Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Porque a nova VW Amarok terá mudanças no motor já em 2025

Exigências de emissões do Proconve L8 forçarão a Volkswagen a reduzir emissões do V6 3.0, possivelmente com o uso de Arla 32

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 nov 2024, 13h10 - Publicado em 10 set 2024, 14h06
Volkswagen Amarok 2025
Volkswagen Amarok 2025 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A nova Volkswagen Amarok tem mudanças no visual e no pacote de equipamentos, mas não teve qualquer mudança no motor para linha 2025. É uma questão tempo, porém. A Volkswagen apenas optou por adiar uma alteração necessária para cumprir as normas de emissões que entram em vigor na virada do ano.

Hoje, o motor V6 3.0 TDI usa um sistema de recirculação de gases de escape (EGR) para controlar as emissões, que não é suficiente para cumprir as novas regras de emissões do Proconve L8 em 2025. A solução, para evitar mudanças mais profundas na mecânica da picape, seria partir para a mesma estratégia das outras picapes médias: usar o Arla 32.

Volkswagen Amarok 2025
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Arla significa Agente Redutor Líquido Automotivo, e o número 32 se refere à concentração de ureia para cada 100 gramas de água. O Arla 32 é fundamental para o funcionamento do sistema de redução catalítica seletiva (SCR), pois a ureia provoca uma reação química transformando o óxido de nitrogênio (NOx), nocivo à saúde, em nitrogênio e água, que não são nocivos.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Na prática, o sistema EGR é mantido, assim como o filtro de partículas (DPF), e a reação do gás de escape com o Arla 32 acontece mais para o final do escape do veículo.

Volkswagen Amarok 2025
Motor V6 3.0 TDI da Volkswagen Amarok (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Para isso, a Volkswagen Amarok 2025 deverá receber um tanque extra para a solução de ureia. Não deve haver tanta dificuldade, porque isso fazia parte do projeto da picape média para o mercado europeu. A fabricante optou, porém, por deixar essa mudança para os carros fabricados a partir do próximo ano.

Continua após a publicidade

Há um impacto no uso. Picapes e SUVs a diesel precisam ter o tanque de Arla 32 completado em intervalos que variam entre 10.000 e 15.000 km. O projeto da Amarok prevê um tanque de 13 litros e cada litro custa ao redor de R$ 4. É possível que o rendimento do motor não mude, e permaneça com seu pico de 272 cv e 59,1 kgfm. Na verdade, o sistema SCR até permite aumentar a potência sem aumentar as emissões.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.