Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

C-Cubed: como serão os outros compactos que a Citroën lançará até 2024

Nova família de carros compactos é essencial para a Citroën se tornar competitiva no Brasil e terá um lançamento por ano até 2024

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 16 set 2021, 14h04 - Publicado em 16 set 2021, 12h46
Citroën C3L é sedã compacto exclusivo para a China, mas já segue nova linguagem de design
Citroën C3L é sedã compacto exclusivo para a China, mas já segue nova linguagem de design Divulgação/Citroën

Concessionários Citroën poderão dormir mais tranquilos e com a sensação de que dias melhores virão. Se hoje têm apenas dois carros para vender, o C4 Cactus (lançado há 3 anos) e o furgão Jumpy (lançado há 4 anos), até 2024 eles terão três carros novinhos para vender.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

A confirmação foi feita durante a apresentação mundial da nova geração do Citroën C3, nesta manhã. O compacto, que agora terá todo um jeitão de SUV, é o primeiro carro da nova família, batizada de C-Cubed.

  • De acordo com a Citroën, será “uma família de três veículos destinados ao mercado internacional, desenvolvidos e fabricados na América do Sul”. Eles serão lançados nos próximos três anos, sendo um carro por ano. Por sinal, o novo C3 2023 entrará em pré-venda em janeiro, com as primeiras entregas previstas para março de 2022.

    Citroen_Novo_C3_2023
    Divulgação/Citroën

    Há muita coisa ainda no campo das promessas. De acordo com o CEO da Citroën, Vincent Cobée, serão “modelos pensados, desenvolvidos e produzidos em regiões estratégicas, com a identidade da Citroën em termos de estilo e serenidade a bordo.” Pelo não serão carros que chegarão ao Brasil apenas quando já estiverem no fim de sua vida na Europa.

    Citroen_Novo_C3_2023
    Divulgação/Citroën

    Sobre o desenvolvimento dos carros C-Cubed, quer dizer que os carros estão sendo criados junto às equipes locais de cara região, inclusive quanto ao estilo do carro, para que seja feito sob medida. O próprio C3 de nova geração terá posicionamento e estratégia de mercado diferente daquele que chegará ao mercado indiano no final de 2021.

    De acordo com a Citroën, esta nova família de três veículos seguem três pilares essenciais: proposta e preço competitivos, estilo forte e a experiência Citroën, que tem a ver com o bem-estar a bordo. Estes dois últimos itens vêm da tradição da marca, que sempre se destacou pelo rodar suave da suspensão hidropneumática e pela ousadia no design.

    Continua após a publicidade

    Por trás das palavras bonitas está uma clara intenção de a Stellantis garantir alguma economia em escala. É por isso que a empresa já trabalha para que os motores 1.0 e 1.3 Firefly, e também o 1.0 GSE Turbo (que estreará no Pulse), que são fabricados no Brasil, também estejam presentes nestes novos carros da Citroën.

    Citroen_Novo_C3_2023
    Possibilidade de customização será um dos destaques do novo C3 Divulgação/Citroën

    Outra coisa estratégica para a Citroën será o custo total de compra e manutenção. Nisso, estar mais próximo dos custos de reparação dos Fiat do que dos Peugeot, por exemplo, é fundamental.

    Quais serão esses três carros?

    Esta família de modelos C-Cubed ainda pode dar origem a um carro maior, um SUV de fato, para substituir o Aircross (já fora de linha) e o C4 Cactus (que foi lançado tarde no Brasil, há exatamente três anos) ao mesmo tempo.

    Citroen-C3L-2020 (1)
    DIVULGAÇÃO/Citroën

    O terceiro carro da família seria um sedã compacto. A questão é: há espaço para um sedã compacto Citroën no Brasil? É um segmento que a Citroën nunca explorou no Brasil, ao contrário da Peugeot e seu 207 Passion. Mas, se for um carro com dimensões semelhantes com as do Citroën C3L vendido na China, dá para considerar.

    A despeito da altura livre do solo e das molduras plásticas nas caixas de roda, o carro aparenta ser espaçoso. Tem 4,50 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,51 m de altura e invejáveis 2,65 m de entre-eixos, mesma medida de um Volkswagen Virtus. O porta-malas supera fácil os 521 l do VW: tem 625 litros de capacidade. É significativamente maior que um Fiat Cronos, por exemplo.

    c3l
    Divulgação/Citroën

    Quanto ao posicionamento do SUV, ainda há um grande mistério em relação ao posicionamento frente ao atual C4 Cactus, mas poderá ficar acima Peugeot 2008 em preços.

    A partir do Brasil e da Argentina, os compactos C-Cubed também será enviada ao Chile, Colômbia, Uruguai, Peru e Equador.

    Fotos do Citroën C3 2023

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Capa quatro rodas 748 agosto 2021

    Continua após a publicidade
    Publicidade