Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Mega Black: Quatro Rodas com preço absurdo

Volkswagen ainda não sabe se fará o Golf no México ou na Alemanha em 2027

Plataforma de futuros modelos elétricos está atrasada e marca precisa aliviar um rombo de 11 bilhões de euros

Por Renan Rodrigues
23 nov 2025, 11h00
VW Golf GTI
 (Divulgação/Volkswagen)
Continua após publicidade

Em dezembro de 2024, a Volkswagen chocou a indústria automotiva com a possibilidade de transferir a produção do Golf da Alemanha para o México. Aliás, o movimento seria similar ao que aconteceu com o Fusca.

No entanto, alguns problemas podem fazer a marca repensar essa possibilidade. Ainda que no último mês o Presidente da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, tenha afirmado que a produção no México pode ampliar a oferta de versões aqui, agora as coisas parecem caminhar para outro lado.

VW Golf GTI
(Divulgação/Volkswagen)

Informações obtidas pela revista Autocar revelam que o martelo sobre a migração da produção não está mais batido. O grande problema está na plataforma SSP, que será utilizada para fazer os novos VW ID.3 e Cupra Born, e ambos ocupariam o espaço do Golf na fábrica de Wolfsburg, na Alemanha.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Por conta de problemas de software, a nova arquitetura elétrica, que deveria ser entregue em 2026, está prevista para, no mínimo, 2029. E isso deixa a Volkswagen em uma verdadeira sinuca de bico.

Recentemente, o conselho de supervisão da fabricante congelou um pacote de investimentos para os próximos anos. Além disso, conforme mostramos no final de outubro, a VW está com um rombo de 11 bilhões de euros para operar em 2026.

Volkswagen Golf GTI

Continua após a publicidade

Por outro lado, a mudança para o México era vista com alívio econômico, uma vez que é mais barato produzir em Puebla do que em Wolfsburg. Todavia, sem a nova plataforma, a fábrica alemã fica inviável em termos de volume de veículos produzidos por ano.

Com os investimentos congelados e a necessidade de arranjar 11 bilhões de euros, a Volkswagen vê risco no desenvolvimento de futuros modelos, atualizações de infraestrutura e até mesmo postos de trabalho.

Continua após a publicidade
VW Golf GTI
(Divulgação/Volkswagen)

Por fim, assim como acontece com outras marcas, as vendas de modelos elétricos estão abaixo do esperado, o que prejudica ainda mais as contas do Grupo Volkswagen a longo prazo.

Vale dizer que rumores apontam para a possibilidade de o grupo vender marcas como a Bugatti, além de empresas correlacionadas com o negócio, mas que não necessariamente produzem carros, como Everllence, MAN Energy, Italdesign e IAV.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SUPER BLACK FRIDAY

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.