Toyota Hilux 2027 aparece em testes e terá motor diesel híbrido ‘de mentira’
Picape média será apresentada em novembro com motor 2.8 turbodiesel combinado a um sistema híbrido leve e uma renovação visual mais profunda

A Toyota Hilux está cada vez mais perto de mudar. Flagras recentes revelam que a picape média adotará um visual mais robusto e, mais importante, terá pela primeira vez um sistema híbrido-leve associado ao seu consagrado motor diesel. Ao mesmo tempo, parecem confirmar o que muitos temiam: a caminhonete será mais uma reestilização atual do que uma nova geração. A estreia global é esperada para novembro, no Salão do Automóvel da Tailândia.
A principal novidade mecânica da nova Toyota Hilux 2027 será a introdução de um sistema híbrido leve de 48V combinado ao motor 2.8 turbodiesel. Este conjunto deve continuar entregando os mesmos 204 cv e 50,9 kgfm de torque, controlados por um câmbio automático, mas com o auxílio de um pequeno motor elétrico.
Essa eletrificação, ainda que leve, visa a redução no consumo de combustível e nas emissões de poluentes. O sistema funciona utilizando um motor-gerador para auxiliar o propulsor a diesel em acelerações e permitir que o start-stop atue por mais tempo, desligando o motor a combustão em paradas no trânsito, por exemplo.
Alguns países já receberam esta motorização para a picape atual. A Toyota aproveitará a renovação do veículo para levar a tecnologia a mais mercados, como no Brasil, adicionando o sistema nas unidades produzidas na Argentina.
A adoção do sistema por parte da Toyota é uma situação curiosa ao considerar como a empresa se posicionou contra a tecnologia. Recentemente, Sean Hanley, vice-presidente de vendas e marketing da Toyota na Austrália, disse em uma entrevista que “um verdadeiro híbrido precisa ter um motor elétrico capaz de tracionar o veículo sem auxílio do motor a combustão. O resto é só marketing”.

O design da picape também passará por uma grande reformulação. Os flagras mais recentes, feitos na Guatemala, mostram uma dianteira mais vertical e imponente, com uma nova grade em formato de colmeia e faróis mais afilados.

Na traseira, as lanternas receberão um novo arranjo de luzes, possivelmente interligadas e com assinatura em LED. Embora o perfil lateral não aparente grandes alterações, espera-se que novos vincos na carroceria e rodas de liga leve com desenho inédito completem o visual renovado.
Por dentro, a nova Toyota Hilux 2027 promete um salto em tecnologia e conforto, abandonando as linhas conservadoras usadas até agora. Imagens vazadas revelam uma cabine totalmente redesenhada, com inspiração nos SUVs mais caros da marca, como o Land Cruiser Prado. O painel agora conta com um quadro de instrumentos totalmente digital e uma nova central multimídia flutuante, com tela de aproximadamente 10” e botões físicos para facilitar o uso.

O console central foi elevado e redesenhado, e o acabamento geral aparenta maior sofisticação, com o uso de materiais de toque macio. A nova Hilux 2027 também deve oferecer mais tecnologia e segurança, com a expectativa da inclusão do pacote Toyota Safety Sense em mais versões, com recursos como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa, algo importante considerando que muitas rivais contam com pacotes ADAS mais completos.
A picape manterá a construção de carroceria sobre chassi, mas pode receber evoluções estruturais para melhorar a rigidez e o conforto. A nova geração da Hilux deve chegar aos principais mercados internacionais no início de 2026, após sua apresentação oficial no final deste ano.
No caso do Brasil, teremos que aguardar mais um tempo. A Toyota ainda não anunciou o investimento para atualizar a produção na Argentina, o que deve empurrar o seu lançamento local apenas para 2027.