Novo SUV médio da Renault será rival de Compass e Corolla Cross, não um cupê
Projeto R1312 inicialmente seria um SUV cupê, mas novos flagras revelam que ele será convencional e pode ser o primeiro híbrido nacional da marca
A Renault está mudando seus rumos no Brasil. Se antes a empresa focava em carros mais simples e de volume como Sandero e Logan, agora está focada em veículos mais caros e refinados. E dentro dessa nova estratégia está o lançamento de um novo SUV médio, maior que o Duster, para competir com o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross.
Já sabemos, em primeira mão, características técnicas e de distribuição das suas versões e sobre alguns equipamentos que estarão disponíveis, sobre os quais falaremos adiante. Mas há uma revelação importante nos flagras mais recentes.
Os protótipos do SUV tratado pelo codinome R1312 já podem ser vistos circulando por rodovias brasileiras com carroceria definitiva e, claro, sob muita camuflagem. O disfarce não entrega muito do visual, mas de uma coisa podemos ter certeza: não é um SUV cupê.
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A carroceria é de um SUV médio tradicional, contradizendo informações anteriores vindas da própria fabricante. Se a Renault desistiu da ideia, ainda não podemos dizer, mas de fato, não será nesse projeto. Outra contradição fabricante é sobre o fato de o carro não ter qualquer relação com o Dacia Bigster: o formato da carroceria dos carros em teste são praticamente as mesmas.
Voltando para o Renault R1312, pelas fotos tiradas por Edson Hanson e divulgadas pelo perfil do Instagram Placa Verde, insinuam, afinal, as diferenças entre o carro nacional e o romeno.
Mesmo em baixa resolução, é possível ver que a dianteira tem grade que segue o mesmo estilo da usada pelo Kardian, cuja barra na parte superior da grade se prolonga com o formato dos faróis. Também é possível ver a assinatura de leds e a tomada de ar inferior em forma de trapézio, elementos que comprovam que a frente tem design próprio. É uma nova abordagem sobre o desenho do Bigster.
As fotos da traseira são mais nítidas e revelam sua forma quadrada e com alguns vincos. É importante notar as maçanetas das portas traseiras na coluna herdadas do Dacia Bigster, ao mesmo tempo que a traseira será muito diferente.
Aparentemente, as lanternas traseiras exclusivas serão integradas por uma barra, o que obrigou a criarem uma nova estamparia para a tampa do porta-malas. O vidro é o mesmo, mas a placa foi deslocada para baixo e o para-choque tem elementos que formam um desenho hexagonal para evocar alguma robustez.
A estratégia da Renault será, claramente, utilizar o design concebido no Brasil para distanciar ao máximo a imagem do Dacia Bigster do seu novo SUV médio nacional, exatamente como fez ao transformar o Dacia Sandero o em Renault Kardian, sua versão melhorada.
Mesmo com a camuflagem é possível ver que a Renault utiliza outras referências visuais, como a da picape Niagara, que será fabricada na Argentina em 2026, e do SUV Symbioz.
O que esperar do novo SUV médio da Renault
O novo SUV médio da Renault, R1312, foi desenvolvido na mesma plataforma RGMP, que é modular e estreou no Kardian. Como a proposta da montadora é agregar valor, este novo carro terá equipamentos fundamentais em seu segmento.
Sua gama terá três versões, que serão caracterizadas pelas rodas de 18 a 19 polegadas. O mais completo terá teto solar panorâmico, mas piloto automático adaptativo e todas as assistências ADAS para o motorista tendem a ser de série, assim como o quadro de instrumentos digital com mais de 10 polegadas.
O interior, aliás, terá uma nova abordagem usando a mesma estrutura do painel do Bigster. Por isso, também, a saída de ar-condicionado traseira está garantida.
O SUV médio será lançado com um tom de azul, mas ainda terá opções de cores preta, branca, cinza e vinho.
Quanto à mecânica, o motor 1.3 TCe, turbo com injeção direta flex e que já está sendo nacionalizado, está confirmado para o novo SUV em todas as versões no lançamento. Hoje, este motor gera 170 cv e 27,5 kgfm no Duster e na Oroch, mas combinado com um câmbio automático CVT que tende a ser substituído por um câmbio de dupla embreagem.
O câmbio de dupla embreagem facilitará a primeira fase da eletrificação deste novo SUV médio, quando receberá um sistema elétrico de 48 Volts.
Na segunda fase, o SUV médio da Renault será um híbrido plug-in (PHEV) 4×4, graças a um motor elétrico independente que será instalado na traseira, aproveitando sua suspensão multilink.
Na Europa, o Dacia Bigster já tem uma versão híbrida, mas plena (HEV), com motor 1.8 aspirado de 107 cv e outros dois motores elétricos, que juntos entregam 155 cv.
O conjunto eletrificado e 4X4 será aproveitado pela picape Renault Niagara, que será fabricada na Argentina a partir do final de 2026. O SUV e a picape compartilharão boa parte da estrutura, bem como o painel e as portas.