Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

VW fará motor 1.5 TSI híbrido-flex no Brasil após acordo com sindicato

Depois de muita negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, um acordo foi selado e atividades na fábrica da VW se estendem até 2028

Por Lucas Parente
Atualizado em 15 nov 2023, 11h45 - Publicado em 15 nov 2023, 11h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O acordo entre o Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté e a Volkswagen sinalizou os rumos futuros da fabricante alemã no Brasil. A extensão do contrato entre as partes por mais 3 anos contempla a produção nacional do motor 1.5 TSI EVO2 em versão híbrida-flex, que tende a substituir o 1.4 TSI atual.

    Com o acordo coletivo assinado, o novo motor se tornará o primeiro eletrificado da marca a ser produzido no Brasil, na fábrica de motores de São Carlos (SP).

    1.5 tsi evo Volkswagen Golf 2020 geração 8 (40)
    Motor 1.5 TSI Evo pode entregar até 150 cv e tem assitencia de sistema elétrico de 48V (Divulgação/Volkswagen)

    Em comunicado oficial, o Sindicato reiterou a importância do investimento do motor no Brasil: “Para a planta de São Carlos o investimento negociado para a produção do motor 1.5 híbrido-flex EVO2 e o credenciamento para fabricação de componentes do motor híbrido garantirá o futuro da fábrica, pois o Motor EA 211 atual tem prazo de validade em função das normas de emissão de poluentes.”

    Continua após a publicidade

    As normas das quais o Sindicato se refere são do Proconve L8, que entra em vigor a partir de 2025 na nova fase do projeto que busca a diminuição das emissões de gases poluentes.

    Volkswagen Polo GTS 2024
    Polo GTS utiliza atualmente o motor 1.4 TSI e deve receber atualização no futuro. (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O novo motor 1.5 TSI EVO2 é a segunda geração de uma atualização do atual 1.4 TSI feito por aqui. Ele foi implementado em diversos mercados na Europa e na América do Norte e hoje equipa carros como Golf e Taos que são fabricados no México.

    Continua após a publicidade

    Nos quesitos de configuração e números, ambos são bem parecidos. O 1.5 TSI gera os mesmos 150 cv de potência e 25,5 kgfm, 1,3 kgfm a menos que o 1.4 (26,8 kgfm). No entanto, em questões de modernidade, a versão atualizada está muito a frente. Ele possui tecnologias como turbo de geometria variável e desativação de cilindros (desligando até dois com o carro em movimento).

    Volkswagen Virtus Exclusive 1.4 TSI 2024 (1)
    Motor 1.4 TSI utilizado no novo Virtus Exclusive que também deve ser atualizado em 2025. (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Porém, o destaque fica para a combinação com sistemas híbridos, seja ela leve ou plug-in. Por isso, recentemente a marca estava testando dois carros por aqui, o Golf R-Line, que possui sistema híbrido leve, e uma unidade do Taos com camuflagem, que abre esta reportagem.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Ainda não foi divulgado pela Volkswagen o valor do investimento que será feito no Brasil, mas os sindicatos indicam que gira em torno de R$ 5,4 bilhões. O investimento será direcionado para as 4 fábricas que a empresa possui no Brasil.

    Volkswagen Tarok Concept
    Volkswagen Tarok Concept apresentado durante o Salão do Automóvel em 2018. (Divulgação/Volkswagen)
    Continua após a publicidade

    Esse investimento deverá garantir a atualização dos carros fabricados no Brasil para mecânicas híbridas, além do lançamento de três carros inéditos. Um seria um novo SUV compacto de entrada e outro a picape Tarok, rival da Toro, como já adiantado por Quatro Rodas.

    A Volkswagen também vem investindo alguns milhões de reais em projetos de pesquisa de mecânicas híbridas-flex em universidades brasileiras, como a Unicamp, a UFC, a UECE e a UTFPR.

    As novas normas só entrarão em vigor a partir de 2025, portanto modelos como Taos, T-Cross Highline, Polo GTS e Virtus Exclusive tendem a receber a nova mecânica mais para a frente, até a mudança completa na linha 2025. No caso do Taos, ele deve receber o 1.5 TSI apenas em 2026. Futuros modelos, como os dois híbridos e a picape Tarok também devem vir com a motorização híbrida.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.