A nova geração do Citroën C3 promete ser o principal lançamento de 2022, por ser o único carro inédito esperado para o segmento dos carros de entrada. E ainda pode surpreender com preços que podem começar abaixo dos R$ 70.000.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
A Stellantis vem assumindo uma estratégia de preços agressiva para as marcas francesas do grupo, Peugeot e Citroën, como forma de atrair clientes para elas. E o posicionamento do novo C3 vai dizer muito sobre como a empresa pretende trabalhar os compactos de Citroën, Peugeot e Fiat.
O novo Peugeot 208 1.0 é um bom exemplo: custa a partir de R$ 72.990 na versão Like, que tem, de série, quatro airbags, central multimídia, vidros elétricos nas quatro portas e duas portas USB. O Fiat Argo de entrada não tem nada disso e custa R$ 700 mais caro, R$ 73.690.
Faz algum tempo que a Peugeot vem tentando assumir um posicionamento mais premium, enquanto a Citroën terá um posicionamento mais popular. A nova família de carros compactos batizada de C-Cubed, cujo primeiro modelo é o novo C3, será a grande responsável por consolidar essa estratégia.
O novo Citroën C3 tem conceito muito semelhante ao do Fiat Uno, fora de linha desde o final de 2021. É um carro compacto simples, cheio de soluções para ser barato (veja mais abaixo), mas que terá o visual moderno e o espaço interno proporcionado pela cabine altinha a seu favor para se destacar no segmento.
Dentro do grupo Stellantis, sua versão de entrada ficará posicionada entre o Fiat Mobi (cujos preços variam entre R$ 62.690 e R$ 65.690) e o Peugeot 208 Like 1.0 de R$ 72.990.
Dá para esperar pela versão de entrada do Citroën C3, com motor 1.0 Firefly de 75 cv, custando cerca de R$ 67.000 no lançamento. É pouco acima dos R$ 66.490 do Renault Kwid (a versão Outsider custa R$ 69.990), o suficiente para bagunçar o mercado dos carros de entrada.
O Citroën C3 2023 ainda tem potencial para ser o carro automático mais barato do Brasil, título que hoje pertence ao Peugeot 208 Active, com preço promocional de R$ 89.990.
O C3 terá exatamente o mesmo conjunto mecânico: motor 1.6 EC5 de 120 cv e câmbio automático de seis marchas. E já teve uma suposta versão de entrada com este motor flagrada em testes. Um C3 automático com preço inicial ao redor dos R$ 82.000 não seria nada mal.
Desta forma, o novo Citroën C3 1.6 ocuparia uma faixa de preço entre o 208 Style 1.0 (R$ 79.990) e o Fiat Argo com motor 1.3 e câmbio CVT. Esse câmbio estreia nos próximos meses junto com a reestilização do Argo.
Os segredos para o Citroën C3 ser barato:
O visual do novo Citroën C3 foi revelado há meses e as imagens permitem notar onde a Stellantis se esforçou para conter os custos do projeto. Para começar, o compacto é baseado em uma versão simplificada da plataforma CMP usada pelo Peugeot 208.
Vidros elétricos traseiros – Mobi e Kwid não têm vidros elétricos traseiros, mas o novo C3, que terá versões mais potentes e caras precisa oferecer o equipamento. Só não terá botões nas portas, como para os vidros dianteiros: os comandos ficam na parte traseira do console central, em posição acessível para quem senta nos bancos da frente e para quem senta atrás.
Equipamentos limitados – O Citroën C3 não terá ajuste de altura para os cintos dianteiros ou airbags laterais. De acordo com o Autos Segredos, todas as versões do compacto terão apenas os airbags dianteiros obrigatórios.
Quadro de instrumentos digital – Todos os Citroën C3 terão quadro de instrumentos digital, mas com uma pequena tela monocromática. É uma tela menor, inclusive, que a do C3 que será vendido na Índia, onde serão concentrados o velocímetro, o indicador de posição do câmbio, mas o conta-giros ainda não foi avistado. Ainda pode acontecer de informações do computador de bordo serem exibidas apenas na central multimídia.
Central de 10,3 polegadas – Talvez como forma de compensar o quadro de instrumentos, o Citroën C3 terá uma versão da mesma central multimídia que equipa o Peugeot 208 na linha 2023. Uma das diferenças é que no C3 ela não controlará o ar-condicionado, que tem comandos mecânicos. Um buraco abaixo da tela servirá para fixar um suporte de celular, entre outros acessórios.
Couro? Só no volante – Todas as versões do Citroën C3 terão bancos de tecido. O que vai mudar de acordo com as versões é a padronagem dos tecidos. Apenas o volante e, possivelmente a alavanca de câmbio, terão forração de couro. 4
Dimensões do Citroën C3 2023
O projeto do novo C3 nasceu na Índia, mas foi muito modificado pela Stellantis para ser vendido no Brasil. Isso, porém, não implica em mudanças nas dimensões.
Como no país asiático carros com menos de 4 m pagam menos impostos, o Citroën C3 2023 tem 3,98 m de comprimento, 2,54 m de entre-eixos, cerca de 1,73 m de largura, cerca de 1,80 m de altura e 315 litros de capacidade no porta-malas.
Na prática, é 4 cm maior que o antigo Citroën C3 e 2 cm mais curto que o Argo. Por outro lado, seu entre-eixos é 2 cm maior que o do hatch da Fiat. A capacidade do porta-malas supera a capacidade dos dois em 15 litros.
Versões do Citroën C3 2023
A nova geração do Citroën C3 será lançada em sete versões, sendo que as duas First Edition terão produção limitada e marcam a estreia do novo compacto.
- Citroën C3 Live 1.0
- Citroën C3 Live Pack 1.0
- Citroën C3 Feel 1.0
- Citroën C3 Feel 1.6 Manual
- Citroën C3 Feel Pack 1.6 Automático
- Citroën C3 First Edition 1.0
- Citroën C3 First Edition 1.6 Automático
Desde a versão de entrada Live 1.0 o C3 2023 terá ar-condicionado, direção elétrica, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, travas elétricas e vidros dianteiros elétricos.
Nas versões mais caras, Feel, o compacto poderá ter teto pintado de preto ou branco, além de apliques plásticos na base das portas e nos para-choques. A Peugeot projeta mais de 150 combinações de cores e acessórios para o compacto.
Fotos do Citroën C3 2023