Qual será o preço da nova Montana 2023? Lançamento é em fevereiro
Terceira geração da caminhonete Chevrolet é sempre cabine dupla e vai concorrer com a Fiat Toro, mas também ameaça a Strada
A Chevrolet prepara para 8 de fevereiro o lançamento da nova Montana 2023. A partir desta data, as 2.000 unidades comercializadas em pré-venda começam a ser entregues. Justamente por isso o preço das duas principais versões da picape cabine dupla já são conhecidos.
Os valores da nova Chevrolet Montana 2023 começaram em R$ 134.490 para a versão LTZ enquanto a versão Premier custava R$ 140.490. Mas são esperados reajustes, pois esses preços foram praticados no final de novembro. Mas pelos menos duas versões mais baratas serão oferecidas no lançamento. Independente do preço, o motor será sempre um 1.2 turbo.
De acordo com a Chevrolet, há outras milhares de unidades da nova Montana já encomendadas por clientes. Além disso, a fabricante anunciou o início da produção em série da sua nova picape com carroceria monobloco há duas semanas. Ela está sendo fabricada em São Caetano do Sul (SP), mesma unidade que fabricava sua antiga geração.
Versões da nova Montana 2023
A gama de versões completa da picape Chevrolet terá cinco versões, sendo duas com câmbio manual e uma automática com visual esportivo. Confira:
- Chevrolet Montana 1.2 Turbo Manual
- Chevrolet Montana 1.2 Turbo LT Manual
- Chevrolet Montana 1.2 Turbo LTZ Automática
- Chevrolet Montana 1.2 Turbo RS Automática
- Chevrolet Montana 1.2 Turbo Premier Automática
O motor 1.2 turbo flex gera até 133 cv e 21,4 kgfm. Enquanto as versões mais caras têm câmbio automático de seis marchas, as mais mais simples têm câmbio manual de seis marchas, combinação inédita no Brasil.
Atualmente, o motor 1.2 turbo só equipa o Tracker Premier mais caro, com teto solar. Por sinal, o Tracker Premier 1.0 turbo está saindo de linha para dar mais destaque para a versão 1.2 turbo.
Qual o consumo da nova Montana 2023?
De acordo com a Chevrolet, o conjunto mecânico da Montana 2024 promete ter “uma relação entre aceleração e consumo de combustível superior à média do segmento”. Assim, a marca diz que a Montana automática pode alcançar as médias de 13,3 km/l na estrada e 11,1 km/l na cidade, com gasolina. Com etanol, as médias caem para 9,3 e 7,7 km/l, respectivamente.
“Quem optar pela versão com transmissão manual, irá encontrar na nova Montana os melhores resultados da categoria na medição de aceleração de 0 a 100 km/h”, diz em comunicado. Os números de desempenho, no entanto, ainda não estão disponíveis.
No que diz respeito aos equipamentos, a nova Montana poderá ter, pelo menos nas versões mais caras, ar digital (de uma zona), seis airbags, faróis full-led com regulagem de altura, ESP, alerta de frenagem de emergência, alerta de pontos cegos, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, wi-fi, piloto automático e sistema de som com subwoofer JBL. É uma boa lista, mas que não surpreende.
Nenhuma das versões terá sistemas avançados de segurança, como frenagem automática de emergência, monitor de cansaço do motorista ou assistente de permanência em faixa ou piloto automático adaptativo (ACC).
Tamanho da nova Montana 2023
A Montana 2023 tem 4,72 metros de comprimento (contra 4,70 da Renault Oroch e 4,95 da Fiat Toro) e 1,8 metros de largura. A caçamba tem 874 litros de capacidade e seu foco será a acomodação de objetos do dia-a-dia, e não cargas pesadas. Segundo a marca, o consumidor do segmento “quase nunca” utiliza a capacidade de peso total.
Por isso, a picape foca na segurança e praticidade no transporte de objetos na caçamba, batizada de “Multi-flex”. A marca diz que o compartimento tem dimensões que permitem levar objetos mais volumosos, como móveis, carrinhos de bebê ou bicicletas, além de um eficiente sistema de vedação na capota marítima contra a entrada de água. A caçamba também se destaca por oferecer diversos acessórios, como divisórias, prateleiras, ganchos e até capota rígida com acionamento elétrico por controle remoto.
Por dentro, no entanto, os bancos dianteiros ão os mesmos do Tracker e há comandos vindos do Onix, como os do ar-condicionado, embora todo o conjunto tenha acabamento superior em comparação com o hatch, com um material de toque emborrachado, embora rígido. No geral, o interior da picape demonstra cuidado e até um certo refinamento em materiais e construção.
Espaço também foi um dos focos na cabine, que promete (e cumpre) mais conforto para as pernas do que em uma Toro, mesmo que por uma margem milimétrica. Só não dá para dizer que há sobras. Além disso, só duas pessoas vão confortáveis no banco traseiro, já que o túnel central é alto e o console invade o espaço das pernas do passageiro que vai no meio.
Fotos da nova Chevrolet Montana 2023
Duas outras vantagens da picape da Chevrolet estão no assoalho mais baixo, que evita com que os joelhos fiquei muito acima da linha do quadril, e na inclinação do banco traseiro, ligeiramente mais inclinado que nas rivais. Os dois pontos resultam em mais conforto.
Outra promessa fica para o baixo custo de manutenção e a robustez do conjunto, especificamente de freios e de suspensão, esta com um sistema de duplo batente de rigidez variável.