Renault Kardian terá faróis de led e até ACC contra Nivus e Tracker
SUV compacto inédito, o Kardian estreia até o fim do ano como o Renault nacional mais sofisticado da história e é maior que Nivus e Tracker
A Renault pode começar 2024 com sua linha de SUVs reorganizada. Enquanto o Stepway e o Captur vivem seus últimos momentos no mercado brasileiro, o Duster se prepara para receber uma leve reestilização que será responsável por elevar seu padrão. A intenção é abrir espaço para o Kardian, seu inédito SUV compacto.
Este será novo de verdade. Será o primeiro Renault fabricado no Brasil baseado na plataforma CMF-B (da nova geração dos Sandero e Clio) e também marca a estreia do novo motor 1.0 turboflex com injeção direta e fabricado no Brasil. É uma versão tropicalizada de um motor que já existe na Europa e que, por aqui, poderá superar os 120 cv quando com álcool.
O câmbio também é novidade. Conforme antecipado por QUATRO RODAS há um ano, o novo SUV da Renault dispensou o câmbio CVT e terá câmbio DCT, de dupla embreagem a seco, com seis marchas. Esse novo conjunto mecânico já tem previsão para ser híbrido leve no futuro.
Início de uma nova fase
Desde janeiro de 2021 a Renault do Brasil vem seguindo o direcionamento do plano “Renaulution”, que prevê o aumento do padrão dos Renault e também a entrada em segmentos de maior rentabilidade. Foi baseada nessa estratégia que a fabricante decidiu cancelar a novas gerações do Sandero e do Logan no Brasil, mas garantir a produção local da próxima geração do Duster.
Também por isso, o Renault Kardian será um dos carros mais sofisticados já fabricados pela Renault no Brasil. Será mais completo até que o Fiat Pulse, que também é um SUV derivado de hatch – o Kardian aproveita portas e cabine da nova geração do Sandero, que tem bons 2,60 m de entre-eixos. O design exclusivo na dianteira e na traseira. e as rodas maiores são uma tentativa de promovê-lo a SUV.
A presença de quadro de instrumentos digital, bancos mais encorpados, ar-condicionado automático e digital, faróis e lanternas de led, sistema start-stop e até sistemas semiautônomos, como frenagem de emergência, assistente de faixa e piloto automático adaptativo (ACC), pelo menos nas versões mais caras, deixarão o Renault Kardian bem alinhado com o VW Nivus.
Atuando na faixa de preço entre os R$ 110.000 e R$ 150.000, o Renault Kardian ainda terá como rivais os Nissan Kicks e Chevrolet Tracker, Nissan Creta e Jeep Renegade. O grande espaço interno e o porta-malas amplo, heranças do novo Sandero, serão trunfos do SUV da Renault neste segmento.
A apresentação global está prevista para setembro. Já a produção do Renault Kardian em São José dos Pinhais (PR) está prevista para ser iniciada em meados de outubro.