VW Golf pode voltar a ser feito no México – e isso é bom para o Brasil
Segundo jornal alemão, a Volkswagen pretende mudar a produção do Golf da Alemanha para o México ou Polônia

O Fusca foi o Volkswagen mais popular da última década, independente do mercado. Porém, no fim de sua vida, quando os consumidores passaram a preferir o Golf, a VW mudou sua produção da Alemanha para o México. E, quase 50 anos depois, o hatch da marca alemã parece tomar o mesmo rumo.
Uma reportagem do jornal alemão Handelsblatt afirma que a VW estuda mudar a produção do Golf para fora da Alemanha. Os principais possíveis destinos são o México, onde já tem uma fábrica, e a Polônia.
O Golf é, sem dúvidas, um dos maiores ícones da história da Volkswagen. Porém, apesar das comemorações para o seu 50° aniversário do modelo em 2024, ele não tem a mesma força que já teve. O VW Golf foi o carro mais vendido da Europa por muitos anos, mas, como no Brasil e em outros muitos mercados, os SUVs têm dominado nos últimos anos. O T-Roc, SUV derivado do Golf, já vende mais.

Os SUVs têm cada vez ganhado mais margens nas vendas da marca. No Brasil, por exemplo, o Polo e o T-Cross são os mais procurados.
A grande questão dessa mudança é: qual Golf será produzido fora da Alemanha? Está previsto para 2028 o início da produção do elétrico, intitulado provisoriamente como ID.Golf, na fábrica de Wolfsburg. O atual Golf Mk.8.5 continuará a ser produzido em conjunto do elétrico por anos, talvez até 2035.

Caso ele venha mesmo a ser produzido no México, será uma ótima notícia para o Brasil (principalmente se a versão GTI estiver inclusa no projeto). Há um acordo de livre comércio entre os países, o que poderá deixar o carro mais barato por aqui, por conta da isenção de impostos.
Fora do Brasil desde 2019, o VW Golf voltará ao Brasil em 2025. A informação foi confirmada pela Volkswagen, que importará a versão GTI para completar sua gama de esportivos.
Apesar de ser bom para o nosso mercado, a produção do modelo no México poderá complicar a vida da VW nos EUA, já que o presidente eleito este ano no país, Donald Trump, afirmou durante toda sua campanha que voltará a aplicar tarifas de 20% a carros importados do país latino.

As discussões sobre a troca de produção do Golf seguem em Wolfsburg. Segundo o mesmo relatório, havia outra reunião marcada para novembro, mas foi adiada devido à greve de trabalhadores da Volks.