Poucas horas depois do Pulse Abarth ser apresentado no Big Brother Brasil 22 — confirmando a informação dada em setembro por QUATRO RODAS — já voltamos às especulações. Com três lançamentos da divisão esportiva confirmados para o mercado nacional até 2023 (e o futuro SUV cupê Fastback já incluso nessa lista), agora é hora de descobrir o modelo que completará o trio “furioso” da Fiat.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 9,90
Segundo informações recém-divulgadas na Europa, o 500e está prestes a ter sua versão esportiva anunciada. Como já é vendido aqui, o subcompacto elétrico começa a ganhar força nas apostas como um dos próximos Abarth vendidos no Brasil.
O chefão global da Fiat e Abarth, Olivier François, já havia dito que não seria “tão difícil assim” criar uma versão mais poderosa do 500e. Entretanto, a realidade se mostrou mais complicada do que o previsto. “Se você quer fazer um Abarth de verdade, não será com o mesmo motor elétrico. Uma vez que ele tem a potência e torque desejados, muda-se o trem-de-força, transmissão, freios… A coisa tem que ser toda adaptada”, explicou ao britânico Autocar.
A boa notícia é que os trabalhos vêm correndo bem, à medida que o lançamento do 500e Abarth se aproxima. O subcompacto terá modo de locomoção silencioso mas também poderá fazer um barulho “muito interessante”, nas palavras do executivo.
Obviamente a estética delicada do atual EV dará lugar a uma releitura “a baterias” da grife de alto desempenho da montadora italiana.
Voz do povo
A aquisição de um Abarth costuma incluir acesso ao exclusivo clube The Scorpionship, que chegará oficialmente ao Brasil neste ano. Além de descontos, eventos e outros afagos, os fãs da Abarth terão voz para definir detalhes de futuros modelos da submarca.
Olivier François é categórico ao dizer que “quem compraria um Abarth não compraria um Fiat, e vice-versa”. Com basicamente um carro e dois públicos distintos, as redes sociais são opção perfeita para dar voz aos fãs e entregar um produto sob medida ao nicho pretendido.
Nos testes de QUATRO RODAS, o Fiat 500e foi de 0 a 100 km/h em 8,7 s, com velocidade máxima de 150 km/h. A reportagem do Autocar cravou que o 500e Abarth, por outro lado, pretende chegar aos 100 km/h em menos de 7 s e superar os 160 km/h, ainda que a autonomia de 320 km seja reduzida.