produção do Golf da Alemanha para o México ou Polônia

Por Lucas Parente
14 dez 2024, 09h09
VW GOLF GTI 2025
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

O Fusca foi o Volkswagen mais popular da última década, independente do mercado. Porém, no fim de sua vida, quando os consumidores passaram a preferir o Golf, a VW mudou sua produção da Alemanha para o México. E, quase 50 anos depois, o hatch da marca alemã parece tomar o mesmo rumo.

Uma reportagem do jornal alemão Handelsblatt afirma que a VW estuda mudar a produção do Golf para fora da Alemanha. Os principais possíveis destinos são o México, onde já tem uma fábrica, e a Polônia.

O Golf é, sem dúvidas, um dos maiores ícones da história da Volkswagen. Porém, apesar das comemorações para o seu 50° aniversário do modelo em 2024, ele não tem a mesma força que já teve. O VW Golf foi o carro mais vendido da Europa por muitos anos, mas, como no Brasil e em outros muitos mercados, os SUVs têm dominado nos últimos anos. O T-Roc, SUV derivado do Golf, já vende mais.

VW GOLF GTI 2025
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Os SUVs têm cada vez ganhado mais margens nas vendas da marca. No Brasil, por exemplo, o Polo e o T-Cross são os mais procurados.

Continua após a publicidade

A grande questão dessa mudança é: qual Golf será produzido fora da Alemanha? Está previsto para 2028 o início da produção do elétrico, intitulado provisoriamente como ID.Golf, na fábrica de Wolfsburg. O atual Golf Mk.8.5 continuará a ser produzido em conjunto do elétrico por anos, talvez até 2035.

VW GOLF GTI 2025
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Caso ele venha mesmo a ser produzido no México, será uma ótima notícia para o Brasil (principalmente se a versão GTI estiver inclusa no projeto). Há um acordo de livre comércio entre os países, o que poderá deixar o carro mais barato por aqui, por conta da isenção de impostos.

Continua após a publicidade

Fora do Brasil desde 2019, o VW Golf voltará ao Brasil em 2025. A informação foi confirmada pela Volkswagen, que importará a versão GTI para completar sua gama de esportivos.

Apesar de ser bom para o nosso mercado, a produção do modelo no México poderá complicar a vida da VW nos EUA, já que o presidente eleito este ano no país, Donald Trump, afirmou durante toda sua campanha que voltará a aplicar tarifas de 20% a carros importados do país latino.

VW GOLF GTI 2025
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

As discussões sobre a troca de produção do Golf seguem em Wolfsburg. Segundo o mesmo relatório, havia outra reunião marcada para novembro, mas foi adiada devido à greve de trabalhadores da Volks.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR OFERTA

Digital Completo

Quatro Rodas todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
Apenas 9,90/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app. *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.