Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo Citroën Basalt será um crossover com espaço de sedã médio

Terceiro modelo da linha C-Cubed será lançado no segundo semestre e será um sedã médio com carroceria fastback, imitando os SUVs cupês

Por Eduardo Passos
Atualizado em 25 mar 2024, 08h32 - Publicado em 29 fev 2024, 13h33
C3X_TRASEIRA
Difícil definir a carroceria do C3X, um crossover legítimo (Renato Aspromonte/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Depois do C3 e do C3 Aircross, falta um carro para a Citroën completar seu plano de reinício no mercado brasileiro, o projeto C-Cubed. O foco segue em modelos baratos, mas com design atraente e em nichos onde a Stellantis não atua. Nesse caso, a  zona de transição entre sedãs compactos e intermediários.

O crossover Citroën Basalt, que já teve seu nome confirmado, ficará acima do Fiat Cronos, podendo encarar tanto sedãs como os VW Virtus, Hyundai HB20S e Chevrolet Onix Plus, quanto representar uma alternativa mais em conta aos Fiat Fastback e Volkswagen Nivus.

Novamente a estética de SUV será explorada, ainda que ele tenha sido pensado para ser uma alternativa aos três-volumes tradicionais. “É uma solução parecida com a do Renault Logan Stepway”, explicou uma fonte, que também destacou o caimento ao estilo fastback da traseira.

C3X_FRENTE
(Renato Aspromonte/Quatro Rodas)

Com entre-eixos na casa de 2,67 m e comprimento por volta de 4,4 m, espere espaço interno amplo, além de porta-malas igualmente generoso. A mecânica, claro, será composta pelo motor 1.0 turbo (130 cv/20,4 kgfm) e câmbio CVT, pau para toda obra dentro da  Stellantis.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Essa mistura de ousadia e prudência busca, inclusive, reverter a tendência de êxodo dos sedãs, trazendo de volta compradores que, sem o Basalt 2025, se renderiam aos SUVs. A combinação de um enorme porta-malas com o grande entre-eixos serão os principais argumentos para isso.

NovoSUVCoupeCitronBasalt
Teaser do Citroën Basalt (Divulgação/Citroën)
Continua após a publicidade

O interior não deve diferir muito do C3 Aircross, com a mesma central multimídia de 10”, inclusive do C3 hatch, e o quadro de instrumentos digital de 8,4”, que estreou no sete lugares. Pontos fracos frente à concorrência devem incluir o acabamento de aspecto ruim, com plásticos duros, e a oferta de apenas quatro airbags, além da falta de outros recursos como controle de cruzeiro adaptativo. Por outro lado, o modelo poderá estrear os faróis e lanternas de led, além da chave canivete na linha do novo C3.

Ser menos equipado, entretanto, permite à Citroën praticar preços interessantes. Versões básicas do Basalt poderão custar menos de R$ 110.000, com a topo beirando os R$ 130.000, a faixa de preço do C3 Aircross. O crossover estreia no mercado no segundo semestre de 2024.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.