Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo VW Virtus Exclusive 2024 será capaz de substituir o Jetta 1.4 TSI?

Versão inédita e mais refinada do novo Volkswagen Virtus tem o necessário para ocupar, com devidos ajustes, o papel do finado Jetta de entrada

Por Eduardo Passos
Atualizado em 3 abr 2024, 15h24 - Publicado em 24 jan 2023, 10h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • No início de 2021, as versões 1.4 do Volkswagen Jetta foram aposentadas no Brasil, deixando só o Jetta GLI 2.0, esportivo, à venda. Desde então, há uma imensa lacuna no catálogo de sedãs da VW: do Virtus mais caro ao único Jetta disponível, são incríveis R$ 72.460 de diferença; mais do que suficiente para comprar um carro compacto.

    Isso deve mudar em questão de semanas, pois a Volkswagen já registrou o novo Virtus Exclusive no Brasil. Ele deve ser o novo topo de linha do modelo, superando o Virtus GTS que, na versão 2023, sai por R$ 148.920. Com base nisso, é razoável apostar em preço do Volkwagen Virtus Exclusive 2024 na casa de até R$ 160.000. A distância para o Jetta GLI deve ser grande, mas menor do que antes.

    Esportividade do Virtus GTS ou conforto do Jetta Comfortline?
    Proximidade entre Virtus mais caro e Jetta mais barato é questão antiga para a VW (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Com chegada prevista já para fevereiro, o novo Virtus Exclusive 2024, entretanto, não está de olho no Jetta esportivo. Seu foco é preencher o espaço que antes era ocupado pelo Jetta Comfortline 1.4 TSI. Seria a aplicação de uma aparente estratégia da fabricante alemã, que vem simplificando de maneira sutil seus protagonistas em diferentes segmentos. Caso mais notável é o do novo Polo, que ganhou o motor 170 TSI e a versão Track para expandir sua atratividade. O Nivus também poderá ganhar versões mais simples.

    VW Jetta
    Jetta 1.4 saiu de linha, mas será substituído por irmão mais novo bem parecido (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Equipamentos do Volkswagen Virtus Exclusive 2024

    Além de reportar a existência do Virtus Exclusive, o site Autos Segredos vai além, destacando equipamentos esperados para o modelo. Com base nessa apuração, o Virtus Exclusive realmente tem potencial de substituir o Jetta Comfortline, a começar pela oferta do mesmo motor 1.4 turbo do antecessor, que já é utilizado pelo Virtus GTS.

    volkswagen virtus 2023
    Modelo brasileiro deve ser bem parecido com o mexicano (foto) (Divulgação/Volkswagen)

    As duas versões mais caras do sedã trarão o motor de 150 cv e 25,5 kgfm, enquanto as mais baratas serão “rebaixadas” para o 170 TSI (116 cv/16,8 kgfm), uma versão atualizada do 1.0 turbo que equipava o Up!. É provável que também haja versões com o 200 TSI, de 128 cv e 20,4 kgfm.

    volkswagen virtus 2023
    Uma das diferenças é a antena barbatana, que não é esperada no mercado nacional (Divulgação/Volkswagen)
    Continua após a publicidade

    Em termos de conforto, as semelhanças entre os sedãs estariam na presença dos bancos e forros de porta em couro. Em relação ao Jetta, o Virtus Exclusive deve ter ainda mais do material nobre, utilizando-o no painel tal qual o Polo GTS. O Virtus é cerca de 20 cm menor, mas seu entre-eixos 3,9 cm menor ameniza questões de espaço. O porta-malas de 521 litros, por outro lado, é vantagem frente ao Jetta, com 510 l.

    Desenhos se parecem, mas painel do Jetta é mais refinado
    Painel do Virtus Exclusive deve superar com relativa folga a tecnologia ofertada pelo Jetta Comfortline (foto) (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O ar-condicionado Climatronic do Virtus perde para o do Jetta, que, além de ser digital, traz duas zonas de temperatura. O finado também oferecia freio de estacionamento eletrônico — no Virtus espera-se a boa e velha alavanca do freio de mão. O sedã mais barato, entretanto, deve trazer a mesma chave presencial do irmão mais velho, com sistema que permite abertura das portas pelo sensor de proximidade.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    Em compensação, o Virtus Exclusive deve superar o Jetta Comfortline na central multimídia, que provavelmente será a VW Play de 10,1’’, ante a tela de 8’’ do modelo aposentado. Além da multimídia, terá quadro de instrumentos digital como no Virtus GTS, completando o glass cockpit.

    Volkswagen Polo GTS 2024
    Painel do Virtus Exclusive deve ser parecido com o do Polo GTS, trocando as cores chamativas por tons sóbrios e com couro na faixa central (Divulgação/Volkswagen)

    O pacote eletrônico deve ser completado por sensores de estacionamento, chuva e luminosidade. Também espera-se controle de cruzeiro não-adaptativo — mesmo no Jetta, o ACC era exclusividade da versão GLI — e faróis full-led.

    A transmissão do Virtus Exclusive será, segundo o Autos Segredos, o mesmo câmbio automático de seis marchas que equipa outros carros com o motor 250 TSI. Para quem gosta de tê-lo na mão, uma boa pedida são as borboletas no volante, que devem constar no novo sedã intermediário da Volks e inexistiam no Jetta.

    Continua após a publicidade
    volkswagen virtus 2023
    Questão de dias para o novo Virtus provar a que veio (Divulgação/Volkswagen)

    Em termos visuais, o Virtus trará reestilização exclusiva do Brasil, mas cuja ideia principal está refletida no facelift já lançado na Índia e no México. Na prática, isso significa novas rodas, molduras e maçanetas com visual cromado e a adição de faróis auxiliares. Tudo para mostrar que o Volkswagen Virtus Exclusive 2024 não pretende ser um Virtus qualquer por aí.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.