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VW Polo GTS 2024 tem frente do GTI, couro no painel e custa R$ 145.790

Hatch esportivo mantém motor 1.4 TSI e os mesmos equipamentos de segurança das versões 1.0, mas tem faróis matrix e grade com barra iluminada

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 jan 2023, 10h38 - Publicado em 17 jan 2023, 00h45
Volkswagen Polo GTS 2024
 (Divulgação/Volkswagen)
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A única coisa que a Volkswagen havia mostrado do novo Polo GTS havia sido seus faróis matrix, chamados IQ.Light. Agora sem qualquer camuflagem, o Polo GTS 2024 revela que sua maior novidade é ter exatamente a mesma frente do novo Polo GTI europeu.

O aumento de preços imediato é pequeno: o Volkswagen Polo GTS 2024 custa R$145.790, um aumento de R$ 2.000 sobre o último preço de tabela da linha 2022, mas este preço só vale até o final de fevereiro. 

Volkswagen Polo GTS 2024
(Divulgação/Volkswagen)

GTI com restrições orçamentárias

Além de usar os mesmos faróis full-led, importados da Espanha e que consegue iluminar até 170 metros adiante (contra 130 das demais versões), o novo VW Polo GTS tem grade com barra iluminada integrando as assinaturas de led dos faróis.

faróis
Farol das versões convencionais (atrás) e os faróis IQ.Light importados (frente) (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Também é a primeira vez que o GTI e o GTS usam o mesmo para-choque dianteiro. A peça tem tomada de ar inferior diferente, em forma de favos de mel e com dois pontos de led de cada lado com a função de faróis de neblina.

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Volkswagen Polo GTS 2024
(Divulgação/Volkswagen)
Volkswagen Polo GTS 2024
(Divulgação/Volkswagen)

Só ficou faltando pintar o teto de preto, porque os retrovisores têm capa preta e agora a Volkswagen resolveu colocar rodas aro 18 como equipamento de série – eram opcionais desde 2021 – como no GTI.

Também faltou trazer ao Brasil a mesma tampa do porta-malas com prolongamento das lanternas. A diferença fica pelo logo “GTS” centralizado na tampa, além de ter base do para-choque diferente (também emprestado pelo GTI), duas saídas de escape e prolongamento do aerofólio na cor preta.

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O que mais difere o esportivo europeu do brasileiro, porém, é o motor. O Polo GTS continua com o 1.4 TSI (250 TSI) de 150 cv e 25,5 kgfm com câmbio automático de seis marchas. O GTI tem motor 2.0 TSI de 204 cv e 32,6 kgfm e câmbio de dupla embreagem DSG de 7 marchas. E vale dizer que a versão esportiva permanece com freios a disco nas quatro rodas, não ganhou freio a tambor como as outras.

Acabamento melhorado

Volkswagen Polo GTS 2024
(Divulgação/Volkswagen)

Os bancos com encosto de cabeça inteiriço começaram o Polo GTS e agora estão em toda a linha (em versão simplificada). O que realmente vai diferenciar a versão esportiva é o mesmo material sintético aplicado à faixa central do painel com costura vermelha no centro, uma tentativa de dar algum aspecto premium ao hatch.

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Volkswagen Polo GTS 2024
(Divulgação/Volkswagen)

Os detalhes vermelhos se repetem ao redor das saídas do ar-condicionado, no console e no novo volante. A nova alavanca de câmbio tem pomo cromado, mas o quadro de instrumentos digital não aparenta ter grafismos diferentes. Pedaleiras de alumínio completam a decoração.

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Sem segurança autônoma

A Volkswagen só não se movimentou para dar ao Polo GTS algum equipamento de segurança exclusivo que pudesse contornar as três estrelas no último teste de segurança do Latin NCAP.

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O hatch esportivo tem quatro airbags (frontais e laterais) como qualquer outra versão do Polo (inclusive o Polo Track, substituto do Gol), farol alto automático, frenagem pós-colisão, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, detector de fadiga e bloqueio eletrônico de diferencial.

Volkswagen Polo GTI 2022
Volkswagen Polo GTI com a grade iluminada (Divulgação/Volkswagen)

Ainda são equipamentos de série do Volkswagen Polo GTS câmera de ré, central VW Play de 10,1″, carregamento por indução, sensores de chuva e crepuscular, ar-condicionado digital Climatronic e partida por botão.

Ou seja: equipamentos como airbags de cortina, piloto automático adaptativo e frenagem autônoma de emergência seguem restritos ao irmão Nivus, que tem motor 1.0 TSI de 128 cv e custa R$ 125.890 na versão Comfortline e R$ 141.890 na Highline. Completo, porém, custa R$ 145.610 – só R$ 180 a menos.

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