No início de 2021, as versões 1.4 do Volkswagen Jetta foram aposentadas no Brasil, deixando só o Jetta GLI 2.0, esportivo, à venda. Desde então, há uma imensa lacuna no catálogo de sedãs da VW: do Virtus mais caro ao único Jetta disponível, são incríveis R$ 72.460 de diferença; mais do que suficiente para comprar um carro compacto.
Isso deve mudar em questão de semanas, pois a Volkswagen já registrou o novo Virtus Exclusive no Brasil. Ele deve ser o novo topo de linha do modelo, superando o Virtus GTS que, na versão 2023, sai por R$ 148.920. Com base nisso, é razoável apostar em preço do Volkwagen Virtus Exclusive 2024 na casa de até R$ 160.000. A distância para o Jetta GLI deve ser grande, mas menor do que antes.
Com chegada prevista já para fevereiro, o novo Virtus Exclusive 2024, entretanto, não está de olho no Jetta esportivo. Seu foco é preencher o espaço que antes era ocupado pelo Jetta Comfortline 1.4 TSI. Seria a aplicação de uma aparente estratégia da fabricante alemã, que vem simplificando de maneira sutil seus protagonistas em diferentes segmentos. Caso mais notável é o do novo Polo, que ganhou o motor 170 TSI e a versão Track para expandir sua atratividade. O Nivus também poderá ganhar versões mais simples.
Equipamentos do Volkswagen Virtus Exclusive 2024
Além de reportar a existência do Virtus Exclusive, o site Autos Segredos vai além, destacando equipamentos esperados para o modelo. Com base nessa apuração, o Virtus Exclusive realmente tem potencial de substituir o Jetta Comfortline, a começar pela oferta do mesmo motor 1.4 turbo do antecessor, que já é utilizado pelo Virtus GTS.
As duas versões mais caras do sedã trarão o motor de 150 cv e 25,5 kgfm, enquanto as mais baratas serão “rebaixadas” para o 170 TSI (116 cv/16,8 kgfm), uma versão atualizada do 1.0 turbo que equipava o Up!. É provável que também haja versões com o 200 TSI, de 128 cv e 20,4 kgfm.
Em termos de conforto, as semelhanças entre os sedãs estariam na presença dos bancos e forros de porta em couro. Em relação ao Jetta, o Virtus Exclusive deve ter ainda mais do material nobre, utilizando-o no painel tal qual o Polo GTS. O Virtus é cerca de 20 cm menor, mas seu entre-eixos 3,9 cm menor ameniza questões de espaço. O porta-malas de 521 litros, por outro lado, é vantagem frente ao Jetta, com 510 l.
O ar-condicionado Climatronic do Virtus perde para o do Jetta, que, além de ser digital, traz duas zonas de temperatura. O finado também oferecia freio de estacionamento eletrônico — no Virtus espera-se a boa e velha alavanca do freio de mão. O sedã mais barato, entretanto, deve trazer a mesma chave presencial do irmão mais velho, com sistema que permite abertura das portas pelo sensor de proximidade.
Em compensação, o Virtus Exclusive deve superar o Jetta Comfortline na central multimídia, que provavelmente será a VW Play de 10,1’’, ante a tela de 8’’ do modelo aposentado. Além da multimídia, terá quadro de instrumentos digital como no Virtus GTS, completando o glass cockpit.
O pacote eletrônico deve ser completado por sensores de estacionamento, chuva e luminosidade. Também espera-se controle de cruzeiro não-adaptativo — mesmo no Jetta, o ACC era exclusividade da versão GLI — e faróis full-led.
A transmissão do Virtus Exclusive será, segundo o Autos Segredos, o mesmo câmbio automático de seis marchas que equipa outros carros com o motor 250 TSI. Para quem gosta de tê-lo na mão, uma boa pedida são as borboletas no volante, que devem constar no novo sedã intermediário da Volks e inexistiam no Jetta.
Em termos visuais, o Virtus trará reestilização exclusiva do Brasil, mas cuja ideia principal está refletida no facelift já lançado na Índia e no México. Na prática, isso significa novas rodas, molduras e maçanetas com visual cromado e a adição de faróis auxiliares. Tudo para mostrar que o Volkswagen Virtus Exclusive 2024 não pretende ser um Virtus qualquer por aí.