Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

VW começa a revelar seu SUV mais barato contra Pulse e Kardian

Novo SUV de entrada mira em Pulse e Kardian e custará menos de R$ 120.000 para se afastar dos T-Cross e Nivus mais baratos

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 set 2024, 09h18 - Publicado em 11 set 2024, 19h52
VW A0 SUV
 (Divulgação/Volkswagen)
Continua após publicidade

Por muito tempo este que será o SUV mais barato da Volkswagen foi tratado como “SUV do Gol”, mas a fabricante já se decidiu: do Gol, só quer o apelo popular para este que será seu primeiro carro inédito nacional desde o lançamento do Nivus.

É um carro que precisa ser visto e estar na boca do povo. Por isso, também, começa a ser revelado no Rock In Rio por trás de um ambiente de leds, que a depender da imagem formada e da luminosidade, revela partes do modelo – ou o esconde por completo. E mesmo com toda a camuflagem, há detalhes muito mais visíveis do que os cantores e bandas no palco principal do festival de música.

Aqui vai o que pudemos notar e confirmar “vendo” o carro de perto:

  • Como flagras sinalizavam, tem porte e colunas do Skoda Fabia. Pode-se esperar por 4,10 m de comprimento e 2,56 m de entre-eixos.
  • A linha de cintura remete ao Skoda, mas há um vinco mais baixo nos para-lamas traseiros que acabam nas lanternas.
  • As lanternas traseiras são de leds e interligadas por uma barra preta com a espessura de metade do logo traseiro.
  • O para-choque traseiro tem desenho típico de SUV urbano, com proteção na base, mas parece estar mais recuado que a tampa do porta-malas.
  • As rodas são diamantadas e de aro 17. As molduras das caixas de roda são bem salientes.
  • O teto tem relevos bem marcados e as barras longitudinais são elevadas e, aparentemente, funcionais.
  • A frente do carro está com todas as tomadas de ar cobertas, mas o teaser mostra bastante. Os faróis têm leds integrados e não são contínuos, o que permite uma fácil identificação.
VW A0 SUV
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Para não gerar confusão, tratemos este novo Volkswagen como A0 SUV ou pelo codinome VW246. A fabricante até terá uma atração curiosa no evento que patrocina, onde os visitantes do seu estande só poderão dar nomes errados – mas com uma dica real de que o nome final terá cinco letras. Vale lembrar que a Volks começou a trabalhar possibilidades de nomes há um ano.

VW A0 SUV
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Se a identidade definitiva não foi divulgada, ao menos a missão está mais do que definida. Com o Nivus e T-Cross custando a partir de R$ 119.890 nas versões Sense, não é difícil perceber que existe espaço para um SUV mais barato na linha da Volkswagen com preço imediatamente acima do Polo. 

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
VW A0 SUV
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

O que dá um toque especial ao VW A0 SUV é que este não é mais um derivado do Polo. O “A0” vem da mesma variação da plataforma MQB, mas este SUV compacto foi concebido a partir do Skoda Fabia, o primo tcheco do Polo que também é 5 cm maior, com 4,10 m de comprimento e os mesmos 2,56 m de entre-eixos. Por isso seu porta-malas também será maior e seu interior, completamente diferente do Polo e bastante parecido como o do Skoda.

Continua após a publicidade
VW A0 SUV
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Fiat Pulse e Renault Kardian serão os principais rivais deste novo VW, que ajudará a formar uma segunda classe de SUVs compactos junto com o futuro SUV do Chevrolet Onix.

Mesmo com toda a camuflagem é possível notar que o A0 SUV tem coluna C grande e para-lamas largos nessa região para acompanhar a linha de cintura ascendente, o que faz com que pareça mais robusto e aumenta seu porte.

vw suv 4

Outros recursos de design são o vidro traseiro menor e em posição mais elevada, a tampa do porta-malas menor e o para-choque traseiro mais elevado. É possível que lanternas e faróis sejam interligados por barra de leds, que estariam escondidos sob a camuflagem. Na primeira imagem divulgada pela marca, porém, a barra central não existe na dianteira.

VW A0 SUV
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

O A0 SUV será fabricado na unidade de Taubaté ao lado das versões mais baratas do Polo no início de 2025, e faz parte da ofensiva anunciada pela marca de lançar 16 modelos até 2028.

Continua após a publicidade
VW A0 SUV
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Um ponto importante é que, desde o início, o projeto está adaptado para os planos de híbrido flex da marca, mas com um motor elétrico menor, num arranjo híbrido leve. O motor cotado para o lançamento é o 170 TSI, o 1.0 turbo com 116 cv e 16,8 kgfm já presente no Polo e mais fraco que a versão presente em Nivus e T-Cross, que têm 128 cv e 20,4 kgfm.

VW A0 SUV
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.